Caminhada "Caminhos de Santiago"

Inscrições: - clique aqui!

O Município de Celorico da Beira não quis deixar de se associar às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano, sob o mote “Património: de geração para geração”.

Atendendo a que 2018 foi declarado como o ANO EUROPEU DO PATRIMÓNIO CULTURAL, a temática deste ano vem apelar à sociedade para valorizar o património cultural, enquanto herança recebida dos antepassados e que temos obrigação de dar atenção, não abandonar, conhecer, proteger e preservar, a fim de a transmitirmos às gerações futuras. É preciso conhecer as nossas raízes, a nossa história, preservar o nosso legado cultural, material e imaterial, pois ele constitui o garante da nossa identidade coletiva.

As atividades programadas para assinalar a efeméride terão lugar no dia 22 de abril, em Celorico e nas freguesias de Rapa e Fornotelheiro. Será realizada uma caminhada (Rapa-Celorico), troço do percurso dos Caminhos de Santiago de Compostela, e uma recriação histórica, com a peça de teatro “o enforcado”, pela Associação HEREDITAS-investigação e divulgação do património cultural, que terá lugar na freguesia de Fornotelheiro, ao ar livre.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo conselho Internacional dos Monumentos e sítios (ICOMOS), e aprovado um ano mais tarde pela UNESCO, com o objetivo de sensibilizar e alertar a população para a importância dos monumentos e sítios históricos e a necessidade de proteção e conservação dos mesmos.

22-04-2018 8:00
22-04-2018 17:00