XIº Festival da Castanha

Prados, a aldeia mais alta do concelho de Celorico da Beira, vai acolher o XI Festival da Castanha, nos próximos dias 3 e 4 de novembro.
 No fim-de-semana a seguir ao feriado do Dia de Todos os Santos, a Junta de Freguesia de Prados, Associação da Rede de Aldeias de Montanha e a Câmara Municipal de Celorico da Beira vão promover a XI Festa da Castanha de Prados, com o intuito de homenagear e valorizar a produção e transformação deste produto endógeno, na variante longal, o qual em associação com os cogumelos constituem uma das maiores iguarias do cabaz de sabores outonais desta região da Serra da Estrela.
A freguesia de Prados, enquanto aldeia de montanha reúne as condições de excelência para ser a maior produtora de castanha do concelho e terreno fértil para a proliferação de cogumelos pelo que, este ano programação deste evento está centrada não só na produção de castanha mas, também, na combinação deste dois produtos na gastronomia.
Da programação do evento destacamos no dia 3 de novembro, sábado, as jornadas técnicas “O Castanheiro e os Cogumelos Silvestres”, a Oficina de cozinha – A Castanha e os Cogumelos Silvestres com o Chef Valdimir Lubave e o  um jantar temático  confecionado com a mestria do referido Chef. Por uma questão de logística, a participação nas atividades deste dia carecem de marcação prévia, bem como também, na caminhada “Rota dos Soutos”, no passeio fotográfico e, na oficina de pão tradicional com castanha no forno comunitário, no domingo.
No domingo, 4 de Novembro, Prados vai transformar-se numa autêntica montra de produtos locais e regionais, onde a castanha será a rainha da festa, em ambiente de grande animação, muitos comes e bebes e muita música popular com desgarradas, concertinas, grupos de cantares e ranchos folclóricos. O evento terminará com o tradicional magusto comunitário.
Aceite o nosso convite e visite-nos, Queremos dar-lhe as boas vindas ao Município de Celorico da Beira, a partir de Prados, aldeia de montanha inserida no Parque Serra da Estrela, engalanada nesta época com o seu belo manto outonal pintado de amarelos e castanhos entrecortados com o verde dos prados verdejantes onde apascentam numerosos rebanhos de ovelha da raça bordaleira ou churra mondegueira, do leite das quais se produz o famoso Queijo Serra da Estrela.
Não falte. Esperamos por si!

link para as inscrições nas atividades.

link para expositores na feira de produtos.

03-11-2018 0:00
04-11-2018 0:00