XII Festival do Borrego

No próximo dia 28 de outubro vai ter lugar, na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira, o XII Festival do Borrego.

Numa parceria entre o Município de Celorico da Beira e a Junta de Freguesia de Carrapichana, o Festival do Borrego representa mais uma oportunidade para o município valorizar e divulgar os tesouros da sua ruralidade, basilares da sua identidade cultural e gastronómica.
A programação do XII Festival do Borrego 2018 é vasta e diversificada: caminhada (XII Rota do Borrego), animação diversa, muita música de cariz popular (ranchos folclóricos, desgarradas, concertinas e outros), feira de artesanato e produtos da terra. O borrego é o rei da festa e a atração principal pelo que, poderá degustá-lo e deliciar-se com o seu sabor único, confecionado de diversas maneiras, fruto da arte do/a cozinheiro/a, nas diversas tasquinhas espalhadas no recinto do festival ou no showcooking “O Forno, a lenha e o borrego”, pelo Chef António Costa.
Destaque, também, para a mesa redonda “Constrangimentos à Comercialização do Borrego Serra da Estrela - apoios à exploração no âmbito do PDR 2020”, que contará com um painel de participantes composto por técnicos da Ancose, Estrelacoop e Adruse e, por um produtor de borrego Serra da Estrela, do concelho. O Festival conta, também, com uma mostra de gado na abertura, um leilão de borregos Serra da Estrela e ainda, com uma degustação de borrego grelhado no encerramento.
A realização do Festival do Borrego tem por objetivo divulgar a dura realidade rural desta região plantada no sopé da Serra da Estrela e, simultaneamente, promover um dos mais emblemáticos produtos endógenos desta região serrana, o Borrego Serra da Estrela, o qual, a par do Queijo Serra da Estrela, constituem o seu verdadeiro cartão-de-visita e o pilar da economia celoricense.
Para poder apreciar e deliciar-se com a gastronomia celoricense, rica em sabores únicos que advém da confeção com produtos agrícolas e hortícolas saudáveis e da riqueza das carnes tenras dos seus rebanhos, o Município de Celorico da Beira promoveu também um roteiro gastronómico pelos restaurantes aderentes, de 28 de outubro a 11 de novembro.
Anote a data deste evento na sua agenda e compareça. Certamente não se irá arrepender.
Esperamos por si!

PROGRAMA OFICIAL

Inscrições para almoço no festival do Borrego:

Inscrições para feira de artesanato:

28-10-2018 9:00
11-11-2018 23:55