“5 Sentidos” estabeleceram parceria com o Município de Celorico da Beira e a Fundação INATEL a fim de participar no Festival Internacional de Parapente.

No passado Sábado, a Empresa 5 Sentidos colaborou com a organização do Festival Internacional de Parapente que decorre na Aldeia Histórica de Linhares da Beira de 31 de Julho ate dia 14 de Agosto.
Durante a tarde foi a vez de se darem a conhecer a toda a comunidade que participou ou assistiu á prova inaugural da Taça do mundo de parapente junto ao emblemático Castelo de Linhares da Beira.
Por sua vez, a animação da noite do evento esteve a cargo desta empresa que para o efeito organizou um Jantar que esteve repleto de animação a cargo do Palhaço Faísca, da artista Celoricense Stephanie que levou a cabo um número com tochas de fogo e de um grupo musical que entoou cantigas ate altas horas da madrugada.
“Os 5 Sentidos” – Centro de Reabilitação e Intervenção Psico-educacional, têm por base uma filosofia social e intervêm nas diferentes problemáticas que surgem ao longo do ciclo de vida. Constituído por uma equipa multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, pediatras, terapeutas da fala entre outros, encontram-se em Mangualde e na Guarda, tendo parcerias com diferentes entidades, sendo a sua missão proporcionar o acesso de todos às diferentes terapias.
No Jantar marcaram presença diversas entidades tais como: O Presidente do Município de Celorico da Beira – Eng. José Monteiro; a Presidente da Assembleia Municipal de Celorico da Beira – Drª Isabel janelas; o Director do Centro Distrital de Segurança da Guarda – Dr. José Albano Marques; do Director Nacional da Fundação INATEL – Dr. Luís Grosso; do Delegado Regional da Fundação INATEL para alem de Presidentes de Agrupamentos de Escola da Região, Médicos, Professores e Psicólogos.

Lucas Bernardin vence primeira manga da Taça do Mundo de Parapente.

Depois de, no Domingo, os ventos tempestuosos não terem forçado à anulação da manga (voo) logo após a descolagem, ontem foi um  dia em cheio para a mais alta competição do Parapente Internacional que decorre até dia 14 em Linhares da Beira, na Serra da Estrela.
O primeiro dia de competição consistiu num voo de 104.2 kms entre Linhares da Beira e Vilar Formoso, via Vila Franca das Naves e Sabugal.
Lucas Bernardin (França) foi o primeiro classificado, mas o português Cláudio Virgílio ficou logo em segundo, a 1’12” de distância. Frank Brown (Brasil) completou o pódio e o vencedor da Taça do Mundo 2009, Charles Cazaux (França) foi 4º.
Sílvia Ventura, a única mulher portuguesa com os mínimos para participar nesta Taça do Mundo, foi 76ª, ficando em 4º lugar entre as 11 senhoras concorrentes.
Uma elevada percentagem de pilotos chegaram à meta, pois dos 100 que conseguiram descolar, 71 atingiram o local de aterragem previsto em Vilar Formoso, tendo antes passado por todas as balizas definidas pela prova e conferidas no GPS de cada piloto aquando da sua aterragem.
Estes pilotos vêm de todo o mundo, da Suécia à Austrália, da China aos Estados Unidos, da Coreia do Sul à Rússia e do Japão a Portugal. Entre eles contam-se o vencedor da Taça do Mundo 2009 (Charles Cazaux, da França) a melhor mulher mundial (a japonesa Keiko Hiraki), a melhor equipa (Kirtel Design) e um contingente forte da nação melhor classificada em 2009, a Itália. 6 portugueses, pilotos de topo entre a elite internacional estarão igualmente a competir, desde o recordista nacional de voo em distância, batido este ano por Nuno Virgílio, vencendo uma distância de 248.3 kms entre a Guarda e a Vidigueira, até ao melhor Piloto de Esperanças, Roberto Torres, passando pela sempiterna Campeã Nacional, Sílvia Ventura.
Esta Taça do Mundo teve o seu começo no Sábado, dia 7 de Agosto, com sessões de treinos e com a cerimónia de abertura, marcada para as 18h, começando as hostilidades competitivas no Domingo, dia 8, primeiro de sete dias de competição aguerrida nos céus da Serra da Estrela que se encerrará com a atribuição dos prémios, no próximo dia 14, na Pousada Inatel de Linhares.

Município de Celorico da Beira levou a cabo a 2ª Grande Corrida de Toiros

Depois do enorme êxito alcançado o ano passado com a realização da primeira grande corrida de Toiros em Celorico da Beira, este ano realizou-se a 2ª Grande Corrida.
Inserida nas Festas de S. Lourenço, a 2ª grande corrida de Toiros de Celorico da Beira teve lugar no passado dia 8 de Agosto de 2010, pelas 17Horas no Estádio Municipal de Celorico da Beira.
A Corrida de Toiros contou com um elenco de Luxo de Cavaleiros: António Brito Paes; Manuel Telles Bastos; Gonçalo Fernandes.
As pegas estiveram a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, capitaneados pelo Cabo Diogo Spúlveda.
Contou ainda com 6 Imponentes Toiros da Ganadaria de Dias Coutinho.
Abrilhantou o espectáculo a Banda Filarmónica “Os Bazófias de Vale de Azares”.
Durante o espectáculo, foram homenageados Alexandre Lourenço Marques, um antigo Forcado do Grupo de Forcados de Santarém.

Vila Boa do Mondego conta desde o passado dia 7 de Agosto com um novo Centro de Convívio.

No passado Sábado, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Eng. José Monteiro, deslocou-se à Freguesia de Vila Boa do Mondego com o propósito de inaugurar o Centro de Convívio da localidade.
O Centro de Convívio funciona nas instalações da antiga Escola Primária de Vila Boa do Mondego, a qual foi alvo de uma profunda intervenção de restauro.
Este equipamento representa uma mais-valia para a Freguesia, pois oferece acesso gratuito á Internet, tem mobiliário para que possam ser servidos Casamentos a Baptizados, possui um ecrã gigante para o visionamento de filmes, entre outras funcionalidades.
Na cerimónia de inauguração, para além do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira marcaram presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira – Dr. José Luís Cabral, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa do Mondego – Sr. César Olival, o Director do Centro Distrital de Segurança da Guarda – Dr. José Albano Marques, para além dos membros da Junta e Assembleia de Freguesia, marcando presença dezenas de populares.
O Presidente da Junta de Freguesia anfitriã teceu rasgados elogios a todo o apoio que o presente Executivo Municipal tem dado à Freguesia de Vila Boa do Mondego.
Por sua vez, no discurso que proferiu, o Presidente do Município Celoricense confessou estar a sentir um misto de tristeza e alegria, no sentido de infelizmente a população estar a ficar cada vez mais envelhecida, nascendo poucas crianças o que faz com que o interior se venha  a confrontar a muito breve prazo com pouca densidade populacional. Por outro lado regozijou-se com o facto de o Município estar atento às mudanças e ter em tempo certo acompanhado as alterações sociais e neste capítulo referiu outras remodelações com a marca deste Executivo, a título de exemplo: a escola museu de Salgueirais; os Moinhos da Rapa, etc.

Imagem Alusiva ao Evento – Clique Aqui!
 

Apresentação do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”

Domingo, 8 de Agosto, pelas 18 horas, a Olho de Turista procedeu à apresentação pública do livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”, no Castelo de Linhares da Beira.
É a primeira edição da Olho de Turista, coordenada por Susana Falhas, natural de Mêda e residente na cidade de Viseu, que visa dinamizar o Turismo do interior de Portugal, através de parcerias inéditas com agentes nas Aldeias Históricas.
Na apresentação, marcaram presença cerca de meia centena de pessoas, com especial destaque para a presença do Presidente do Município de Celorico da Beira – Eng. José Monteiro e do Delegado Regional da Fundação INATEL – Dr. António Carlos Santos.
Depois do sucesso da apresentação do livro promovida nas Livrarias Fnac das principais cidades do país e na Casa do Castelo (Sabugal), chegou o momento de o apresentar em Linhares da Beira, Aldeia Histórica de Portugal e Capital do Parapente.
Tratou-se de um evento inserido no programa do Festival Internacional de Parapente, que decorre até o dia 14 de Agosto em Linhares da Beira.
Veja a imagem associada ao evento – Clique Aqui!
 

Estafeta Nacional Pobreza Nacional Pobreza e a Exclusão: Eu Passo!

O que fizeram em comum, durante 37 dias e 1.800 km, cerca de 2.100 jovens, centenas de instituições públicas e privadas, figuras públicas, atletas consagrados e responsáveis políticos?
O PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania – (Resolução do Conselho de Ministros n.º 79/2009, de 2 de Setembro) promoveu no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social (AECPES), a organização de uma Estafeta Nacional Pobreza e Exclusão: Eu passo! A qual mobilizou, para além dos cerca de 2.100 alunos das 142 turmas PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), inúmeras entidades sociais de âmbito nacional, regional e local.
A estafeta que decorreu no período de 13 de Abril a 21 de Maio, ligando todo o país de norte a sul, de este a oeste, percorrendo um total de 1800 km em 37 dias. Contou com o apoio de inúmeras entidades, públicas e privadas, com responsabilidade social, bem como com a participação de algumas figuras públicas entre as quais a atleta Jessica Augusto, o Presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, e a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, que correram e passaram o testemunho pela Inclusão.
A Passagem do testemunho por Celorico da Beira, deu-se no passado dia 4 de Maio… Confira os nossos atletas na galeria fotográfica.
 

Dia Mundial da Dança comemorado em Celorico da Beira

O Municipio de Celorico da Beira comemorou no passado dia 30 de Abril o dia Internacional da Dança com um espectáculo de dança contemporânea realizado no Centro Cultural de Celorico da Beira.
Neste espectáculo foram interpretados 3 temas diferentes mas todos inseridos no lema “…dança contemporânea não é uma técnica ou método que vem com um rótulo”…
Temas interpretados:
Titulo: Viagem
Vivo… Sinto. “A vida é uma viagem…uma viagem repleta de emoções que guardo naquela corda. Concepção e interpretação: Bruna Martins e Maria Falcão (curso de dança do balleteatro escola profissional)
Titulo: Agora sou eu a falar
“Agora sou eu a falar. Como é que se diz? Eu estou apaixonado por ti. Eu sei que tu sabes, mas se quiseres podes dizer. Repete lá. Não me importo, faz de mim o que quiseres. Eu não me importo, ou então importo-me muito. Como é que se diz essa palavra? Diz lá. Eu estou muito apaixonado por ti. Peço-te desculpa. Que música é esta? Vai dançar e depois volta. Eu não saio daqui. Olha as minhas mãos, os meus dedos. Eu não consigo pensar. Vais dançar? Que palavra é esta? Esta agora cala-te. Agora vou repetir tudo do começo. Ouve. Agora sou eu a falar.” Pedro Paixão
Concepção e interpretação: Cláudia Moreira e Maria Inês Silva (curso de dança do balleteatro escola profissional)
Título: Quando o caos se instala
 “Um jogo de desespero pela união…”
Concepção: Inês Salomé (curso de dança do balleteatro escola profissional)
Interpretação: Bruna Martins, Inês Salomé, Ricardo Pereira, Valter Gomes (curso de dança do balleteatro escola profissional)

Dia Internacional da Mulher assinalado em Celorico da Beira

A autarquia de Celorico da Beira, a exemplo do que aconteceu no ano anterior, e com o intuito de não querer deixar passar esta data em falta, promoveu as comemorações do Dia Internacional da Mulher, que teve lugar ontem, dia 8 de Março, tendo agendado para esse dia, um jantar / festa, que se realizou na Cerca das Palmeiras, freguesia do Minhocal.
O evento iniciou-se pelas 19.30 horas, com um cocktail de boas vindas, iniciando-se meia hora mais tarde o jantar, o qual foi servido por homens “Navi-Avatar”.
Pelas 21.30 horas decorreu um desfile e às 22 horas realizou-se um workshop de dança do ventre.
Para encerrar a festa, foram entregues lembranças às mulheres presentes. O evento teve a participação de 150 mulheres (lotação esgotada), as quais foram unânimes em elogiar esta iniciativa organizada pelo Município de Celorico da Beira.

Feiticeiros de Horos Ajudam o Haiti

A Assistência Médica Internacional (AMI) lançou uma campanha apelando ajuda ao Haiti, a toda a sociedade civil que participasse com donativos. A autarquia não quis estar indiferente, e no dia 20 de Fevereiro reagiu prontamente de forma a recolher donativos, procurando colmatar algumas necessidades, num povo já fustigado por tanta desgraça e pobreza.
O Municipio disponibilizou o Centro Cultural de Celorico da Beira e colaborou juntamente com alguns particulares na organização de um concerto que o grupo Feiticeiros de Horos que ofereceram o espectáculo ao vivo para angariação fundos.
A recolha de donativos foi efectuada por representantes da AMI que inclusive explicaram a forma de recolha e distribuição dos donativos.
Este espectáculo foi ainda mais brilhante e motivo de orgulho para todos os celoricenses visto que culminou com a gravação do primeiro, e já merecido, cd-dvd ao vivo por parte deste grupo composto em grande parte por gente da nossa terra!
Para todos aqueles que trabalharam voluntariamente e para aqueles contribuíram com uma ajuda, um enorme e sentido BEM HAJA!

III Off Road – Celorico da Beira