3º Festival do Requeijão na Freguesia do Fornotelheiro.

Realizou-se no passado dia 12 de Março o 3º Festival do Requeijão na Freguesia do Fornotelheiro. Naquela que se afirma, cada vez mais, como Capital do Requeijão, podemos contar com um programa diversificado que atraiu milhares de visitantes e onde o Requeijão foi Rei. (fotos: Beira Alta TV).

 

 

Exposição Leite Cardo e Mãos Frias

Produzido há séculos na região serrana da Estrela a partir de leite de ovelhas bordaleiras, o queijo Serra da Estrela é hoje uma referência da gastronomia e da cultura portuguesas, tendo granjeado reconhecimento além fronteiras pelo seu carácter distinto e singular. Atualmente já não são muitos os pastores e queijeiras. Era por isso premente registar o trabalho árduo e moroso, a dedicação, os métodos de trabalho, os rostos e as mãos. Tratou-se de um registo fotográfico que pretende ser uma homenagem a todos os que ainda persistem em manter a tradição, fabricando o queijo “Serra da Estrela” de qualidade a partir de leite, cardo e “mãos frias.”

Sessão de Esclarecimento – Cadafaz

Cadafaz promoveu no passado dia 26 de Março, uma Sessão de Esclarecimento – Numa parceria entre a Associação de Solidariedade de Cadafaz, com a Guarda Nacional Republicana e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, sobre o Prevenção de Burlas, queimadas e limpeza de terrenos. Sessão bastante participada. (fotos cedidas por Sérgio Caetano)

Sessão de esclarecimentos relativo ao projeto de Requalificação da Praça de Santa Maria

O objetivo desta sessão de esclarecimentos foi dar a conhecer a proposta de requalificação a todos os munícipes, bem como dar conhecimento dos timings da obra. Foi ainda dado a conhecer superficialmente todas as outras propostas que o Município pretende desenvolver no âmbito do PARU para o restante centro histórico de Celorico, explicando que o projeto da Praça de Santa Maria está englobado numa proposta global de requalificação e revitalização do coração de Celorico da Beira.

A sessão de esclarecimentos serviu igualmente para desmistificar algumas das polémicas e especulações criadas nas redes sociais em torno do projeto de Requalificação da Praça de Santa Maria, nomeadamente, a questão da substituição do plátano existente na Praça pela reedificação do Pelourinho Manuelino que esteve neste espaço entre 1512-1871, pois, apesar de ser um objetivo do Município reerguer este importante monumento (Pelourinho), símbolo da importância e autonomia político-administrativa de Celorico da Beira nunca foi proposto a substituição de um elemento pelo outro. Todavia, apesar das especulações criadas, os serviços técnicos do Município comprovaram documentalmente (documentação fotográfica) que apesar da fábula criada em torno da árvore e da sua idade estes não correspondem minimamente à realidade.

Carta aberta ao Sr. Presidente do Município

O Executivo Municipal de Celorico da Beira rececionou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em 23 de março de 2017, pelas 14h30, os alunos da turma B, do 7.º ano de escolaridade da Escola Sacadura Cabral, os quais entregaram em mão uma carta aberta dirigida ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, sobre a atual situação de animais errantes em Celorico da Beira, cujo conteúdo se publica integralmente, em anexo.
Foi ainda dada uma breve explicação sobre a construção do canil/gatil em Celorico da Beira, obra em fase de desenvolvimento.
Pretendem os alunos a divulgação/afixação dos cartazes alusivos à “Campanha de Adoção”, situação prontamente aceite pelo executivo.
Carta Aberta (pdf)

“A POESIA ESTÁ NA RUA”

Tendo como base o Dia Mundial da Poesia (21 de março) e sob o mote “A poesia está na Rua”, durante o período de 18 a 31 de março, em Celorico da Beira pode-se desfrutar desta forma de arte, em vários espaços e formatos.
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira produziram poemas que foram afixados em vários espaços públicos do concelho: Câmara Municipal, Escola Sacadura Cabral, Centro de Saúde, Repartição de Finanças, Tribunal, Bombeiros Voluntários e Parque Carlos Amaral.
Foram também convidados a participar os comerciantes, que contribuíram com a decoração das suas montras e as instituições de solidariedade social, que decoraram os seus espaços exteriores, com poemas.
A poesia foi ainda divulgada através de marcadores de livros que foram distribuídos em espaços de restauração do concelho.
A Biblioteca Municipal lançou o desafio e o balanço foi francamente positivo. Resta agradecer a todos os que contribuíram para que esta atividade fosse uma realidade.

Primeiro Troféu oficial da Equipa Feminina do Sporting Celoricense.

Uma grande vitória que fica para a história no final da Taça Distrital de Futsal Feminino em Figueira de Castelo Rodrigo, Celorico x Guarda Unida. Grande jogo e um excelente Resultado 7 x 3. Parabéns a toda a equipa.

Sessão de Meditação Activa para adultos no Cinema Centro Cultural de Celorico

No passado dia 25 de Março decorreu a Sessão de Meditação Ativa para adultos no Cinema Centro Cultural de Celorico. Registaram-se momentos intensos de libertação e de partilha. Continuem a celebrar a vida!

Requalificação/Alteração de Mobilidade Pedonal na EN 16 e Alteração na Rua 25 de Abril

A Intervenção proposta, visa a melhoria da mobilidade pedonal na antiga N 16, em termos de execução de novas passadeiras, bem como, a repavimentação de todo o espaço de passeios atualmente em betão na Rua 25 de abril, a construção de cinco estacionamentos automóvel e estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida. Trata-se de uma rua com zonas em muito mau estado de conservação, visto  a recolha de água pluvial ser insuficiente, causando estragos sérios no pavimento e muros existentes.
A Obra é totalmente suportada financeiramente pelo Município de Celorico da Beira, com o valor da Adjudicação de 101.719,50 + IVA e encontra-se em fase de apresentação de propostas até dia 18 de Março.
(Prazo de Execução: 60 dias).
Propõem-se a execução de muros de espera de terras em pedra de granito de pedreira, com o intuito de evitar movimento de terras para passeios existentes.
No início do arruamento (cruzamento da Rua Sacadura Cabral com a 25 de abril), serão eliminadas barreiras arquitetónicas, tais como, os degraus existentes, que se propõe dar lugar a rampas, bem como, alargamento pontual de passeio e passadeiras de nível para promover o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.