Campanha “Toneladas de Ajuda”

A Campanha Toneladas de Ajuda é direccionada para todas as IPSS localizadas na área de intervenção da Resiestrela.

Esta nova Campanha tem como objetivo valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições inscritas queiram entregar na Resiestrela, nomeadamente, embalagens plásticas, metálicas, papel e cartão e embalagens de vidro, em troca de uma contrapartida financeira.

As entregas dos materiais recicláveis deverão ser efetuadas diretamente nas instalações da Resiestrela, nomeadamente, no Centro de Triagem do Fundão e nas 7 estações de Transferência e ecocentros dos Municípios de Almeida, Celorico da Beira, Guarda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Para participar, só precisam de se inscrever através do email comunicacao@resiestrela.pt, e após a receção dos dados, será aberta uma ficha de cliente, que funcionará como conta corrente por cada instituição de modo a quantificar o peso do material entregue. Em qualquer entrega será disponibilizado um talão de pesagem.

Importa ainda referir que também serão aceites entregas feitas por outras entidades, desde que sejam feitas em nome de uma IPSS já inscrita na campanha. Para mais informações consulte o site da Resiestrela

Segundo Nuno Heitor, Administrador Delegado da Resiestrela, ”A Resiestrela tem como missão promover a reciclagem na sua região. Para tal, unimos a nossa missão ambiental a uma missão social, denominada Toneladas de Ajuda”.

Aviso da Proteção civil sobre agravamento do tempo

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e no litoral e agitação marítima forte em toda a costa.

1.º Fórum de Comunicação do Estrela Geopark em Celorico da Beira

Decorreu neste fim-de-semana, 14 e 15 de dezembro de 2019, no auditório da Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, o primeiro Fórum de Comunicação promovido pela Estrela Geopark e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Os Territórios UNESCO são espaços onde a Comunicação constitui uma alavanca para a promoção da Ciência, da Educação e da Cultura. Neste contexto, os Geoparks Mundiais da UNESCO são, de igual modo, Territórios de Comunicação, potenciando o conhecimento e a interpretação dos seus valores patrimoniais e identitários refere a organização. Nas suas diferentes áreas, a comunicação apresenta-se como estruturante em qualquer estratégia de desenvolvimento territorial, acrescenta.

Durante dois dias, os participantes puderam assistir a várias masterclasses sobre esta temática, desde fotografia, aos vídeos e documentários e desde o jornalismo à ilustração.

Visita Guiada Encenada ao Centro Histórico de Celorico da Beira

Decorreu ao início da noite deste sábado, dia 14 de dezembro de 2019, mais uma visita encenada ao centro histórico de Celorico da Beira.

Apesar do frio, os participantes viajaram pelos tempos passados e pelas personagens de outrora ficando a conhecer a partir de uma nova perspetiva e de forma interativa, o património e os acontecimentos que marcaram a História de Celorico da Beira ao longo do tempo.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Celorico da Beira, insere-se no projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela”, que abrange os 15 Municípios da Região, liderado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela com a colaboração da Associação de Municípios da Cova da Beira, estando a encenação a cargo da Associação Hereditas.

Festa de Natal das IPSS’s

Sendo o Natal uma época de partilha, solidariedade e de união entre todos, a Câmara Municipal de Celorico da Beira realizou, nesta quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2019, mais uma festa de Natal das IPSS’s maravilhando todos os participantes.

No âmbito do Programa Rede Social de Celorico da Beira, o Centro Cultural de Celorico da Beira recebeu uma tarde de animação e convívio interinstitucional.

Esta festa só foi possível graças ao trabalho em rede de todas as instituições que têm a valência da terceira idade e não só, assim como os projetos de intervenção social apoiados pela Câmara Municipal, como o combate ao isolamento e promoção do envelhecimento ativo.

A Festa de Natal das IPSS’s terminou com um lanche convívio com os sabores característicos desta quadra festiva.

 

Espetáculo de Natal “Piratas em ação…no Natal” anima crianças

O Centro Cultural de Celorico da Beira recebeu no dia 11 de dezembro de 2019, duas sessões, do espetáculo “Piratas em ação…no Natal”, do grupo Caixa de Palco, destinado às crianças dos Jardins-de-infância e Escolas Básicas do 1.º Ciclo do concelho.

Assim, ao longo de uma hora, as crianças assistiram, a algumas histórias que se foram desenrolando, onde não faltaram os motivos típicos desta época festiva, que conduziu as crianças numa viagem ao mundo do sonho, da fantasia e da magia de Natal.

Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Celorico da Beira para assinalar esta época natalícia, sempre vivida com muita intensidade pelos mais pequenos.

 

“Natal é em Celorico” 2019

Dezembro chegou trazendo uma atmosfera de magia e encanto. As ruas da vila ganham vida e animação com as cores e as decorações de Natal e, no ar pairam cheiros que nos transportam, como por toque de magia, aos sabores, às memórias e aos afetos, que esta altura do ano sempre despertam em nós.
À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Celorico da Beira não quis deixar de assinalar a quadra festiva do Natal promovendo ou apoiando, de 14 a 29 de dezembro, diversas atividades. Do vasto programa preparado para assinalar esta quadra, destaque para as encenações teatrais no centro histórico de Celorico da Beira, música variada (clássica, popular, cantares ao desafio, grupo de cantares tradicionais), a Casa do Pai Natal, festas de natal dos infantários, escolas e IPSS´s, atividades na Biblioteca Municipal direcionadas para as crianças e jovens e uma Feira à Moda Antiga.
Um concerto com clássicos de Natal, na igreja de Santa Maria, no dia 7 de dezembro, pelas 21H00, pelas vozes de Carlos Guilherme, o mais famoso tenor português, e da soprano Filipa Lopes, deu o mote e o tom para a edição de Natal 2019.
Nos dias 21 a 22 de dezembro, terá lugar na Praça da República a Feira à Moda Antiga, no âmbito da qual se realizará o IX Concurso Couves de Natal, que pretende proporcionar aos horticultores a oportunidade de exporem e venderem os melhores exemplares desta couve cultivada no concelho, e aos celoricenses de adquirirem produtos locais de qualidade consumidos tradicionalmente nesta quadra festiva.
E, porque as questões ambientais sempre foram uma grande preocupação desta Câmara Municipal e, estão na ordem do dia, não podemos deixar de apelar, uma vez mais, à população para comprar no comércio tradicional os presentes com que pretendem mimar os entes queridos, bem como, adquirir todos os produtos necessários para confecionar as refeições de família neste Natal, contribuindo desta forma para a preservação do ambiente e, consequentemente, para a diminuição da pegada ecológica, bem como, para o desenvolvimento da economia local.
Para mais informações consulte toda a programação em www.cm-celoricodabeira.pt

“Clássicos do Natal” encantou Celorico da Beira

Celorico da Beira iniciou a época natalícia, no dia 7 de dezembro de 2019, com o espetáculo musical “Clássicos de Natal” que decorreu na Igreja de Santa Maria e encheu de nostalgia as dezenas de pessoas que quiseram assistir este momento.
Tratando-se do mais famoso tenor português da atualidade, foi acompanhado pela soprano Filipa Lopes e ao piano por Pedro Vieira de Almeida, num recital de peças sacras e tradicionais, os trechos clássicos líricos e de Natal mais conhecidos do grande público.

XX Grande Prémio Marcha Atlética “Memorial Carlos Amaral”

A vila de Celorico da Beira recebeu neste sábado, 7 de dezembro de 2019, mais uma edição do Grande Prémio Marcha Atlética “Memorial Carlos Amaral” e simultaneamente o Campeonato Distrital de Marcha Atlética em Estrada.
Organizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e a Associação de Atletismo da Guarda, a edição deste ano contou com a participação de 40 atletas da modalidade distribuídos nos vários escalões em competição.
Trata-se de uma prova de estrada, aberta a todos os escalões etários, federados ou não, que se desenrola num circuito urbano fechado, traçado na Avenida da Corredoura com um perímetro de 500 metros, com partida e chegada junto ao Jardim Parque Carlos Amaral.
O Grande Prémio de Marcha Atlética “Memorial Carlos Amaral” foi criado para prestar tributo à memória do treinador, Carlos Amaral, grande entusiasta e impulsionador desta modalidade desportiva.

Caminhada Vale das Flores – Trilhos do Azeite em Vale de Azares

Decorreu neste domingo, 8 de dezembro de 2019, na freguesia de Vale de Azares mais uma edição da Caminhada Vale das Flores – Trilhos do Azeite, inserida no II Festival do Azeite.
Este passeio pedestre organizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e Junta de Freguesia de Vale de Azares, teve um percurso circular de 12 quilómetros e iniciou-se com uma ação pedagógica de vareja e apanha de azeitona, uma petica com torradas de azeite, seguindo-se a caminhada propriamente dita pelos caminhos rurais e pequenos trilhos da freguesia.
Depois de alguns quilómetros, os participantes tiveram um pequeno reforço nos Moinhos da Rapa terminando a caminhada com um almoço convívio com a tradicional lagarada.
A Caminhada Vale das Flores – Trilhos do Azeite estava inserida no programa do II Festival do Azeite em Vale de Azares, um certame organizado pela Junta de Freguesia, que visou promover e valorizar o azeite e o olival, de indiscutível qualidade e que constituem um dos maiores tesouros do mundo rural, numa altura em que, cada vez mais, os nutricionistas apregoam os benefícios do azeite de oliva enquanto gordura saudável e indissociável da dieta mediterrânica.

Tradicionais Fogueiras de Natal – Licenciamento

Face à proximidade da Quadra Natalícia e da realização das tradicionais Fogueiras de Natal, cuja realização carece do cumprimento de normas de segurança, o Município de Celorico da Beira informa que, ao abrigo da legislação em vigor, é necessário proceder, com antecedência de 15 dias, ao licenciamento da mesma. Para esclarecimentos adicionais, deve proceder à consulta do Edital N.º 19/2019 e do respetivo anexo.

Fórum de Comunicação

Os Territórios UNESCO são espaços onde a Comunicação constitui uma alavanca para a promoção da Ciência, da Educação e da Cultura. Neste contexto, os Geoparks Mundiais da UNESCO são, de igual modo, Territórios de Comunicação, potenciando o conhecimento e a interpretação dos seus valores patrimoniais e identitários. Nas suas diferentes áreas, a comunicação apresenta-se como estruturante em qualquer estratégia de desenvolvimento territorial.

Neste sentido, nos dias 14 e 15 de dezembro, o Estrela Geopark em parceria com a Câmara Municipal de Celorico da Beira dinamiza o I Fórum de Comunicação, que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Celorico da Beira. Aproveite esta oportunidade para assistir a diversas Masterclasses sobre esta temática.

A participação é gratuita, contudo carece de inscrição em www.geoparkestrela.pt/atividades

Feira à Moda Antiga | Inscrições Abertas

Encontram-se abertas as inscrições para o mercadinho da Feira à Moda Antiga.

Os interessados em participar, na qualidade de expositores, devem efetuar a inscrição através do seguinte link: https://tinyurl.com/w4xgv4v

 

Fundo Florestal Permanente | Apoio para a Destruição dos Ninhos de Vespa Velutina – 2019

O Município de Celorico da Beira apresentou uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente no âmbito das Funções Ecológicas, Sociais e Culturais da Floresta, que contempla a destruição de 40 ninhos primários e de 90 ninhos definitivos, num montante total de 10.000,00 €.

A candidatura tem como objetivo contribuir para a destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, em sentido amplo, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas, localizados no concelho de Celorico da Beira.

A data de início da candidatura foi a 01/03/2019 e terá de estar concluída até 30/11/2019.

 

 

 

 

 

 

 

 

Plantação de 2000 árvores autóctones | Terra de Esperança

A Câmara Municipal de Celorico da Beira associou-se ao movimento Terra de Esperança, que tem a importante missão de contribuir para a reflorestação de Portugal e com a colaboração dos alunos das escolas do 1.º ciclo e jardins de infância, plantou nesta terça feira, junto ao Ecocentro, 2000 árvores autóctones (bétulas, medronheiros e carvalhos), doadas pela Fundação Galp através da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA).

Esta iniciativa foi realizada no âmbito da comemoração do Dia Da Floresta Autóctone que se comemorou a 23 de novembro.

A ANEFA lançou no final do ano de 2002 o Projecto ProNatura, iniciativa que visa apoiar, através de ações de responsabilização social nas empresas e instituições, a reflorestação de áreas ardidas e/ou degradadas. Como forma de continuar com o trabalho iniciado pela ANEFA e face aos incêndios de 2017, a Fundação Galp associou-se à ANEFA e criou o movimento Terra de Esperança, sob o mote de “Cinza nunca será a cor da Esperança”.

30.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

A CPCJ de Celorico da Beira e o Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, com o apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira comemoraram nesta quarta feira, dia 20 de novembro, o 30.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, aderindo à Campanha Nacional “Estendal dos Direitos” promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens.

No Município de Celorico da Beira a efeméride foi assinalada com estendais dos direitos das crianças, escritos em papel e em t-shirts, colocados no hall de entrada dos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal, com vista a sensibilizar e alertar a população para a problemática dos direitos das crianças e jovens.

Na Biblioteca Municipal, houve ainda um momento de reflexão e análise sobre as problemáticas da infância e juventude, tendo como principais intervenientes os alunos do secundário da EB 2, 3 Sacadura Cabral.

“Estendal dos Direitos” é uma iniciativa que visa sensibilizar a sociedade sobre os direitos das crianças e, alertar também estas, sobre os seus direitos, por forma a potenciar o seu desenvolvimento harmonioso a nível físico, psicológico, moral e social.

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), foi adotada pelas Nações Unidas, a 20 de novembro de 1989, com o firme propósito de garantir que todas as crianças, independentemente, da cor, sexo, religião, tenham garantido os direitos à sobrevivência, à educação, à proteção e, à não discriminação, entre outros. Este tratado de direitos humanos internacionais foi ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo, exceto pelos Estados Unidos da América. Portugal ratificou a Convenção a 21 de setembro de 1990.

 

30.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

A CPCJ de Celorico da Beira e o Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, vão comemorar no próximo dia 20 de novembro, o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, aderindo à CAMPANHA NACIONAL “ESTENDAL DOS DIREITOS” promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens.

No Município de Celorico da Beira a efeméride será assinalada com estendais dos direitos das crianças, escritos em papel ou em t-shirts, colocados no hall de entrada dos Paços do Município e na Biblioteca Municipal, com vista a sensibilizar e alertar a população para a problemática dos direitos das crianças e jovens. Terá lugar ainda, um momento de reflexão e análise sobre as problemáticas da infância e juventude, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, pelas 09H00, tendo como principais intervenientes os alunos do secundário da EB 2,3 Sacadura Cabral.

“ESTENDAL DOS DIREITOS é uma iniciativa que visa sensibilizar a sociedade sobre os direitos das crianças e, alertar também estas, sobre os seus direitos, por forma a potenciar o seu desenvolvimento harmonioso a nível físico, psicológico, moral e social.

A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), foi adotada pelas Nações Unidas, a 20 de novembro de 1989, com o firme propósito de garantir que todas as crianças, independentemente, da cor, sexo, religião, tenham garantido os direitos à sobrevivência, à educação, à proteção e, à não discriminação, entre outros. Este tratado de direitos humanos internacionais foi ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo, exceto pelos Estados Unidos da América. Portugal ratificou a Convenção a 21 de setembro de 1990.

 

 

 

 

A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai plantar 2000 árvores autóctones | Movimento Terra de Esperança

Por forma a consciencializar todas as crianças, jovens e munícipes para a importância da preservação da natureza, a Câmara Municipal de Celorico da Beira associou-se ao movimento Terra de Esperança, que tem a importante missão de contribuir para a reflorestação de Portugal.

No dia 26 de novembro de 2019, 2000 árvores autóctones (bétulas, medronheiros e carvalhos), vão ser plantadas em conjunto com os voluntários que se queiram associar a esta causa nobre juntamente com a colaboração dos alunos das escolas do 1.º ciclo e jardins de infância.

A plantação das árvores, que foram doadas pela Fundação Galp através da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), vai decorrer entre as 9h30 e as 12h30, junto ao Parque Industrial (Ecocentro) e será realizada no âmbito da comemoração do Dia Da Floresta Autóctone que se comemora a 23 de novembro.

A ANEFA lançou no final do ano de 2002 o Projecto ProNatura, iniciativa que visa apoiar, através de ações de responsabilização social nas empresas e instituições, a reflorestação de áreas ardidas e/ou degradadas. Como forma de continuar com o trabalho iniciado pela ANEFA e face aos incêndios de 2017, a Fundação Galp associou-se à ANEFA e criou o movimento Terra de Esperança, sob o mote de “Cinza nunca será a cor da Esperança”.

 

Aviso de abertura de concurso para recrutamento de técnicos superiores

A Associação Aldeias Históricas de Portugal tem em curso um procedimento concursal de recrutamento para ocupação de 2 postos de trabalho, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, para a categoria de Técnico Superior.

Mais informações disponíveis em:

Website:https://aldeiashistoricasdeportugal.com/aviso-de-abertura-de-concurso-para-recrutamento-de-tecnicos-superiores/

Facebook: https://www.facebook.com/pg/ALDEIASHISTORICASDEPORTUGAL/jobs/?ref=page_internal

Linkedin: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6601149596729171968.

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Comemora-se a 25 de novembro de 2019, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, com o propósito de suscitar a reflexão sobre esta problemática social, sensibilizar a sociedade e responsabilizar todos/as os/as cidadãos/as para a denúncia uma vez que se trata de um crime público.