Aviso à População | Perigo de Incêndio Rural

De acordo com o Aviso emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, verifica-se no distrito da Guarda, entre os dias 30 e 31 de julho um aumento gradual do risco de incêndio, com condições favoráveis à sua rápida propagação.

Perante as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera de tempo seco, recomenda-se a adoção de medidas preventivas e a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo eminente de incêndio rural.

Férias Desportivas 2019

Mais de meia centena de crianças e jovens dos 8 aos 16 anos participaram nas Férias Desportivas 2019, uma iniciativa criada pelo Município de Celorico da Beira e que ocupou os tempos livre de várias crianças nas Férias de Verão.

Este é um programa que à semelhança dos anos anteriores pretende ocupar o tempo livre dos mais novos de forma divertida e dinâmica, longe dos sofás e dos jogos de computador. Em cada dia há atividades diferentes que vão variando para agradar o gosto de todos.

Ao longo do mês de julho, o Município de Celorico da Beira guiou cerca de 50 crianças e jovens por um roteiro de atividades de verão. Unir o desporto, o lazer e a cultura foi o grande objetivo da autarquia, para que no fim as férias fossem uma verdadeira festa.

Estratégia de Habitação Local de Celorico da Beira

Melhores condições de habitabilidade, de conforto e dignidade habitacional, são estes os objetivos que a Câmara Municipal de Celorico da Beira em colaboração da Universidade de Aveiro, pretende criar e melhorar as condições de vida dos celoricenses. Neste intuito têm-se realizado reuniões de trabalho com vários agentes sociais, desde presidentes de juntas de freguesias, IPSS’s, GNR, IEFP entre outros, no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Celorico da Beira.

Através do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, 1.º Direito, destinado a pessoas que vivem em “habitações indignas” e sem capacidade financeira, a Câmara Municipal de Celorico da Beira criou uma equipa, que terá entre outros objetivos, identificar e tipificar situações de famílias a residir no concelho, em contextos de habitação indigna, de forma a apoiar os munícipes de menores recursos, considerados como segmentos da população mais vulnerável.

Aviso à População | Perigo de Incêndio Rural

De acordo com o Aviso emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, verifica-se no distrito da Guarda, entre os dias 24 e 25 de julho um aumento gradual do risco de incêndio, com condições favoráveis à sua rápida propagação.

Perante as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera de tempo seco, recomenda-se a adoção de medidas preventivas e a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo eminente de incêndio rural.

Programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”

Pela sua aldeia. Pela sua família.

Pelos seus amigos e vizinhos.

Por quem conta consigo. Portugal chama!

Alerte para comportamentos de risco.

Colabore com o seu oficial de segurança local.

Conheça o seu refúgio e abrigo coletivo.

Saiba mais sobre o Programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras” na sua Câmara Municipal ou Junta de Freguesia ou em portugalchama.pt

Prepare-se e proteja-se dos incêndios.

Por si. Por todos.

Para mais informações consulte: www.prociv.pt

Portugal chama. Por Si. Por Todos.

Se o risco é máximo, cuidado máximo.

Com máquinas em labor leve capacete e extintor.

Não faça queimas nem queimadas a não ser autorizadas.

Ajude a manter o país verde.

Cuidado. Mais de metade dos incêndios em Portugal foram queimas que correram mal.

Não lance foguetes antes, durante nem depois da festa.

Cuidado. Todos os anos há vítimas mortais em queimas e queimadas rurais.

Em caso de incêndio ligue 112 e acate as recomendações das autoridades.

Aviso à População | Perigo de Incêndio Rural

De acordo com o Aviso emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, verifica-se no distrito da Guarda, entre os dias 19 e 21 de julho um aumento gradual […]

Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova

Uma lenda com mais de 800 anos foi o ponto de partida para três dias de festa em Linhares da Beira. A vitória do exército dos alcaides de Celorico e de Linhares da Beira iluminado pela lua foi o mote para o Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova, um evento do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa promovido pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal e pelo Município de Celorico da Beira.

O programa de cariz cultural e gastronómico animou durante 3 dias a Aldeia Histórica de Linhares, a partir de uma das suas lendas e mitos, que constituem o seu riquíssimo património cultural, transmitido de geração em geração.

Se a lenda foi só o pretexto para conhecer Linhares da Beira, houve uma programação bastante diversificada, desde o jantar comunitário, onde a população local e visitantes puderam apreciar os sabores das receitas mais antigas de Linhares preparados pelo Chef Valdir Lubave e Chef António Santos, várias oficinas, como a oficina do pão, teatros de rua e claro que não faltou a Rota dos Sabores pelas adegas espalhadas pela aldeia.

A recriação da Batalha que originou a lenda e o evento Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova foi um dos pontos altos da festa. A animação musical fez-se ouvir pela aldeia com os Red Mustang, o grupo de Concertinas “ Os Fidalguinhos e Samuel Úria.

Durante 3 dias, Linhares da Beira regressou ao passado dando a conhecer os saberes, os sabores e as histórias das gentes desta aldeia do concelho de Celorico da Beira.

Galeria Fotográfica

Manuais Escolares Gratuitos

Em conformidade com o disposto no Artigo 194.º da lei do Orçamento de Estado para 2019, no ano letivo 2019/2020 é alargado o regime de gratuitidade dos manuais a todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória na rede pública do Ministério da Educação.

Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os pais/encarregados de educação deverão registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt.
No momento do seu primeiro acesso será solicitada a confirmação do seu número de contribuinte, sendo necessário que os encarregados de educação tenham consigo os seus dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a sua validação.

Não os tendo e querendo usufruir da plataforma, os encarregados de educação deverão solicitá-los no Portal das Finanças.

A partir da referida plataforma terão acesso aos dados escolares do(s) seu(s) educando(s), aos vouchers correspondentes aos seus manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderão ser efetuados os levantamentos dos manuais escolares.

A validação para o levantamento de manuais escolares pressupõe a impressão dos vouchers ou a apresentação dos mesmos em formato digital.

Na impossibilidade de aceder à internet, os pais/encarregados de educação devem dirigir-se à escola onde se encontra(m) matriculado(s) o(s) seu(s) educando(s) e solicitar os vouchers em papel.

Os vouchers relativos aos manuais escolares dos 1.º, 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos só serão emitidos a partir do dia 1 de agosto.

Os restantes anos começaram a ser emitidos a 9 de julho.

Em caso de dúvida contacte, por favor, os canais disponíveis para o efeito (suporte@manuaisescolares.pt ou 302 099 409), ou dirija-se à escola do(s) seu(s) educando(s).

ICNF alarga período de licenciamento de caça ao javali até 30 de setembro de 2019

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas prorrogou o prazo de licenciamento para as entidades titulares ou gestoras de zonas de caça interessadas em realizar medidas de correção de densidade de javali, até 30 de setembro de 2019.

Refere o Edital N.º 2/2019 que, “considerando a necessidade de continuar a realização de medidas para controlo de efetivos populacionais de javali com vista à prevenção da peste suína africana (PSA) assim como o reforço de medidas para a diminuição de danos causados em culturas agrícolas e florestais, importa promover mais ações de âmbito nacional que conduzam a uma maior eficiência no controlo daquelas populações”.

Batidas

A correção de densidade de javalis pode ser feita pelo processo de espera e ainda de batida com recurso a cães e ou armas de fogo.

Para pedir a autorização devem as entidades titulares ou gestoras de zonas de caça preencher o modelo 1 anexo ao Edital N.º 2/2019, disponível aqui, que deverá ser entregue diretamente nos serviços do ICNF, ou através de uma das organizações do sector da caça de 1.º nível.

 

 

10 MANDAMENTOS DE SOBREVIVÊNCIA PARA OS “FESTIVALEIROS” DE VERÃO