Câmara Municipal de Celorico da Beira assina protocolos com o Instituto Piaget

Decorreu nesta quarta-feira, dia 30 de dezembro de 2020, no Solar do Queijo da Serra da Estrela, a assinatura de dois protocolos (Da Cooperação Global e Da Cooperação em Termos de Ensino Superior), entre estas duas entidades que contou com a presença do Presidente do Instituo Piaget, António Oliveira Cruz e do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão.

 

Com a cooperação entre estas duas entidades irá ser criada a Escola Profissional Jean Piaget de Celorico da Beira, que irá funcionar na antiga Escola Profissional Beira Serra, bem como irão ser criados vários cursos de formação profissional a ministrar na escola, entre os quais o Curso Profissional de Técnico/a de Logística, o Curso Profissional de Técnico/a de Design de Moda, o Curso Profissional de Técnico/a de Auxiliar de Saúde e Curso Profissional de Técnico/a de Informação e Animação Turística.

 

Pretende-se assim, que a Escola Profissional Jean Piaget de Celorico da Beira esteja a funcionar em pleno no próximo ano letivo.

 

Da Cooperação em Termos do Ensino Superior, irão ser promovidas e desenvolvidas, na vila de Celorico da Beira, via as Escolas Superiores de Educação (ESEs), Escolas Superiores de Saúde (ESS), e Institutos Superiores de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) Jean Piaget, cursos de Pós-Graduações, Formações especializadas e formação contínua.

Bênção da Capela Mortuária da Freguesia de Maçal do Chão

Celebrou-se a 26 de dezembro, a missa em honra de St.° Estevão, Padroeiro da Freguesia do Maçal do Chão, pelas 14:30 h, seguida da bênção da Capela Mortuária com a presença de Sua Ex.ª Reverendíssima, D. Manuel da Rocha Felício e do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Dr. Carlos Ascensão.

Para assinalar o dia foi inaugurada, também, uma exposição fotográfica da autoria da Associação Juvenil do Maçal do Chão.

Em comunicado, a Junta de Freguesia Maçal do Chão deixou agradecimentos:

  • ao Sr. Bispo da Guarda, que autorizou realização da obra na Casa Paroquial;
  • ao Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Ascensão, que desde o primeiro momento se mostrou disponível para ajudar dando um contributo financeiro importante, sem o qual, a Junta não teria capacidade de executar a obra.

A Junta de Freguesia congratulou-se com a concretização da obra, que permitirá dar mais condições e dignidade para os últimos momentos daqueles que, infelizmente, partem e que assim podem ser velados condignamente pelas suas famílias e comunidade.

A celebração e a bênção decorreram dentro das normas recomendadas pela DGS.

 

 

Mensagem de Natal do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, aos celoricenses

Exposição Virtual “Postais de Natal”

A Câmara Municipal de Celorico da Beira lançou um desafio a todos os munícipes convidando-os a apresentarem, postais de Natal criativos e originais, resultantes de trabalhos de expressão artística de pintura, desenho, fotografia, recortes, etc,.

Chegou-nos às mãos, imensos postais bastante criativos, de miúdos e graúdos. A Câmara Municipal de Celorico da Beira agradece a todos os participantes que aceitaram este desafio e nos mostraram a sua vertente artística.

Todos os participantes foram contemplados com um prémio personalizado (uma caneca personalizada com o postal que foi criado).

Fundação “Nova Era Jean Pina” ofereceu 60 cabazes de Natal em Celorico da Beira

Para atenuar as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19, o presidente da Fundação “Nova Era Jean Pina”, João Pina, ofereceu 60 Cabazes de Natal a famílias necessitadas do concelho de Celorico da Beira.

Cada cabaz contem vários produtos, nomeadamente bacalhau, bolo rei, açúcar, farinha, leite, azeite, compota, enchidos, queijo, enlatados… para que a noite mais longa do ano, este ano indubitavelmente diferente, aqueça a alma de quem os vai receber.

A entrega contou com o apoio logístico da Câmara Municipal de Celorico da Beira e do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.

A Fundação “Nova Era Jean Pina” vai distribuir mais de 800 cabazes de Natal, em Portugal e França, junto de famílias carenciadas. No total, a Fundação presidida pelo empresário João Pina, natural do concelho da Guarda mas radicado em França, na zona de Paris, há várias décadas, vai gastar mais de nove mil euros.

Em Portugal serão entregues cerca de 500 cabazes, na região da Guarda, nomeadamente nos concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, assim como em Mangualde, no Distrito de Viseu.

 

COVID-19|Estado de Emergência renovado até 23 de dezembro

O Decreto do Presidente da República n.º 61-A/2020, de 4 de dezembro, renova o estado de emergência em todo o território nacional entre as 00h00 do dia 9 de dezembro e as 23h59 do dia 23 de dezembro de 2020, alicerçado naevolução da situação epidemiológica preocupante que se verifica no país,devido ao  número elevado de novas infeções e  óbitos .

Através do Decreto nº 11/2020, de 6 de dezembro, o governo vem regulamentar a aplicaçãoda renovação do estado de emergência, que mantém, no essencial, as regras atualmente vigentes, eestabelecer as regras especiais a observar no período deNatal e Ano Novo.

Assim, o Governo decidiu:

  • Manter em vigor as regras vigentes, bem como o escalonamento da sua aplicação em função do risco de transmissão da Covid-19 de cada município – moderado, elevado, muito elevado e extremo.

  • Manter a proibição de circulação na via pública nos fins-de-semana de 12-13 de dezembro e 19-20 de dezembro a partir das 13h00 nos concelhos de risco muito elevado e extremo;

  • Rever, no dia 18 de dezembro, o mapa de risco e reavaliar a situação epidemiológica de cada concelho, procedendo, se necessário, ao agravamento das medidas.

 

Medidas especiais para o período do Natal:

  • Circulação entre concelhos:

Permitida.

  • Circulação na via pública:

Noite de 23 para 24 de dezembro: permitida apenas para quem se encontre em viagem;

Dias 24 e 25 de dezembro: permitida até às 02h00 do dia seguinte;

Dia 26 de dezembro: permitida até às 23h00.

  • Horários de funcionamento:

Nas noites de 24 e 25de dezembro, funcionamento dos restaurantes permitido até à 01h00;

No dia 26 de dezembro, funcionamento dos restaurantes permitido até às 15h30 nos concelhos de risco muito elevado e extremo;

Nos dias 24 e 25 de dezembro os horários de encerramento não se aplicam aos estabelecimentos culturais.

 

Medidas especiais para o período do Ano Novo:

  • Circulação entre concelhos:

Proibida entre as 00h00 de 31 de dezembro e as 05h00 de 4 de janeiro de 2021.

  • Circulação na via pública:

Noite da passagem de ano: permitida até às 02h00;

Dia 1 de janeiro de 2021: permitida até às 23h00.

  • Horários de funcionamento:

Na noite de 31de dezembro, funcionamento dos restaurantes permitido até à 01h00;

No dia 1 de janeiro de 2021, funcionamento dos restaurantes permitido até às 15h30 nos concelhos de risco muito elevado e extremo.

  • Proibidas festas públicas ou abertas ao público.
  • Proibir ajuntamentos na via pública com mais de 6 pessoas.

O Governo decidiu ainda recomendar que se evite:

  • Juntar muita gente;
  • Estar muito tempo sem máscara;
  • Espaços fechados, pequenos e pouco arejados.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Decorreu de 29 de outubro a 2 novembro de 2020, o peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), este ano menos participativo, por força dos constrangimentos impostos no atual contexto pandémico.
Atendendo a que o peditório nacional constitui a principal fonte de receitas da LPCC, torna-se imperioso para a prossecução da sua missão de apoio ao doente oncológico e família, bem como, para a realização das atividades, prosseguir com a angariação de fundos através de meios alternativos de apoio, a saber: Multibanco, MBWay ou transferência bancária.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro precisa do seu donativo. Seja solidário!

MEDIDA EXCECIONAL E TEMPORÁRIA – AVES, SUÍNOS E PRODUÇÃO DE OVOS E DE LEITE DE PEQUENOS RUMINANTES

Para responder aos problemas de liquidez e de fluxos de tesouraria provocados pela atual pandemia do COVID 19, que põem em risco a continuidade das atividades dos agricultores e das pequenas empresas ativas na criação de aves e suínos, bem como na produção de ovos e de leite de pequenos ruminantes, é adotada uma nova medida excecional e temporária prevista no artigo 39.º-B do Regulamento (UE) n.º 1305/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – PDR2020.

O período de candidaturas estará aberto entre 1 e 21 de dezembro de 2020, para os seguintes setores de produção agrícola, conforme atual redação da Portaria N.º 268/2020, de 18 de novembro:
-Setor das aves e dos ovos,
-Setor da carne de suíno, no que respeita à produção de leitões para abate e à produção da raça de porco alentejano,
-Setor do leite de pequenos ruminantes.

Fonte:
https://www.ifap.pt/noticia?assetId=19959494

CAMPANHA DE NATAL | APOIO COMÉRCIO LOCAL

Receber para Dar
Receba um voucher neste Natal, para partilhar com o Comércio Local.
A Câmara Municipal de Celorico da Beira e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Celorico da Beira aproveitam a quadra natalícia que se aproxima para ajudar e apoiar o pequeno comércio local e tradicional, especialmente afetado pelo contexto pandémico que o país atravessa.
Guiada pelo slogan “RECEBER para DAR”, a campanha consiste na atribuição, por sorteio, de 500 vouchers de 20€/cada em descontos (investimento público de 10 mil €) em compras no comércio local.
Para tal, contamos com a adesão dos lojistas/ comerciantes locais e com a vontade dos celoricenses em ajudar esta causa.
Partilhe esta ideia.

Covid-19 | Alteração dos próximos dias de Mercado Municipal

Por força das medidas decretadas pelo Governo, a 9 de novembro, no Estado de Emergência que vigora no nosso concelho, temos necessidade de alterar as datas dos 2 próximos mercados municipais.

Considerando que os próximos feriados de dezembro ocorrem à 3.ª feira, coincidindo com o nosso mercado semanal, e que existem medidas que condicionam a mobilidade dos cidadãos e o dever de recolhimento nesses dias de feriado, INFORMAMOS que o Mercado Municipal funcionará:

* dia 2 de dezembro (4.ª feira) e dia 9 de dezembro (4.ª feira).

Agradecemos a vossa compreensão.

Corteva e CAP lançam Programa TalentA para empreendedoras rurais

A Corteva Agriscience, empresa do setor agrícola, em colaboração com a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), lança em Portugal o programa TalentA. A iniciativa, pioneira no nosso país, visa valorizar o papel que as mulheres desempenham como agentes essenciais na sociedade e, apoiá-las no desenvolvimento dos seus próprios projetos, num compromisso com o futuro do mundo rural.

As interessadas em participar da 1.ª edição do programa em Portugal, devem submeter a sua candidatura em programatalenta.pt, até 7 de fevereiro de 2021. Podem concorrer a este programa todas as empreendedoras rurais com projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (exceto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica), e com projetos em fase inicial e de planeamento ou já implementados em ambientes rurais e que desejem iniciar uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm.

Das candidaturas efetuadas serão selecionados três projetos finalistas. A vencedora recebe um apoio financeiro de 5.000 € para investir na implementação do seu projeto e terá acesso a um programa de formação ao longo do ano de 2021. A segunda e terceira classificadas vão ter acesso ao programa de formação promovido pela CAP para dotar os projetos de mais ferramentas de trabalho e métricas de sucesso.

As vencedoras serão anunciadas pela Corteva e pela CAP no dia 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher.

Covid-19 | Bens de primeira necessidade à distância de uma chamada telefónica

Conscientes das necessidades de quem neste período possa ter algum tipo de limitação no acesso a bens alimentares ou farmacêuticos, a Câmara Municipal de Celorico da Beira garante o seu transporte.

Contacte-nos através do número 271 747 400 e dê-nos conhecimento das suas necessidades, far-lhe-emos chegar com a maior brevidade possível os bens de que necessita.

Visita virtual 360º | Um outro olhar

Seja qual for o motivo pelo qual adia fazer-nos uma visita, saiba que a partir de hoje pode fazê-lo, em total segurança, a partir do conforto da sua casa ou de um qualquer outro local com acesso à internet.

Um outro olhar, é o que a visita virtual 360º lhe permite obter sobre os 7 espaços (Castelo de Celorico da Beira, Castelo de Linhares da Beira, Solar do Queijo, Museu do Agricultor e do Queijo, Escola Museu de Salgueirais, Moinhos de Água da Rapa e Casa do Mundo Rural de Prados), agora sempre acessíveis.

Conheça o património, a história, as vivências e tradições do Concelho; revisite as memórias de infância; amenize a saudade causada pela distância geográfica, ou simplesmente planeie, com tempo, a sua visita a Celorico da Beira.

Até que seja possível contemplar a paisagem, sentir a brisa, escutar os cursos de água, apreciar o aroma e o paladar das nossas iguarias, faça-nos uma visita!

Aceite a nossa sugestão, sente-se confortavelmente e, sem custos, contratempos, nem pressas, comece a viagem. Pare, sempre que necessário, e quando oportuno, retome e continue a explorar.

Boas experiências!

Covid-19 | Proposta de reforço financeiro para apoio às famílias, pequeno comércio e instituições

O Executivo da Câmara Municipal de Celorico da Beira decidiu levar a votação, na próxima reunião de Câmara, uma proposta de reforço financeiro para o fundo de apoio covid-19.

 

A proposta do Executivo Municipal será votada na próxima quarta-feira pela Câmara.

Trata-se de, no imediato, dar continuidade à execução das medidas de apoio às famílias, pequeno comércio local e instituições, medidas que foram aprovadas em abril e que vigorarão até ao final deste ano.

 

Esta proposta, que já estava a ser planeada há algum tempo, prevê a criação de um fundo covid-19 inicial de 100 000 € para ser executado no ano de 2021, plano que será reavaliado ao longo do próximo ano em função das necessidades da população e evolução da situação pandémica.

 

Neste último trimestre do ano de 2020, o Executivo propõe transferir uma parte significativa de verbas que estavam previstas para suportar eventos, que entretanto foram cancelados, e festividades de animação de Natal, para reforçar o fundo de apoio de imediato e permitir capacitar as respostas à covid-19, no imediato.

 

O fundo de apoio covid-19 tem sido executado pela Autarquia desde a sua aprovação pela Câmara em abril. Para se ter a noção da dimensão do impacto da crise sanitária nas contas públicas, e que se prolonga há mais de 8 meses, foram gastos, até ao presente, 150 000 € em apoios diretos e indiretos, medidas extraordinárias que responderam à perda de rendimentos das famílias e pequeno comércio, e apoio direto às instituições sociais.

 

De registar que, se este processo fosse há um ano atrás, estaríamos perigosa e irremediavelmente comprometidos na nossa capacidade de intervenção, face às exigências e complexidade do problema.

Felizmente, hoje temos condições para poder dar uma resposta razoável e satisfatória, fruto daquilo que tem sido uma política de gestão criteriosa, sensata e rigorosa que, a par do cumprimento escrupuloso dos nossos compromissos face à dívida antiga, permite-nos, ao mesmo tempo, estarmos a entrar numa situação de normalidade e equilíbrio financeiro, num quadro desejável e fundamental para o presente e futuro do Município e dos munícipes.

 

A todos agradecemos a compreensão e colaboração. BEM HAJAM

Covid-19 | Novo Estado de Emergência vigora entre 24 de novembro e 8 de dezembro

No âmbito do Decreto do Presidente da República n.º 59-A/2020, de 20 de novembro, que renova o estado de emergência em todo o território nacional entre as 00h00 do dia 24 de novembro e as 23h59 do dia 8 de dezembro de 2020, o Conselho de Ministros determina as medidas de combate à Covid-19, que irão vigorar nos próximos 15 dias.

 

Medidas Gerais:

  • Uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho, exceto quando os postos de trabalho são isolados ou quando haja separação física entre os diferentes postos de trabalho;
  • Proibição de circulação entre concelhos:

. entre as 23h00 do dia 27 de novembro e as 5h00 de 2 de dezembro;

. e entre as 23h00 do dia 4 de dezembro e as 5h00 de 9 de dezembro;

  • Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, véspera de feriados nacionais:

. Suspensão de atividades letivas;

. Tolerância de ponto na Função Pública;

. Apelo a Entidades Privadas para dispensa de trabalhadores.

 

Medidas Específicas:

 

Nos concelhos de risco elevado:

  • Mantem-se a proibição de circulação na via pública, no período compreendido entre as 23h00 e as 5h00;
  • Aumento das ações de fiscalização ao cumprimento do teletrabalho obrigatório;
  • Manutenção dos horários de encerramento:

. Estabelecimentos comerciais às 22h00;

. Restaurantes e equipamentos culturais às 22h30.

 

Nos concelhos de risco muito elevado e extremamente elevado aplica-se:

  • A proibição de circulação na via pública aos sábados, domingos e nos feriados dos dias 1 e 8 de dezembro, entre as 13h00 e as 5h00;
  • O encerramento dos estabelecimentos comerciais entre as 13h00 e as 5h00, aos sábados, domingos e nos feriados dos dias 1 e 8 de dezembro;
  • O encerramento dos estabelecimentos comerciais a partir das 15h00, nas vésperas dos feriados, dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

 

 

25 de novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A Organização das Nações Unidas designou em 1999, o dia 25 de novembro, como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data, visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAV), de forma anónima e gratuita, presta apoio social, acompanhamento psicológico e atendimento jurídico, às mulheres vítimas de violência do distrito da Guarda.

A violência é crime público, denunciá-la é uma responsabilidade de todos!

Censos 2021 | Recrutamento de Delegados Municipais e Sub-regionais

O Instituto Nacional de Estatística vai realizar, em abril de 2021, o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021.

No âmbito desta operação estatística nacional, decorre até 30 de novembro de 2020, em recrutamento.ine.pt, o recrutamento de 140 Delegadas/os Sub-Regionais e de 450 Delegadas/os Municipais, em todo o País.

Candidate-se e participe neste desafio!

Covid-19 | Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

Face à evolução da situação pandémica no concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, faz um apelo a todos os celoricenses:

Estamos a viver momentos muito difíceis.

Estamos solidários com o sofrimento de muitos que neste momento lutam contra esta doença.

O crescente número de casos positivos no concelho exige de todos nós comportamentos prudentes e máxima responsabilidade coletiva.

Todos somos necessários para fazer frente a este surto comunitário que nos atingiu com gravidade e que queremos, e podemos, ultrapassar o mais depressa possível.

Num esforço coletivo, todos os agentes locais de proteção civil, unidade de saúde, autarcas e parceiros sociais responderam com prontidão acionando os meios técnicos de ajuda possíveis.

Estamos a fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance: desinfeções, testagens, afetação de recursos, material de proteção, voluntariado e aconselhamento.

Vamos ter, ainda, dias muito difíceis pela frente nas próximas duas semanas.

Apelamos, por isso, ao civismo e à adoção de comportamentos responsáveis.

O nosso maior desafio está na mão e consciência de cada um.

Proteja-se! Por Todos.

Covid-19 | Pedido de Voluntariado Urgente

Na sequência do surto epidémico que afeta utentes, profissionais e corpo dirigente do Lar de S. Francisco, da Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira, apela-se à sociedade civil e aos profissionais de saúde que possam prestar voluntariado nesta Instituição o favor de ligarem para os seguintes contactos:  271 743 555 ou 964 545 731.

Preste, por favor, o seu contributo para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus junto dos que mais precisam. Neste momento, todo o auxílio é bem-vindo.

Vamos todos ajudar!

Governo apoia atividades dos setores agrícola e agropecuário com financiamento de energia

Em conformidade com o disposto na Portaria n.º 265-B/2020, de 16 de novembro, é concedido um apoio extraordinário aos custos com a eletricidade nas atividades dos setores agrícola e agropecuário, em território continental, no período compreendido entre julho e dezembro de 2020.

Este apoio financeiro destina-se a pessoas singulares ou coletivas que exerçam a atividade agrícola, bem como às cooperativas agrícolas e organizações de produtores reconhecidas que assegurem a armazenagem, conservação e comercialização de produtos agrícolas e pecuários, desde que disponham de contadores que permitam a individualização inequívoca da energia consumida na respetiva atividade.

Os níveis de apoio a conceder correspondem a:

  • 20% no caso das explorações agrícolas até 50 hectares de superfície agrícola ou explorações agropecuárias até 80 cabeças normais;
  • 10% no caso das explorações agrícolas com área superior a 50 hectares de superfície agrícola ou explorações agropecuárias com mais de 80 cabeças normais, bem como a cooperativas e organizações de produtores.

Para efeitos de cálculo do valor do apoio a conceder, considera-se um custo anual de referência de 17€/KVA de potência contratada, a aplicar ao valor total de potência contratada, associada a cada contador (CPE), sendo considerado, para este efeito, os valores contratualizados em outubro de 2020.

O processo de candidatura decorre até 30 de novembro de 2020, através de formulário desmaterializado, disponível na Área Reservada do Portal, em O Meu Processo » Medidas de Mercado » Apoios Nacionais » Ajudas ao custo com Eletricidade.

Previamente ao preenchimento do formulário do pedido de pagamento, deve ser consultado o Manual da Ajuda, disponível na respetiva página, o qual, dispõe de informação detalhada sobre este apoio.

Para mais informações, contacte o IFAP através do endereço de correio eletrónico Isencao.CAV@ifap.pt ou através do Contact Center.