Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis

No âmbito da 6.ª edição do evento Smart Cities – FICIS 2020 | Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, que decorrerá online de 14 a 16 de abril, sob o lema The Future Cities, vai ter lugar no próximo dia 15 de abril, das 14H30 às 16H00, a conferência “Smart Economy & Governance”.

Desde 2015, o evento tem constituído uma oportunidade de juntar especialistas, empresas, autarquias, instituições de ensino e investigação para debaterem estratégias e novas ideias promotoras do bem-estar e do futuro das comunidades.

Para poder participar, efetue a sua inscrição (gratuita) em: www.ficis.pt/registo

 

 

Covid-19 | Comunicado | Áreas Dedicadas COVID

Com o propósito de salvar mais vidas, tratando mais rápida e eficazmente os doentes COVID 19, nesta fase de mitigação da pandemia, entraram em funcionamento desde o passado dia 30 de março, quatro Áreas Dedicadas COVID (ADC-Comunidade), na área de abrangência da Unidade Local de Saúde da Guarda, a saber: Guarda, Trancoso, Pinhel e Seia.

A ADC – Guarda vai funcionar na Extensão de Saúde da Guarda-Gare e receberá doentes de todo o concelho da Guarda, Sabugal, Manteigas e Celorico da Beira.

A ADC – Pinhel vai funcionar junto ao Centro de Saúde Pinhel e receberá os doentes dos concelhos de Pinhel, Almeida e de Figueira de Castelo Rodrigo.

A ADC – Trancoso vai funcionar no Centro de Saúde de Trancoso e abrangerá os doentes de Trancoso, Mêda e Foz Côa.

Por último, a ADC – Seia vai funcionar junto ao Hospital de Seia e receberá os doentes de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres.

 

Horário de Funcionamento da ADC – Comunidade

Todos os dias da semana, das 8.00h às 20.00h.

 

Quem deve dirigir-se à ADC – Comunidade:

Os utentes com a seguinte sintomatologia:

  • Tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual);
  • Febre (igual ou superior a 38ºC);
  • Dificuldade Respiratória.

Devem ligar para a LINHA SNS24 (808 24 24 24) ou, caso não consigam atendimento, para a sua Unidade de Saúde (271 747 010).

 

Avaliação e encaminhamento

Consoante a avaliação da sua situação, serão encaminhados para:

  • autocuidados, em isolamento no domicílio e sob vigilância;
  • avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários;
  • avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS (ADC-SU);
  • CODU/INEM

Os doentes que tenham indicação para avaliação nos Cuidados de Saúde Primários são encaminhados para a respectiva ADC – Comunidade.

Covid-19 | Declaração do Estado de Alerta Municipal

Carlos Manuel da Fonseca Ascensão, Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, torna público que nos termos do disposto pela Lei de Bases da Proteção Civil, aprovada pela Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, com a redação conferida pela Lei n.º 80/2015, de 3 de agosto de 2015 e após audição da Comissão Municipal de Proteção Civil, declarou a situação de alerta de âmbito municipal.

Mais comunica que a presente declaração inicia os seus efeitos às 00.00h do dia 31 de março de 2020, com duração previsível de 15 dias, sem prejuízo da sua prorrogação.

A situação de alerta municipal declarada determina:

a. A proibição de todas as práticas turísticas e de caravanismo;

b. A necessidade dos não residentes habituais darem conhecimento do seu regresso à Junta de Freguesia competente, imediatamente após à sua chegada à freguesia do Concelho de Celorico da Beira;

Esta medida aplica-se às pessoas vindas de país estrangeiro ou de outro concelho do país.

c. A necessidade das pessoas acima referidas na alínea b) efetuarem nas suas habitações um isolamento preventivo voluntário (profilático) ou “quarentena”, com duração de 14 dias a contar da data de chegada;

d. A continuação das ações de desinfeção que o Município, conjuntamente com as Juntas de Freguesia, tem vindo a realizar em todo o Concelho;

e. Os serviços municipais e todos os seus colaboradores municipais estão mobilizados, sem reserva e dentro dos limites legais em vigor, para todas as ações inerentes à proteção Civil, da iniciativa de qualquer agente de proteção civil.

Despacho | Declaração do Estado de Alerta Municipal

Covid-19 | Ações de voluntariado

Encontra-se disponível para se associar a ações de voluntariado no âmbito da atual pandemia do novo coronavírus? Caso possa integrar o movimento solidário concelhio preencha, por favor, o formulário.

O contributo de todos é essencial!

Covid-19 | Equipamentos de proteção

A Proteção Civil Municipal dispõe de equipamentos de proteção necessários à prevenção da propagação das infeções por Covid-19.

As instituições concelhias devem ligar o 964 545 731, para identificar as suas necessidades e articular com a Proteção Civil Municipal a entrega dos referidos equipamentos.

Proteja-se a si e aos outros!

 

Covid-19 | Proteção Civil Municipal | Ajude quem ajuda

O Gabinete Municipal de Proteção Civil apela a todos os cidadãos, que a nível individual, institucional ou empresarial pretendam prestar o seu contributo para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, o favor de ligarem o 964 545 731.

Os profissionais de saúde, os mais vulneráveis da sociedade, os infetados e seus familiares e todos os profissionais das mais diversas áreas, que por si não estão em casa, precisam de ajuda.

Vamos todos ajudar!

 

Covid-19 | Angariação de fundos para a aquisição de ventiladores para a ULS

A Delegação Distrital da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), promove até ao próximo dia 30 de abril, uma campanha de angariação de fundos em favor da aquisição de ventiladores e outro equipamento de proteção individual para reforçar a Unidade Local de Saúde da Guarda com meios de combate à Covid-19.

A campanha é aberta a toda a população, empresas e outras entidades que queiram partilhar este gesto de reconhecimento e valorização dos profissionais que integram a ULS do nosso distrito.v

Os donativos podem ser efetuados na conta: PT 50078101120112001341265

Para solicitar a emissão do respetivo documento contabilístico ou obter informações adicionais encontram-se disponíveis os seguintes contactos:

e-mail: delegacao.guarda@anafre.pt

José Rabaça – 938 457 212
Bruno Pina – 965 522 527
João Amaro – 968 079 464
João Prata – 969 511 861

Os resultados alcançados, incluindo o valor angariado e os equipamentos adquiridos ou a adquirir serão posteriormente divulgados.

Solidarize-se com esta causa!

Covid-19 | Desinfeção de espaços públicos e mobiliário urbano

A Câmara Municipal de Celorico da Beira e as Juntas de Freguesia do Concelho estão a proceder à desinfeção de espaços públicos e mobiliário urbano, enquanto medida de prevenção de contágio pelo novo coronavírus. Durante a realização da desinfeção apela-se a que, pessoas e animais, mantenham o distanciamento dos espaços intervencionados.

Esta medida, assume-se como um complemento à adoção das recomendações gerais emitidas pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente, o cumprimento do distanciamento social, da etiqueta respiratória e da lavagem regular das mãos.

Respeite as limitações impostas pelo Governo à circulação de cidadãos.

O sucesso desta e de outras medidas resulta do envolvimento e colaboração dos cidadãos.

Ajude-nos a cuidar de si e de todos!

Covid-19 | Atualização | Centro de Saúde de Celorico da Beira

Na constante procura de respostas às necessidades dos utentes, face à situação pandémica que o país e o mundo enfrentam, o Centro de Saúde de Celorico da Beira torna público as seguintes medidas:

– A consulta de doentes com febre ou queixas respiratórias, funciona no espaço urgência, todos os dias, entre as 8h e as 20h;
– A consulta de doentes com queixas agudas, receitas, ou outros assuntos – funciona no espaço reservado às consultas/secretaria, em dias úteis, entre as 9h e as 17h;
– Aconselha-se a permanência no domicilio de todas as pessoas;
– Os cidadãos que regressem do estrangeiro estão obrigados a cumprir um período de quarentena de 14 dias – Não saia de casa!

Casos suspeitos de infeção por COVID 19 (febre, tosse, dificuldade respiratória), devem ligar para linha de saúde 24 (808 24 24 24).

Antes de se deslocar ao Centro de Saúde, ligue para o número 271 747 010. Há situações passíveis de serem resolvidas por telefone, sem haver necessidade de correr riscos desnecessários.

Covid-19 | Medidas de apoio à família

Com o propósito de ajudar as famílias a suportar o impacto económico da pandemia do novo coronavírus, o Governo aprovou um conjunto de medidas temporárias e simplificadas de apoio à família.

Aceda ao documento aqui.

 

Covid-19 | Alterações de atendimento da Consulta Externa | Centro Hospitalar Tondela Viseu

O Centro Hospitalar Tondela Viseu torna publicas as alterações de atendimento da consulta externa, disponíveis nos seguintes documentos:

Comunicado;

Contactos para consultas não presenciais.

 

Medidas de Apoio ao Emprego e às Empresas

Com o propósito de ajudar as empresas a suportar o impacto económico da pandemia do novo coronavírus, o Governo aprovou um conjunto de medidas temporárias e simplificadas, divididas por quatro áreas fundamentais:

– Medidas de Apoio à Economia – Lay Off

– Medidas de Apoio à Economia – Moratórias de Créditos

– Medidas de Apoio à Economia – Diferimento de Impostos e Contribuições

– Medidas de Apoio à Economia – Apoios à Tesouraria

Aceda aqui, a toda a informação disponível sobre as medidas de apoio em vigor.

 

Covid-19 | Funcionamento do Ecocentro

A Câmara Municipal de Celorico da Beira informa que, durante o período de vigência do Estado de Emergência, o Ecocentro de Celorico da Beira suspende, por decisão da Resiestrela, a receção de resíduos sólidos urbanos por parte de particulares.

A presente medida resulta do cumprimento das limitações impostas pelo Governo à circulação de cidadãos.

O não cumprimento do confinamento obrigatório acarreta a prática de crime de desobediência.

Para sua proteção e dos profissionais que se encontram a trabalhar por Si, “Fique em Casa!”

Covid-19 | Contactos dos Serviços Municipais

O Município de Celorico da Beira, em observância com o estipulado no seu Plano de Contingência e as medidas excecionais adotadas pelo Governo de Portugal como resposta ao novo coronavírus e à COVID-19, suspende o atendimento presencial nos serviços municipais, passando a realizar-se o atendimento em exclusivo via telefone e e-mail, através dos seguintes contactos:

 

Serviço

Telefone

E-mail

Atendimento Geral

271 747 400

geral@cm-celoricodabeira.pt

Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

271 747 400

comunicacao@cm-celoricodabeira.pt

Gabinete Técnico Florestal

965 309 336

gtf@cm-celoricodabeira.pt

Gabinete de Informática

271 747 400

gfit@cm-celoricodabeira.pt

Gabinete de Águas e Saneamento, RSU,

Limpeza e Higiene

271 747 400

gas@cm-celoricodabeira.pt

Encarregado Operacional Geral

918 259 226

Equipa de Sapadores Municipais

965 306 061

Piquete de Águas

917 609 045

Piquete de Saneamento

927 966 587

Piquete de Águas

917 609 045

Pagamento de Serviços

271 747 400

cobrancas@cm-celoricodabeira.pt

 

Prémio Agir | Redes Energéticas Nacionais

Estão abertas as candidaturas ao Prémio AGIR, atribuído pela empresa Redes Energéticas Nacionais (REN), até ao próximo dia 29 de maio.

A REN promove este ano a sétima edição do Prémio AGIR, dedicada ao tema “Promoção de Emprego para Pessoas Vulneráveis”. Com esta ação a REN pretende distinguir três projetos que instiguem a promoção da empregabilidade e a integração profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Atribuído pela empresa Redes Energéticas Nacionais (REN), desde 2014, o Premio AGIR é uma iniciativa que se insere no âmbito da sua política de envolvimento com a Comunidade e inovação social, com o propósito de apoiar projetos que respondam a problemas socias concretos.

O Prémio AGIR é dirigido a associações, empresas e organizações com fins não lucrativos. Ao projeto primeiro classificado é atribuído um valor monetário de trinta mil euros, ao segundo quinze mil euros e ao terceiro cinco mil euros.

As candidaturas deverão ser formalizadas por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição.

Para saber mais sobre o prémio consulte o regulamento.

Covid-19 | Loja CTT de Celorico da Beira

Na sequência das restrições provocadas pelo surto do vírus que provoca a doença Covid-19, a Loja CTT de Celorico da Beira apresenta uma redução de horário de funcionamento, agora compreendido entre as 9h e as 13:30h.

O atendimento decorre à porta fechada, de forma a minimizar a permanência de clientes em loja e garantir o distanciamento entre cada cliente. Assim, apenas poderão permanecer na Loja os clientes que estão a ser atendidos, até ao limite de dois clientes (um por balcão). A fila de espera será efetuada à porta da loja, garantindo que os clientes em espera mantenham a distância mínima sugerida.

Relativamente aos Pontos CTT (Postos de Correio), das Freguesias de Carrapichana e Lageosa do Mondego mantém, até ao momento, o habitual horário de funcionamento. O Posto de Correios de Celorico da Beira Gare encontra-se encerrado, por tempo indeterminado, por decisão do parceiro dos CTT na prestação deste serviço.

Para efeitos de contacto, a Loja CTT de Celorico da Beira dispõe do número 271 747 050 e do e-mail: lj.celoricodabeira@ctt.pt

Covid 19 | Serviços Religiosos | Funerais

Em estrito cumprimento das medidas excecionais adotadas pelo Governo de Portugal como resposta ao novo coronavírus e à COVID-19, torna-se público que em matéria de serviços religiosos | funerais, vigoram no concelho de Celorico da Beira as seguintes normas:

– É proibida a realização de celebrações de cariz religioso e de outros eventos de culto que impliquem uma aglomeração de pessoas;

– As casas mortuárias e cemitérios encontram-se encerrados, salvo para a realização de funerais e velórios;

– A participação em funerais e velórios é limitada ao máximo de 10 pessoas, as quais, devem ser familiares diretos da pessoa falecida;

– No interior das casas mortuárias e no decurso das cerimónias fúnebres, os participantes devem manter entre si uma distância de segurança de 2 metros;

– O rito deve ser breve, incluindo apenas a Última Encomendação e Despedida (sem Missa), conforme o Ritual das Exéquias, sem abertura do caixão, o qual, segue para o cemitério sem o habitual cortejo fúnebre.

Covid-19 | Serviço de Finanças de Celorico da Beira

No âmbito da situação epidemiológica do coronavírus (CODID-19), e das medidas de prevenção implementadas pelos Serviços Públicos instalados no concelho, para combater a pandemia, foi determinada a suspensão do atendimento presencial e privilegiados os contactos por telefone e email.

Neste contexto e, porque a informação é uma ajuda preciosa para a segurança do cidadão e a prevenção do risco de contágio, levamos ao conhecimento dos munícipes algumas informações úteis sobre o funcionamento do Serviço de Finanças de Celorico da Beira.

– O atendimento aos contribuintes, nesta fase, realiza-se através do e-balcão, disponível no portal das finanças em: https://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/html/index.html, no qual devem ser colocadas as questões por escrito, ou do CAT – Centro de Atendimento Telefónico, através do contacto: 217 206 707, para esclarecimento de dúvidas sobre as obrigações tributárias e aduaneiras.

– A resposta às solicitações submetidas via e-balcão é efetuada num prazo máximo de 3 dias.

– Para um contacto mais direto com o Serviço de Finanças de Celorico da Beira é possível fazer uso do contato telefónico 271 742 589 ou do e-mail: sf1180@at.gov.pt.

– Para efeitos de pagamento do IUC, imposto único de circulação, atendendo a que não foi decretada qualquer prorrogação do prazo de pagamento, os cidadãos devem contactar através, dos meios disponíveis, o Serviço de Finanças para que seja gerada uma referência multibanco para pagamento do respetivo imposto.

Covid-19 | Medidas de apoio às empresas em tempo de pandemia

Com o propósito de minimizar os impactos económico-financeiros resultantes da situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID-19, e ajudar os cidadãos e as empresas do setor do Turismo a reerguerem-se, o governo lançou três novas linhas de financiamento no valor de 1700 M€, a saber:

  • Restauração e Similares: 600 M€, dos quais 270 M€  serão para micro e pequenas empresas;

 

  • Agências de Viagens, Animação, Organização de Eventos e Similares: 200 M€, dos quais 75M€ serão para micro e pequenas empresas;

 

  • Empreendimentos e Alojamentos: 900 M€, dos quais 300 M€ serão direcionados às micro e pequenas empresas.

 

Medidas adicionais para o setor:

 

  • Linha de Crédito de 200 M€: As empresas do setor do Turismo também podem beneficiar da Linha de crédito para apoio à tesouraria, enquanto as linhas supramencionadas não estiverem ainda em operação, da aceleração do pagamento de incentivos, do diferimento de prestações vincendas relativas a subsídios e o reforço dos plafonds dos seguros de crédito à exportação com garantias de Estado.

 

  • A nível laboral: As empresas têm à sua disposição apoio para pagamento de remunerações, para formação profissional, um incentivo financeiro extraordinário à normalização da atividade da empresa, assim como a isenção temporária do pagamento das contribuições segurança social.

 

  • A nível da fiscalidade: Foi determinada a prorrogação do prazo de cumprimento de obrigações fiscais e a suspensão de processos de execução fiscal em curso ou que venham a ser instaurados pela Autoridade Tributária.

 

Pode consultar todas as medidas destinadas aos cidadãos e às empresas, até ao momento anunciadas, que têm como objetivo preservar o emprego e a capacidade produtiva das empresas, no link: https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-excecionais/#empresas.

 

Covid-19 | Estado de Emergência | Estabelecimentos abertos | Celorico da Beira

A pensar em si e nos seus, a Câmara Municipal de Celorico da Beira elaborou um documento com os estabelecimentos abertos no concelho, durante a vigência do estado de emergência que impõe, entre outras medidas, limitações aos direitos de circulação. Consulte aqui, toda a informação sobre a sua localização, horários, contactos, entregas ao domicílio e outros serviços.

Se é proprietário de uma empresa prestadora de bens essenciais, em funcionamento durante o estado de emergência, preencha por favor o formulário.