Prémio Nacional da Paisagem 2020 | Concurso aberto

Está a decorrer, até ao próximo dia 31 de outubro, o prazo para apresentação de candidaturas à 3.ª edição do Prémio Nacional da Paisagem 2020.

 

Promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, através da Direção Geral do Território, o Prémio Nacional da Paisagem, consiste numa distinção honorífica, que tem o propósito de reconhecer, distinguir e dar visibilidade a medidas, projetos ou ações levadas a cabo pelas autarquias locais ou suas associações, pelas comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas, organizações não-governamentais e pelas regiões autónomas, que tenham contribuído para um desenvolvimento territorial mais sustentável, para a promoção e sensibilização dos cidadãos para a importância da paisagem na qualidade de vida.

 

As candidaturas podem ser submetidas online no portal da Direção-Geral do Território, até às 23H59 do dia 31 de outubro, em https://premiopaisagem.dgterritorio.gov.pt/premio-2020. Opcionalmente, pode enviar por correio para esta entidade, uma cópia do projeto em suporte de papel, devendo a data de expedição estar dentro do prazo limite para receção das candidaturas ou entregá-la em mãos, nas instalações da DGT, até ao dia 31 de outubro, durante o horário de expediente.

 

Das candidaturas apresentadas sairá o projeto vencedor que irá representar Portugal no concurso para atribuição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

 

Não serão considerados para este efeito, os projetos apresentados por organismos da Administração do Estado, por não serem elegíveis.

 

Ação Formativa “Escola de Queijeiros” | Candidaturas até 2 de outubro de 2020

A Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro vai dar início no próximo dia 26 de outubro à ação formativa “Escola de Queijeiros”, uma iniciativa direcionada especificamente para a produção de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), com as candidaturas a poderem ser feitas até ao próximo dia 2 de outubro através do seguinte link: https://forms.gle/dtseaSpHP3mBqiTs5

 

Integrada no projeto  Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro, cofinanciado pelo Programa Operacional Centro 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a ação Formativa “Escola de Queijeiros” visa a capacitação para o conhecimento das principais técnicas de produção de queijo com Denominação de Origem Protegida (D.O.P.), de acordo com as especificidades das Regiões D.O.P da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal.

 

Com 20 vagas disponíveis e uma carga horária de 80 horas, 40 das quais destinadas à componente teórica, o curso decorrerá nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco e Viseu, em horário laboral.

 

As 40 horas restantes estão destinadas à componente prática a realizar em queijarias da região Centro com fabrico de queijo com DOP.

 

Informações adicionais disponíveis em inovcluter.pt

Semana virtual de empreendedorismo nacional | 12 a 18 de outubro de 2020

O Banco Montepio e a Acredita Portugal promovem de 12 a 18 de outubro de 2020, a Montepio Acredita Portugal – Virtual Week, uma feira digital online e gratuita.

Na MAP Virtual Week será possível assistir a apresentações, debates e partilhas sobre temas relacionados com o ecossistema empreendedor e startups. O evento reúne oradores convidados para discutir temas como o impacto da pandemia e o papel da Tecnologia para impulsionar novos negócios e investimentos, bem como os desafios da Economia Social e da Sustentabilidade para os empreendedores.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em mapvirtualweek.pt.

Museu do Agricultor e do Queijo

Hoje, este local é memória de velhos tempos, tempos que passaram pelas gentes laboriosas de Celorico da Beira, que fizeram da agricultura e da pastorícia o seu principal modo de vida. Um acervo reunido com mais de duas mil peças, que vai crescendo a cada ano que passa, assim, nasceu o Museu do Agricultor e do Queijo em novembro de 2002, numa antiga quinta agrícola, que a Câmara Municipal recuperou, com o objetivo de transmitir com total veracidade a realidade deste concelho.

Jornadas Europeias do Património 2020 | Celorico da Beira | Sessões do dia 27 de setembro

O programa das Jornadas Europeias do Património 2020, contou no seu terceiro e último dia, com duas iniciativas na Torre do Castelo de Celorico da Beira.

Transmitidas para um público online em direto, as sessões encontram-se aqui disponíveis para visualização.

Sessão – Marca Livros “Henrique, O Infante”, de João Paulo Oliveira e Costa
Apresentação: Margarida Amaro
Oradores: Lia Nunes e João Paulo Oliveira e Costa

Sessão – Reunião Introdutória à proposta de promoção da Rota do Infante
Apresentação: Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascensão

Participantes: João Paulo Oliveira e Costa, José Alexandre Martins, Carlos Fontes & Pedro Januário com representantes dos municípios de Viseu, Covilhã, Guarda, Tondela, Lamego, Seia, São Pedro do Sul, Castro Daire, Nelas, Gouveia, Satão, Oliveira de Frades, Vouzela, Idanha-a-Nova, Penalva do Castelo, Belmonte, Oleiros, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres e Tarouca.

Jornadas Europeias do Património 2020 | Torre do Castelo de Celorico da Beira | 27 de setembro

A Câmara Municipal de Celorico da Beira associou-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património 2020 e durante 3 dias realizou atividades direcionadas para um público online, sob o lema “Património e Educação”.

As comemorações das jornadas continuaram neste domingo, no auditório do Castelo de Celorico da Beira, com a sessão – Marca Livros “Henrique, O Infante”, de João Paulo Oliveira e Costa com a apresentação de Margarida Amaro e oradores: Lia Nunes e João Paulo Oliveira e Costa.

Já no período da tarde, as jornadas tiveram o seu término com a Sessão – Reunião Introdutória à proposta de promoção da Rota do Infante, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, onde houve vários participantes, João Paulo Oliveira e Costa, José Alexandre Martins, Carlos Fontes & Pedro Januário com representantes dos municípios de Viseu, Covilhã, Guarda, Tondela, Lamego, Seia, São Pedro do Sul, Castro Daire, Nelas, Gouveia, Sátão, Oliveira de Frades, Vouzela, Idanha-a-Nova, Penalva do Castelo, Belmonte, Oleiros, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres e Tarouca.

Jornadas Europeias do Património 2020 | Celorico da Beira | Sessão do dia 26 de setembro

Assista à sessão de Apresentação Pública das Casas do Castelo – Núcleo de Interpretação Comunitário de Arqueologia, que hoje decorreu no auditório do Castelo de Celorico da Beira.

Abertura: Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascensão
Oradores: Ivo Borrego e António Marques

Jornadas Europeias do Património 2020 | Torre do Castelo de Celorico da Beira | 26 de setembro

No âmbito do programa das Jornadas Europeias do Património 2020, decorreu durante a tarde deste sábado, no auditório do Castelo de Celorico da Beira, a Apresentação Pública das Casas do Castelo – Núcleo de Interpretação Comunitário de Arqueologia.

As Casas do Castelo – Núcleo de Interpretação Comunitário de Arqueologia, integram o projeto de reabilitação de imóveis do centro Histórico de Celorico da Beira, tendo por propósito facilitar e melhorar os acessos ao Castelo e criar um Núcleo de Arqueologia que se centrará na promoção do património arqueológico do concelho.

Jornadas Europeias do Património 2020 | Celorico da Beira | Sessões do dia 25 de setembro

Assista ou reveja as sessões das Jornadas Europeias do Património 2020, que hoje decorreram na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira.

 

Sessão 1 – Conversas para Memória Futura: “O que podemos aprender com os nossos arquivos locais?”

Apresentação: Tiago Silva;

Oradores: Levi Coelho e Cíntia Fonseca.

 

Sessão 2 – Apresentação Pública do Núcleo de Interpretação Comunitária de Memória e Património

Abertura: Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascensão;

Oradores: Lia Nunes, Inês Lopes e Cintia Fonseca.

Jornadas Europeias do Património 2020 | Biblioteca Municipal de Celorico da Beira | 25 de setembro

A Câmara Municipal de Celorico da Beira associou-se às celebrações das Jornadas Europeias do Património 2020 e durante 3 dias vai realizar atividades direcionadas para um público online, sob o lema “Património e Educação”.

As comemorações das jornadas iniciaram-se nesta sexta-feira de manhã, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, com a sessão: “Conversas para Memória Futura – O que podemos aprender com os nossos arquivos locais?” com os oradores: Dr. Levi Coelho e Cíntia Fonseca.

Já no período da tarde, a sessão foi dedicada ao Núcleo de Interpretação Comunitária de Memória e Património onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão e apresentada por Lia Nunes, Inês Lopes e Cíntia Fonseca.

A iniciativa tem o propósito de alertar e sensibilizar a população para a interferência e interconexão existente no binómio património/educação, bem como, para a riqueza e complexidade desta relação, passíveis de testemunhar na literatura, nos monumentos, na dança, no teatro, na música, nos museus, etc…

Celorico da Beira recebe Edição Especial da Volta a Portugal a 1 de outubro

Celorico da Beira recebe a Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa, apelidada de Volta da Resiliência e da Esperança, no próximo dia 1 de outubro.

 

Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a Edição Especial da Volta a Portugal conta com um pelotão mais reduzido, constituído por 105 ciclistas e 15 equipas, cinco das quais estrangeiras, de categoria ProTeam, o segundo patamar internacional, logo a seguir ao WorldTour. Durante 9 dias, de 27 de setembro a 5 de outubro, os ciclistas vão percorrer o país de norte a sul, num total de 1183,9 quilómetros, entre Fafe e Lisboa, distribuídos por um prólogo e oito etapas.

 

A 4.ª etapa disputa-se no dia 1 de outubro, entre a cidade da Guarda e a Torre (Covilhã), o ponto mais alto de Portugal Continental, numa distância de 148 Km. A partida do pelotão em direção à Serra da Estrela, está agendada para às 12H55, seguindo pela EN16 e EN17, com passagem por Celorico da Beira ao km 24. Percurso montanhoso considerado difícil, por integrar subidas íngremes desde a Covilhã, com passagens pelas Penhas da Saúde e Penhas Douradas, até à meta, constituindo por isso, uma verdadeira prova de resistência física.

 

A situação de crise pandémica que assolou o país e a necessidade de mitigar os riscos de contágio impediram a realização da tradicional Volta a Portugal nos moldes de grande festa popular com 12 dias de duração, no mês de agosto. No entanto, atendendo à importância desta prova para o futuro da modalidade, ao impacto mediático e, à sua capacidade de dinamizar a economia do país e de divulgação do território, a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiu realizar o evento, adaptado às atuais circunstâncias. Neste contexto, a presença de público não é recomendada contudo, os amantes do ciclismo terão a oportunidade de seguir a etapa em direto, na RTP.

 

Covid-19 | Prolongamento do Estado de Contingência

O Governo determina prolongamento da situação de estado de contingência “em todo o território nacional”, até às 23h59 de 14 de outubro.

Face à evolução desfavorável da pandemia no país, o Governo transmitiu em comunicado, após a reunião do Conselho de Ministros, a prorrogação da situação de estado de contingência, “em todo o território nacional”, até 14 de outubro.

Consequentemente, continuam em vigor, as diversas medidas criadas pelo Executivo para tentar controlar a crise pandémica.

 

 

Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro | Campanha de apelo ao voluntariado

A Liga Portuguesa Contra o Cancro lança sob o mote “Agora é a tua vez”, a campanha de recrutamento de voluntários para o Peditório Nacional, que decorre entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro.

Os interessados em colaborar como voluntários no Peditório Nacional 2020, devem aceder ao link ligacontracancro.pt/peditorio e preencher o formulário de inscrição.

Junte-se a esta causa, tornando-a maior e mais abrangente, no objetivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e solidariedade.

Jornadas Europeias do Património 2020 | Celorico da Beira | 25, 26 e 27 de setembro

A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai realizar no Castelo e Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, nos próximos dias 25, 26 e 27 de setembro, atividades direcionadas para um público online, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2020, promovidas pela Direção Geral do Património Cultural, sob o lema “Património e Educação”.

A iniciativa tem o propósito de alertar e sensibilizar a população para a interferência e interconexão existente no binómio património/educação, bem como, para a riqueza e complexidade desta relação, passíveis de testemunhar na literatura, nos monumentos, na dança, no teatro, na música, nos museus, etc…

As Jornadas Europeias do Património, são realizadas anualmente, um pouco por todo o país e, em mais de 50 países da Europa, para salvaguardar e valorizar o património, com atividades como, visitas guiadas e temáticas; espetáculos artísticos; exposições; palestras ou ateliers etc.., terão de ser desenvolvidas, este ano, em moldes diferentes. No atual contexto de crise epidemiológica, que impede os ajuntamentos e obriga ao distanciamento social, as iniciativas serão transmitidas online, via streaming, bastando aos interessados munirem-se de um computador, smartphone ou tablet, para poderem participar nas mesmas. Em consequência, a substituição do presencial pelo digital vai permitir a transposição das barreiras físicas dos espaços edificados onde as atividades decorrem (presencialmente) e alcançar, por meio destes recursos tecnológicos, um público mais alargado e distante, levando a cultura e o património celoricense aos quatro cantos do mundo.

Acompanhe as atividades em direto através do facebook do Município https://pt-pt.facebook.com/municipiocelorico.dabeira ou reveja em www.cm-celoricodabeira.pt

Câmara Municipal de Celorico da Beira ofereceu livros de exercícios aos alunos do 1.º ciclo do concelho

Nesta quinta feira, 17 de setembro de 2020, a Câmara Municipal de Celorico da Beira ofereceu aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, cerca de 200 livros de exercícios para as disciplinas de português, matemática, estudo do meio e inglês. A autarquia investiu 5800€ para ajudar 154 crianças que frequentam o 1.º ciclo. O apoio concretiza-se não só nos cadernos de exercícios, como também em forma de vouchers a utilizar nas livrarias/papelarias do concelho (aderentes), que devem ser levantados pelos encarregados de educação.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascensão, deslocou-se, hoje, às 5 escolas do 1.º ciclo de ensino básico (Lajeosa do Mondego, Baraçal, Fornotelheiro, Santa Luzia e São Pedro), para oferecer a todos os alunos estes cadernos de exercícios, uma iniciativa que visa aliviar a carga financeira das famílias no início do ano letivo.

Os vouchers e os livros de exercícios para as quatro disciplinas e para os quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, fazem parte do programa municipal de ação social escolar, implementado para o ano letivo de 2020/2021 que contribui para que todos os alunos tenham acesso gratuito a este material necessário para o ano escolar.

Covid-19 | App StayAway Covid | Proteja-se a si e aos outros

Desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, a app StayAway Covid, lançada pelo Governo, pretende identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com COVID-19, e assim conter a expansão da pandemia.

Disponível para download em iOS e Android, a app pode ser descarregada a partir da App Store e da Google Play de forma voluntária, gratuita, anónima e segura.

A app StayAway Covid funciona de forma simples. Cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na app. Depois da validação da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado, durante 15 minutos ou mais, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

Quando não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da app apresenta uma cor verde que mudará para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada COVID-19.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) é a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional.

 

Covid-19 | Orientações para o ano letivo 2020-2021

Com o início do novo ano letivo, que terá lugar entre 14 e 17 de setembro, é importante informar e sensibilizar toda a comunidade educativa para o cumprimento das orientações conjuntas da DGEstE, da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral da Saúde (DGS), com o propósito de salvaguardar a retoma das atividades letivas e não letivas em condições de segurança, garantindo o direito de todos à educação no ano letivo 2020/2021.

 

Para um regresso diferente, mas em segurança, aplicam-se ao Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo as seguintes regras:

1. Lavar muitas vezes as mãos, com água e sabão;
2. Mesmo com as mãos limpas, não devem tocar na boca, nariz e olhos;
3. Quando tossirem e espirrarem, tapem a boca e o nariz com o braço;
4. Se estiverem tristes ou zangados, não tenham medo de dizer;
5. Se sentirem dores de cabeça, muito quentes ou cansados também devem contar.

 

Para os Ensinos Básico e Secundário as regras são as seguintes:

1. Circular pelos percursos assinalados;
2. Cumprir as regras dos intervalos e dos recreios;
3. A biblioteca, o refeitório e o bar têm regras novas;
4. As salas de aulas podem estar diferentes e os horários também;
5. Usar sempre máscara;
6. Desinfetar e lavar as mãos muitas vezes;
7. Evitar tocar em superfícies;
8. Não partilhar objetos, nem comida;
9. Abraços e beijinhos ficam para outra altura.

 

 

“Era uma vez em 1169” animou Linhares da Beira

“Era uma vez em 1169”, este foi o mote da edição de 2020 do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” que decorreu em Linhares da Beira promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal e pelo Município de Celorico da Beira.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, só foi sentido e vivido à distância, através de um computador, smartphone ou tablet. Na realidade, foi transmitido, em ‘live streaming´.

Um showcooking com produtos autóctones da região protagonizado por Tiago Bonito (chef estrela Michelin), e ao anoitecer, num cenário medieval, um concerto dos The Legendary Tigerman “One Man Band” no majestoso e lendário castelo da aldeia, logo seguido de uma curta metragem com alguns momentos e lendas marcantes da história de Linhares da Beira e das origens de Portugal.

A edição de 2020 do ciclo de espetáculos “12 em Rede” – Aldeias em Festa começou a 6 de setembro, em Castelo Rodrigo, e vai percorrer as 12 Aldeias Históricas de Portugal, terminando a 7 de novembro, em Monsanto.

Ciclo “12 em Rede” 2020 | Aldeia Histórica de Linhares da Beira | Estreia do filme “Era uma vez em 1169…”

Quando o foral de Linhares é roubado, Dinis fica retido no passado. Enquanto tenta repor a História, irá cruzar-se com os mais emblemáticos personagens da aldeia: Dona Lopa tenta provar que a sua criada é a encarnação do mal, o Alcaide luta contra a sua própria natureza e Bernardo da Costa reclama a “sua” praça. Num lugar em que cada recanto esconde segredos e perigos, Dinis cruzará os séculos em defesa da sua missão. Conseguirá ele regressar a casa?

Assista ao vídeo da peça de teatro encenada “Era uma vez em 1169…”, sobre momentos e lendas marcantes da história de Linhares desde 1169 até aos dias de hoje.

 

Perigo de Incêndio Rural | Prolongamento da Situação de Alerta até 13 de setembro

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura determinaram o prolongamento da Situação de Alerta, agora para todo o território do Continente.

A Situação de Alerta, que teve início às 00h00 de domingo, dia 6 de setembro, prolonga-se agora até às 23:59 horas de domingo, dia 13 de setembro.

A Declaração da Situação de Alerta decorreu da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio previsto pelo IPMA na maioria dos concelhos do continente nos próximos dias.

Os distritos abrangidos pelo Estado de Alerta Especial de Nível Laranja, determinado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, são os de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os distritos de Beja e Faro vão estar em Estado de Alerta Especial de Nível Vermelho.