Festival Internacional de Parapente | Linhares da Beira

A Aldeia Histórica de Linhares da Beira vai receber novamente o Festival Internacional de parapente. O céu ficará mais colorido de 11 a 15 de agosto.

Empresas sediadas em Celorico da Beira distinguidas com Prémio PME Líder 2021

As empresas Mey Texteis, S.A, Queijaria Artesanal Clemente & Clemente, Lda, Tomás & Filhos, Lda, Top Trans-Transitários, Lda, Transportes Rodoceloricense, S.A e Distribeira-Supermercados, Lda, sediadas em Celorico da Beira foram distinguidas com o Prémio PME Líder 2021.

Atribuído pelo IAPMEI, em parceria com um conjunto de bancos e Sociedades de Garantia Mútua, o prémio PME Líder 2021 vem premiar a excelência, o mérito, a inovação, a competitividade e o bom desempenho económico-financeiro e nível de risco destas seis pequenas e médias empresas celoricenses.

Receber o selo de reputação PME Líder, além do prestígio que aporta às empresas agraciadas, reforça a sua posição no mercado e intensifica a credibilidade junto dos seus clientes, acarreta também alguns benefícios, em especial, no acesso a produtos financeiros e a uma rede de serviços.

Parabenizamos todos os contemplados pela oportunidade de construírem um futuro mais promissor e agradecemos o seu contributo no desenvolvimento, valorização e dinamização deste território do interior despovoado e envelhecido.

O projeto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito de uma estratégia de promoção competitiva para as PME’s nacionais, com o propósito de destacar o mérito e alavancar estratégias de crescimento e de consolidação das suas bases competitivas. Em 2016 vence a competição European Entreprise Promotion Award (EEPA), na categoria de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial.

Falar com imagens | Curtas-metragens

Vai ter lugar no próximo dia 22 de julho, pelas 21H30, na Torre do Castelo de Celorico da Beira, o evento “Falar com Imagens – Curtas Metragens”.
Trata-se da exibição de 8 curtas-metragens (“Pastor”, “Adufe”, “Burel”, “Cobertor de Papa”, “Pescadora de Rio”, “Bombo”, “Viola Beiroa” e “Alfaiate”), realizadas na região da Beira Interior e, em especial, no território da Serra da Estrela, pela Universidade de Cinema e Televisão de Munique, antes da pandemia.

Estas 8 curtas metragens documentais vão possibilitar um novo olhar sobre a Beira Interior, o seu património cultural e o modo de vida das suas gentes. Vão levar até ao telespectador os usos, costumes, tradições, artes e ofícios milenares que caracterizam estes territórios e os seus artesãos, protagonistas e mestres de artes ancestrais que resistiram e/ou se moldaram ao progresso e ainda se mantêm nos dias de hoje.

Este registo audiovisual vai perpetuar “ad aeternum” o riquíssimo património imaterial desta região, e permitir o seu acesso às gerações futuras.

A não perder!

Prorrogação do Estado de Contingência |17 de julho de 2022

O Governo decretou o prolongamento da situação de contingência, devido ao risco de incêndio rural, até às 23H59, do próximo dia 17 de julho de 2022, para todo o território continental.

Perante a situação calamitosa do país em chamas e fustigado por uma onda de calor inusitado, o Governo determinou a prorrogação do estado de contingência até ao próximo domingo, como medida preventiva.

Para mais informações, consulte o Despacho_prolongamento.

Inaugurado em Celorico da Beira o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

O novo CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes – de Celorico da Beira foi inaugurado, nesta terça-feira, 12 de julho, pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, pela secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues e pelo Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis.

O CLAIM de Celorico da Beira é resultado de uma parceria entre a Autarquia e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM). Instalado no espaço do Balcão de Atendimento Social, dispõe de um técnico habilitado para acolher, informar e dar apoio aos imigrantes, no horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 13H00.

Trata-se de mais um serviço na área social, prestado por técnicos qualificados, de forma personalizada e gratuita, destinado aos imigrantes residentes neste município ou na região. Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que pretendem facilitar o acolhimento e a integração dos estrangeiros residentes em território português.

Com este intento articulam com as diversas estruturas locais e prestam ajuda e informações aos migrantes sobre assuntos relacionados com a regularização da situação migratória, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, trabalho, saúde, educação, segurança social, entre outos.

Atualmente, a rede CLAIM é constituída por 150 espaços/gabinetes, distribuídos de norte a sul do país e ilhas, que resultam de parcerias entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e autarquias, instituições do ensino superior e instituições de solidariedade social. Em algumas regiões este serviço é prestado aos estrangeiros em regime de itinerância, por forma a responder as suas necessidades, colmatando a falta de mobilidade ou a ausência de outros recursos.

Festival Cultural da Serra da Estrela | “Os Sons da Estrela”

Vai ter lugar no próximo dia 16 de julho, pelas 21H30, no Largo do Tribunal, em Celorico da Beira, o espetáculo “Os Sons da Estrela”, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres em parceria com Confraria da Urtiga, Grupo Desportivo e Recreativo de Figueiró da Granja, Diogo Guedes e Filipe Garcia.

Onda de Calor | ULS da Guarda

Portugal está a enfrentar uma onda de calor inusitado, com temperaturas acima de 40ºC, em todo o território continental.

Com o propósito de mitigar os efeitos nocivos desde calor abrasador para a saúde, em especial, das pessoas vulneráveis como idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos o que desenvolvam atividade laboral ou de laser, fisicamente intensa ou ao ar livre, a Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda recomenda um conjunto de medidas de proteção adicionais.

Consulte o documento.

Situação de Contingência de 11 a 15 de julho de 2022

Governo decretou situação de contingência entre as 00h00 de 11 de julho de 2022 e as 23h59 de 15 de julho de 2022, para todo o território continental, podendo a mesma ser prolongada caso a situação assim o justifique.

A declaração de situação de contingência surgiu na sequência do agravamento das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta para níveis, elevado, muito elevado e máximo, de risco de incêndio, em todo o território continental.

Com os termómetros a registar temperaturas acima do 40ºC, em conjugação com outras condições propulsoras de incêndios rurais, colocam mais de 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro em situação de perigo máximo de incêndio. Ainda de acordo com o IPMA, vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, encontram-se em situação de risco muito elevado e elevado de incêndio rural.

Declaração de situação de contingência

Perigo de Incêndios Rurais |Declaração de Situação de Alerta

Face às condições meteorológicas propícias ao agravamento do perigo de incêndios rurais – tempo muito quente e seco – a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil declara Situação de Alerta entre as 00H00 do dia 8 de julho e as 23H59 do dia 15 de julho de 2022, para todo o território continental, e apela à tolerância zero para o uso de fogo nos espaços florestais, neste período.

Para mais informações, consulte o Despacho nº 8329-A/2022, de 7 de julho e o Aviso à População.

As Aventuras de Pinóquio

“As Aventuras de Pinóquio”- clássico da literatura infanto-juvenil, do italiano Carlo Collodi – é levado à cena pela Companhia de Teatro – AtrapalhArte, no próximo dia 24 de julho, pelas 14H30, no Centro Cultural de Celorico da Beira.

Trata-se de uma iniciativa do CLDS 4G Celorico Solidário, para presentear as famílias do concelho com um espetáculo de teatro, limitado aos lugares existentes, com o mínimo de 2 e o máximo de 5 pessoas por família.

Neste contexto, o CLDS 4G Celorico Solidário convida as famílias do concelho a assistir ao espetáculo, carecendo para o efeito, proceder à inscrição, gratuita mas obrigatória, até ao próximo dia 20 de julho, através dos seguintes contactos:
Email: geral@celoricosolidario.pt
TLM: 963367270
Inscrições: Clique aqui

Cartão ABEM | Medicamentos Grátis

No âmbito do Programa ABEM, o município de Celorico da Beira celebrou, no passado mês de abril, um protocolo com a Associação Dignitude, com o intuito de ajudar as famílias economicamente fragilizadas e as pessoas em situação de carência, a adquirirem gratuitamente os medicamentos.

Financiado por fundos europeus, o Programa ABEM ajuda os cidadãos, com fracos recursos económicos, no acesso aos medicamentos, carecendo para o efeito, de reunir os seguintes requisitos:
• Dirigir-se ao Balcão de Atendimento Social de Celorico da Beira e candidatar-se à atribuição do Cartão ABEM;
• Os medicamentos a adquirir têm de ser sujeitos a receita médica e alvo de comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde;
• A aquisição dos medicamentos é obrigatória nas farmácias aderentes, identificadas com selo autocolante ABEM.

No âmbito do protocolado, cabe ao Município a identificação e referenciação de todos os beneficiários do agregado familiar, independentemente da idade, e a entrega do cartão. A Associação Dignitude tem a responsabilidade da emissão do cartão ABEM e do pagamento às farmácias. Os custos serão suportados pelas duas entidades.
A Rede ABEM é constituída por municípios, juntas de freguesia, IPSS’s, Cáritas e Misericórdias, que colaboram em parceria com farmácias, empresas e cidadãos.

CPCJ | Novas Instalações

Informa-se a população que, com o propósito de melhorar o serviço prestado aos utentes, nomeadamente, garantir maior privacidade no atendimento presencial, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Celorico da Beira mudou de instalações, estando a funcionar na Biblioteca Municipal desde o dia 4 de julho de 2022, de acordo com a pretensão dos elementos desta entidade.

Festival Cultural da Serra da Estrela | “Desadormecer”

Vai ter lugar no próximo dia 9 de julho, pelas 18H00, no Centro Cultural de Celorico da Beira o espetáculo “Desadormecer”, uma criação de produção D’fusão em colaboração com o Centro Social Paroquial de Sazes da Beira, Concertinistas da Folgosa da Madalena e C.E.R.V.A.S. Gouveia.

Inauguração do CLAIM – Centro local de Apoio à Integração de Migrantes – de Celorico da Beira

Vai ter lugar no próximo dia 12 de julho, pelas 10H30, a inauguração do CLAIM – Centro local de Apoio à Integração de Migrantes – de Celorico da Beira.
O CLAIM de Celorico da Beira é resultado de uma parceria entre a Autarquia e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM). Instalado no espaço do Balcão de Atendimento Social, dispõe de um técnico habilitado para acolher, informar e dar apoio aos imigrantes, no horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 13H00.

Trata-se de mais um serviço na área social, prestado por técnicos qualificados, de forma personalizada e gratuita, destinado aos imigrantes residentes neste município ou na região. Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que pretendem facilitar o acolhimento e a integração dos estrangeiros residentes em território português. Com este intento articulam com as diversas estruturas locais e prestam ajuda e informações aos migrantes sobre assuntos relacionados com a regularização da situação migratória, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, trabalho, saúde, educação, segurança social, entre outos.

Atualmente, a rede CLAIM é constituída por 150 espaços/gabinetes, distribuídos de norte a sul do país e ilhas, que resultam de parcerias entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e autarquias, instituições do ensino superior e instituições de solidariedade social. Em algumas regiões este serviço é prestado aos estrangeiros em regime de itinerância, por forma a responder as suas necessidades, colmatando a falta de mobilidade ou a ausência de outros recursos.

Câmara Municipal de Celorico da Beira aceitou a transferência de competências no domínio da Ação Social

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Celorico da Beira, recebeu nesta sexta-feira, dia 1 de julho de 2022, uma sessão pública de aceitação de transferências de competências no âmbito da Ação Social.

Nesta sessão esteve presente o diretor do Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, António Carlos Martins, o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascenção, a vice-presidente Teresa Cardoso, o vereador José Alfredo Silva, o presidente Associação Lageosense de Solidariedade Social, Fernando Pereira, entre outros.

A aceitação desta transferência de competências para as autarquias no domínio da área social terá efeitos a partir do dia 1 de julho de 2022, sendo que a Câmara Municipal assume esta delegação de competências, mantendo o serviço protocolado com a Associação Lageosense de Solidariedade Social.

No âmbito destas novas competências, vão existir novos horários/ Novo local de atendimento:
– terças-feiras, das 9h às 13h e das 14h às 16h irá ser no Balcão de Atendimento e Acompanhamento, na Rua Sacadura Cabral
– nos restantes dias, funcionará no edifício da Câmara Municipal, no Gabinete de Ação Social.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira passa a assumir de forma integrada a resposta ao nível do Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), assim como a contratualização e acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI).

As autarquias locais são a estrutura fundamental para a gestão de serviços públicos numa dimensão de proximidade. O reforço da autonomia local prevê não só a descentralização de competências da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, mas também a possibilidade de se proceder à redistribuição de competências entre a administração autárquica, fortalecendo o papel das autarquias locais e possibilitando uma maior adequação dos serviços prestados à população, o que se traduz num melhor atendimento e numa resposta mais eficaz aos cidadãos, em especial aos mais vulneráveis socialmente.