Feriado Municipal | Linhares a Voar

A Aldeia Histórica de Linhares da Beira, Catedral do Parapente, vai receber de 23 a 26 de maio, o evento “Linhares a Voar”, promovido pelo município de Celorico da Beira e o Clube Vertical.

Integrado nas Comemorações do Feriado Municipal (23/5), este evento desportivo vai desenrolar-se em duas vertentes:

– Voos de Lazer, destinados a pilotos que pretendam voar e desfrutar da beleza paisagística da Serra da Estrela;

– Voos de iniciação ao parapente em bilugar (batismo de voo), para os curiosos que pretendam experimentar e mergulhar numa aventura de experiências únicas e inesquecíveis.

Se gosta de parapente e as condições atmosféricas o permitirem, então, não perca a oportunidade de contemplar Linhares da Beira, a partir do céu, e deslumbrar-se com a beleza natural e arquitetónica desta Aldeia Histórica e com as sumptuosas paisagens de montanha.

Inscrições abertas: clique aqui
Atreva-se!

Feriado Municipal | Espetáculo Comunitário

No âmbito das Comemorações do Cinquentenário do 25 de abril e do Feriado Municipal de Celorico da Beira, a Companhia Oliveira & Bachtler, em colaboração com a comunidade celoricense, vai levar a efeito no próximo dia 25 de maio, pelas 21H30, no Mercado Municipal, um espetáculo tributo à Revolução dos Cravos e ao fotojornalista da Revolução, o celoricense Alfredo Cunha.

A apresentação do projeto – sessão de esclarecimento ocorrerá dia 3 de maio, pelas 20H30, no Centro Cultural.
Trata-se de um projeto que visa a partilha de ferramentas performativas nos domínios das artes do circo, do teatro físico e da música, com o intuito de projetar para o espaço cénico temáticas singulares aos indivíduos da comunidade. Procura-se através deste tipo de iniciativa desenvolver em conjunto com a comunidade interveniente uma apresentação pública da matéria criativa gerada numa ação de formação.

Assim, se as artes do palco e artes em geral, desde o movimento, teatro, circo, artes plásticas e música, o/a fascinam então, não perca esta oportunidade. Aceite o nosso convite e inscreva-se no Centro Cultural.

Participe numa criação artística!

Diplix – Serões ao Luar

Integrado nas Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril de 1974, o Centro Cultural de Celorico da Beira recebeu neste sábado, 27 de abril, o espetáculo da Academia Diplix, “Serões ao Luar”.

Tratou-se de um concerto especial concebido para evocar a Revolução dos Cravos, feito histórico que derrubou o regime autoritário e opressivo e lançou as sementes da liberdade e da democracia. Durante o espetáculo, os alunos desta Academia presentearam os espetadores com algumas das canções mais icónicas de abril: canções de intervenção e protesto.

Celebração dos 50 anos do 25 de abril em Celorico da Beira

O Município de Celorico da Beira celebrou nesta quinta-feira, 25 de abril, o cinquentenário da Revolução dos Cravos, acontecimento de incomensurável importância na História Contemporânea de Portugal, que derrubou as amarras opressivas da ditadura e conquistou a liberdade e a democracia para o povo português.

As comemorações iniciaram-se pela manhã com o habitual hastear da bandeira e da romagem à estátua do Soldado de Abril e um almoço para toda a comunidade. No período da tarde, decorreu na Biblioteca Municipal a tertúlia “O Interior nos 50 anos da Revolução dos Cravos”, onde está também patente a exposição de “Livros Proibidos e Censurados no Estado Novo” e uma réplica de uma sala de aula da escola primária do Estado Novo, ainda tão enraizada na memória de muitos celoricenses.

As comemorações deste ano visaram, acima de tudo, não deixar cair no esquecimento, avivar e revisitar memórias com vista a evitar a banalização, procurando enfatizar a relevância histórica do 25 de abril, na sua vertente política, social e económica, para a construção do regime democrático e na condução dos destinos da sociedade.

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974 e dar testemunho da sua importância junto das gerações mais jovens, a Câmara Municipal desenhou um vasto e diversificado programa de atividades, a implementar entre 15 de abril a 21 de junho de 2024, com o propósito de envolver a comunidade escolar, futuros homens e mulheres do amanhã, e os celoricenses em geral.

Cantar Abril – Grupo Coral de Maçainhas

O Grupo Coral de Maçainhas subiu ao palco do Centro Cultural de Celorico da Beira, na noite desta quarta-feira, 24 de abril, para apresentar o Concerto Comemorativo dos 50 anos da Revolução dos Cravos – Cantar Abril.

O concerto conduziu os celoricenses numa viagem pelo panorama musical da Revolução, envolvendo-os em sonoridades, ritmos e imagens que caracterizam esse Dia, revisitando canções icónicas, ditas de protesto ou intervenção e imortalizadas por Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho ou Adriano Correia de Oliveira, interpretadas pelo Grupo Coral de Maçainhas, sob a Direção de Rita Loureiro.

O espetáculo, de forte componente visual, tem como fio condutor o poema “As portas que Abril abriu” de Ary dos Santos. E, porque celebrar abril é avivar memórias, este grupo coral brindará os espetadores com um vasto repertório com canções heroicas de Fernando Lopes-Graça e canções de intervenção.

Comemoração | Dia Mundial do Livro | A Biblioteca vai à Fábrica

O município de Celorico da Beira assinalou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com a iniciativa “A Biblioteca vai à Fábrica”, no passado dia 23 de abril.

A Biblioteca Municipal de Celorico da Beira extravasou as barreiras físicas do seu espaço e partiu à procura dos leitores, em particular das funcionárias da Mey Texteis, para despertar neles/as o interesse pela leitura. Assim, durante a hora de almoço e ao fim do dia, a/os interessada/os puderam dirigir-se à entrada da fábrica, e requisitar pelo período de 30 dias, livros, jornais e revistas.

Trata-se de uma iniciativa promovida no âmbito do projeto de itinerância “ Fora da Estante”, que visa sensibilizar a população para a importância da leitura e dos livros, enquanto fatores promotores da literacia e do desenvolvimento de uma sociedade, além de reforçar ou criar laços de proximidade com a Biblioteca Municipal e os seus serviços.

Nesta congruência, a atividade “A Biblioteca vai à Fábrica”, irá regressar, mensalmente, à Mey Texteis e percorrerá outras instituições/comércios/fábricas do concelho.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23/4), foi criado em 1995, aquando da Conferência Geral da UNESCO, que decorreu em Paris.

Inauguração | Parque infantil e de Lazer | Vale da Ribeira

Vai ter lugar no próximo dia 27 de abril, pelas 15H30, a inauguração do Parque Infantil e de Lazer do Freixoeiro, na localidade de Vale da Ribeira, Freguesia da Mesquitela.

A construção deste espaço de lazer, para pequenos e graúdos, é uma homenagem aos beneméritos da terra, Virgínia Félix da Silva e Jerónimo da Silva Saraiva, mas constitui sobretudo, uma mais-valia para a população enquanto promotor da saúde física e mental. A partir de agora, a freguesia dispõe de um espaço ao ar livre, com uma envolvência verde, dentro da localidade, que irá permitir às crianças vivenciar momentos de brincadeira e convívio e, aos seniores, a prática da atividade física.

Por tudo isto, a cerimónia de inauguração simboliza também um agradecimento sentido da Câmara Municipal de Celorico da Beira, da Junta de Freguesia da Mesquitela e da população local, à família Félix da Silva Saraiva, pela benfeitoria.

Comemorações | 25 de abril | Tertúlia

Vai ser levada a efeito no próximo dia 25 de abril, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, a tertúlia “O Interior nos 50 anos da Revolução dos Cravos”, no âmbito das Comemorações do Cinquentenário do 25 de abril de 1974.

O propósito desta iniciativa é promover uma conversa, em que os interlocutores convidados partilham as suas vivências, para lançar a reflexão e o debate sobre a Revolução do 25 de abril de 1974 e as mudanças que este veio operar na sociedade portuguesa e, em particular, no Interior do país.

Presta-se assim homenagem aos espaços democráticos da reunião e da discussão, abertos no fim do Estado Novo à participação pública, popular e livre.

Será certamente um momento único: uma conversa rica de memórias de abril!
A não perder!

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado em Fornotelheiro

A Câmara Municipal de Celorico da Beira e o Geopark Estrela, com o apoio da Junta de Freguesia de Fornotelheiro, organizaram neste sábado, 20 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, uma caminhada interpretativa com a passagem em dois geosítios, a Lapa de Fornotelheiro e o Penedo do Sino, mas também à estação arqueológica e necrópole de São Gens.

A celebração da efeméride terminou com uma visita encenada/Recriação Teatral “O Enforcado” que levou o público a viajar pelo passado e assistir a um crime, um assassino… e a sua sentença… ser levado para o alto da aldeia de Fornotelheiro, onde se situa a temível forca, destinada a cumprir os preceitos da justiça nos foros do concelho.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS – International Council on Monuments and Sites, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Centro Cultural | Ativar + Mente | “Vamos”

O Centro Cultural de Celorico da Beira recebeu nesta sexta-feira, 19 de abril, a apresentação do projeto “Vamos” – Cuidar em Demência, mais uma atividade no âmbito do projeto Ativar + Mente.

A apresentação esteve a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Seia, que deu a conhecer a iniciativa de intervenção social “Vamos”. Trata-se de uma resposta social, constituída por uma equipa multidisciplinar que pretende, acima de tudo, prestar um serviço de intervenção em pessoas com demência, com o intuito de retardar a evolução da doença através de uma metodologia única e inovadora, desenvolvida com base nos últimos estudos científicos nesta área, além de atuar junto dos Cuidadores Informais.

A iniciativa terminou com um momento musical com o grupo “Cibana”.

Desfile de Primavera | Agrupamento de Escolas | Celorico da Beira

Cerca de 400 alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira e dos Jardim-de-infância, Casa D. João Oliveira Matos e O Moinho, desfilaram hoje de manhã, pelas ruas da Vila, para saudarem efusivamente a primavera.

A população foi presenteada com um cortejo onde reinava a animação, a alegria contagiante e o divertimento entre alunos, professores, auxiliares e acompanhantes.

Os desfilantes, vestidos com trajes, que eram verdadeiros hinos à primavera em tons alegres e vivos, deram as boas vindas a esta estação do ano e celebraram a vida de forma alegre, expansiva e muito colorida.

A primavera é a época do ano em que a Mãe Natureza desperta dos longos dias cinzentos e frios do inverno. O sol e o calor aquecem e iluminam a Terra desencadeando o pulsar da vida. A natureza renasce: pinta-se de tons alegres e coloridos e perfuma-se com fragâncias suaves e doces. É a vida. São as crianças!

Solar do Queijo | SAGALEXPO | 15 a 17 de abril

O Solar do Queijo Serra da Estrela esteve presente na SAGALEXPO, exposição de Sabores de Portugal, que decorreu de 15 a 17 de abril, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Esta participação do Solar do Queijo na 3ª edição da SAGALEXPO teve o propósito de promover, valorizar e defender um cabaz de produtos endógenos, dos mais emblemáticos do município de Celorico da Beira, com especial enfoque no queijo de ovelha (curado, velho e Serra da Estrela), uma das 7 maravilhas da gastronomia, verdadeiro cartão de visita e embaixador da Serra da Estrela, aquém e além fronteiras.

A SAGALEXPO, Feira de exportação de sabores portugueses, tem constituído uma janela de oportunidades para as empresas contactarem novos mercados, estabelecerem novas relações comerciais e de parceria, assim como, uma alavanca para a internacionalização dos seus negócios. Com este intuito, o certame atraiu muitos visitantes nacionais e estrangeiros e muitos expositores, dos mais variados setores de atividade: agroalimentar, azeite, bebidas, vinhos, lacticínios, carnes, produtos biológicos, equipamentos, logística, serviços financeiros, entre outros.

Celorico da beira recebeu Ação de Treino Operacional com Equipas de Sapadores Florestais das Beiras e Serra da Estrela

Decorreu nesta quinta-feira, 18 de abril, em Celorico da Beira, uma ação de treino que contou com cerca de 100 elementos das equipas de sapadores florestais da Sub-região das Beiras e Serra da Estrela, no âmbito da sua preparação para a integração no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2024 (DECIR), uma organização do ICNF através do Núcleo Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela em parceria com o Município de Celorico da Beira.

A convite do Núcleo Sub-Regional esteve presente a GNR/SEPNA da Guarda, sala EMEIF e Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela.

Durante o período da manhã foram realizadas sessões no Centro Cultural de Celorico da Beira com várias temáticas desde comunicações, segurança em incêndios florestais, equipamento hidráulico entre outras e na parte da tarde as ações de componente prática foram realizadas no exterior junto ao Estádio Municipal.

Celorico da Beira celebrou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma caminhada e visita guiada

Decorreu ao início da manhã desta quinta-feira, 18 de abril, uma caminhada com uma visita guiada destinada aos alunos do secundário da Escola Sacadura Cabral a alguns monumentos e locais para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A visita guiada iniciou-se no castelo e centro histórico de Celorico da Beira, com passagem na calçada romana, Ponte da Lavandeira, Estação Arqueológica e Necrópole de São Gens, Penedo do Sino e a terminar uma visita a um moinho de água.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do Património Cultural Nacional, mas que celebre, igualmente, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do Património Cultural de todo o mundo.

Eleições Europeias | Recrutamento | Técnico de Apoio Informático

Estão abertas as candidaturas até ao próximo dia 30 de abril para recrutamento de 25 Técnicos de Apoio Informático, para prestarem apoio junto das mesas de voto no município de Celorico da Beira, nas Eleições Europeias que terão lugar a 9 de junho.

O recrutamento destes técnicos de informática visa dar resposta às necessidades que surjam nesse dia, uma vez que é a 1ª vez que serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados, disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo.

A seleção dos candidatos terá em conta a observância de requisitos e a aceitação de alguns procedimentos, a saber:

  • Maiores de 18 anos;
  • Possuir as habilitações literárias exigidas para o desempenho das funções, ou seja, 12.º ano ou ensino superior, nas áreas de formação tecnológica em informática ou em sistemas de informação e de comunicações;
  • Frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), em instalações do IEFP ou da Câmara Municipal;
  • Dar formação aos membros das mesas de voto na manhã do dia 1 de junho de 2024;
  • Participar nos testes a realizar na tarde do dia 1 de junho, nas respetivas mesas de voto;
  • Prestar apoio durante todo o dia do ato eleitoral (9 de junho);
  • O Técnico de Apoio Informático é remunerado com uma compensação no valor total de 177,45€, (59,15€/dia), que só receberá se participar integralmente nas tarefas previstas para os 3 dias.

Para inscrição e mais informações, consulte por favor: AVISO N. 9469/2024

Comemorações | 25 de abril | Filme «25 de Abril de 1974, Quinta-feira»

As comemorações do Cinquentenário da Revolução dos Cravos no município de Celorico da Beira, iniciaram ontem, na Escola EB2,3 Sacadura Cabral.

A comunidade escolar visualizou o filme «25 de Abril de 1974, Quinta-feira», com fotografias de Alfredo Cunha e banda sonora de Rodrigo Leão, um recurso que o fotógrafo disponibiliza ao público de Celorico, com o objetivo de reforçar o conhecimento da história recente. O filme estará também em exposição no Centro Cultural de Celorico da Beira, entre 15 de abril e 24 de maio.

Com a historiadora Lia Nunes, alunos e professores acompanharam o fotojornalista celoricense Alfredo Cunha no dia que há 50 anos mudou Portugal. O dia feliz em que um golpe militar se transformou em revolução popular, e cuja memória fotográfica devemos aos profissionais da imprensa que nesse dia publicaram pela primeira vez sem censura prévia.

Ficou também o convite para a apresentação do livro de fotografias de Alfredo Cunha que decorrerá dia 23 de maio, na Vila, no âmbito do Feriado Municipal.

Comemorações | 25 de abril | Diplix – Serões ao Luar

Integrado nas Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril de 1974, o Centro Cultural de Celorico da Beira acolhe no próximo dia 27 de abril, pelas 21H30, o espetáculo da Academia Diplix,  “Serões ao Luar”.

Trata-se de um concerto especial concebido para evocar a Revolução dos Cravos, feito histórico que derrubou o regime autoritário e opressivo e lançou as sementes da liberdade e da democracia. Durante o espetáculo, os alunos desta Academia irão presentear os espetadores com algumas das canções mais icónicas de abril: canções de intervenção e protesto.

A entrada é gratuita, no entanto, carece de levantamento prévio de bilhete no Centro Cultural.

Não perca!

Centro Cultural | Ativar + Mente | “Vamos”

O Centro Cultural de Celorico da Beira acolhe no próximo dia 19 de abril, pelas 14H30, a apresentação do projeto “Vamos” – Cuidar em Demência, mais uma atividade no âmbito do projeto Ativar + Mente.

A apresentação estará a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Seia, que nos dará a conhecer a iniciativa de intervenção social “Vamos”. Trata-se de uma resposta social, constituída por uma equipa multidisciplinar que pretende, acima de tudo, prestar um serviço de intervenção em pessoas com demência, com o intuito de retardar a evolução da doença através de uma metodologia única e inovadora, desenvolvida com base nos últimos estudos científicos nesta área, além de atuar junto dos Cuidadores Informais.

Durante a tarde, haverá espaço para um momento musical com o grupo “Cibana” e um coffee-break no final da atividade.

Aula de Educação Ambiental no primeiro Laboratório de Rios do concelho de Celorico da Beira

No decorrer dos trabalhos executados na Ribeira de Linhares, ao abrigo do protocolo estabelecido entre a APA, o Fundo Ambiental e o Município de Celorico da Beira, foi promovida na localidade da Mesquitela, local onde foi implementado o primeiro Laboratório de Rios do concelho, uma aula de Educação Ambiental ministrada pelo Eng.º Pedro Teiga, aos alunos do 6ª A, tendo em vista sensibilizar as crianças para a importância desta intervenção fluvial que teve como objetivo renaturalizar o espaço ribeirinho melhorando as suas condições biofísicas e mostrar-lhes as técnicas de solução natural utilizadas de estabilização de margens e taludes de modo a garantir a melhoria do ecossistema ribeirinho.

O que se pretende com esta renaturalização é a recuperação do espaço e suas funções ecológicas e hidrológicas, sendo que para tal é fundamental a presença de vegetação autóctone ribeirinha.

A criação deste Laboratório é um importante passo na promoção da educação ambiental e no envolvimento da população na valorização deste património natural que a todos nós pertence.

Comemorações | 25 de abril | Réplica de Sala de Aula

No âmbito do Cinquentenário da Revolução dos Cravos, vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, entre 15 de abril e 28 de junho, uma réplica de uma sala de aula da escola primária do Estado Novo, ainda tão enraizada na memória de muitos celoricenses.

Esta recriação vai permitir uma viagem às suas infâncias e reviver espaços, episódios e amizades que marcaram essa fase das suas vidas e que moldaram, de certa maneira, as pessoas que são hoje.

Na mostra “Escola do Estado Novo”, o visitante terá a oportunidade de reencontrar alguns objetos emblemáticos, verdadeiros símbolos do Antigo Regime e dos valores que apregoava e defendia, como a ardósia, a fotografia do Chefe de Estado, o crucifixo, a escalfeta, caixa métrica, as carteiras de madeira com o tinteiro, o ponteiro/cana, os mapas de Portugal e do seu império, manuais escolares coloridos e patrióticos e a palmatória ou vulgo régua ou menina-de-cinco-olhos, de tão má memoria para as crianças nesses tempos.