18ª Volta a Portugal de Juniores arranca em Celorico da Beira

Arranca em Celorico da Beira a 1ª Etapa da 18ª Volta a Portugal de Juniores, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo. A prova terá início no próximo dia 29 de agosto, com um percurso de 96,3 km e terminará em Almeida.

Com início às 13h00, a partida simbólica será junto ao mercado municipal de Celorico da Beira. O pelotão jovem seguirá pela Avenida da Corredoura, Rua do Hotel e atravessará a vila até à estrada N102, onde, nas proximidades da Repsol, será dada a partida oficial às 13h05. O percurso levará os ciclistas pelas localidades de Celorico Gare, Baraçal e Maçal do Chão.

Entre as 13h00 e as 13h30, a circulação rodoviária nas vias mencionadas será condicionada, sendo solicitada a compreensão e colaboração de todos os cidadãos.

Este início promete uma competição intensa e emocionante, até ao dia 1 de setembro, onde se destacarão os melhores jovens do ciclismo nacional.

Para mais informações sobre a prova, clique aqui.

Convite às Juntas de Freguesia, Associações e Coletividades: Participe na Feira de Produtos Locais – “É nosso. É bom!”

A Câmara Municipal de Celorico da Beira lança o desafio a todas as Juntas de Freguesia, Associações e Coletividades do concelho a participar na Feira de Produtos Locais – “É nosso. É bom!”, que terá lugar nos dias 14 e 15 de setembro de 2024, no mercado municipal. Este evento faz parte das Festas de Santa Eufémia, que vão decorrer de 13 a 16 de setembro.

No âmbito da revitalização da Feira anual de Santa Eufémia, a Feira de Produtos Locais tem como principal objetivo promover e valorizar os produtos locais, incentivando o desenvolvimento da economia regional e destacando o que de melhor temos para oferecer.

Horários da Feira:

  • Sábado, 14 de setembro: 15:00 – 22:00
  • Domingo, 15 de setembro: 11:00 – 20:00

Esta é uma oportunidade única para as Juntas de Freguesia, Associações e Coletividades promoverem os seus produtos, fortalecerem o espírito comunitário e contribuírem para o desenvolvimento local.

Inscreva-se até dia 5 de setembro e venha fazer parte deste evento que celebra o que é nosso e que é bom!

Normas de funcionamento e inscrições, aqui.

Caminhar com Ciência no Estrela Geopark | Prados – Celorico da Beira

A freguesia de Prados em Celorico da Beira recebe a próxima edição do “Caminhar com Ciência” do Estrela Geopark Mundial da UNESCO a 21 de setembro, com ponto de encontro junto à igreja da aldeia de Prados, pelas 9:30h.

Esta será mais uma oportunidade de explorar a educação ambiental e patrimonial enquanto contribuímos para a preservação do nosso território.

Participe e descubra, durante esta caminhada, o que torna esta uma das atividades mais emblemáticas do Geopark Mundial da UNESCO!

Para mais informações e inscrição, aqui.

Linhares da Beira recebeu Festival Internacional de Parapente

Linhares da Beira, Catedral do Parapente em Portugal, recebeu desde o dia 14 até 18 de agosto o Festival Internacional de Parapente.

Coorganizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e o Clube de Voo Livre Vertical, com o apoio da Junta de Freguesia de Linhares da Beira, o Festival foi composto por competições, voos recreativos e de lazer, que ofereceu aos participantes uma experiência única que alia a paixão pelo parapente e a beleza intemporal de Linhares da Beira.

A edição deste ano desenrolou-se em quatro vertentes. Na Competição A, dirigida a pilotos experientes, esteve em disputa o Troféu Sacadura Cabral, numa homenagem ao heroico aviador celoricense, protagonista e mentor da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Na Competição B, destinada a pilotos iniciados, o(a) vencedor(a) conquistou o Troféu Linhares da Beira. Na vertente Lazer, puderam inscrever-se os pilotos que apenas pretendiam voar no mais antigo evento de voo livre em Portugal e desfrutar da beleza singular deste território serrano. Os curiosos poderam inscrever-se em voos de iniciação de parapente bilugar, e imergir numa aventura que lhes permitirá vivenciar experiências únicas e inesquecíveis.

Desde agosto de 1992, o parapente tem atraído à Aldeia Histórica de Linhares da Beira, muitos praticantes e amantes desta modalidade desportiva, dos quatro cantos do mundo.

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS

AVISO À POPULAÇÃO

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se perigo de incêndio rural Muito Elevado a Máximo no interior Norte e Centro e no Algarve.

Consulte aqui o aviso

Município de Celorico da Beira oferece cadernos de atividades a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclo

O Município de Celorico da Beira, seguindo a prática dos anos anteriores, irá oferecer, aos alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, matriculados no Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, cadernos de atividades para o ano letivo 2024/2025.

A aquisição dos cadernos será feita através de um sistema de vouchers, disponíveis no Gabinete de Educação do Município de Celorico da Beira, a partir de segunda-feira – 19 de Agosto, pelos Encarregados de Educação.

Com o voucher, pais/encarregados de educação, deverão deslocar-se às papelarias aderentes, para efetuar a encomenda dos cadernos de atividades, até 30 de setembro.

Papelarias aderentes:
• Papelaria Click Gest
• Papelaria Rossio
• Papelaria Zenith

II Trail do Cerco: Ana Patrícia e Hélio Costa apadrinham evento em Celorico da Beira

No próximo dia 15 de setembro, Celorico da Beira acolhe a segunda edição do Trail do Cerco, uma organização conjunta entre o município e a vila de Vila-Chã Aldeia Trail de Portugal. O evento, que destaca a histórica resistência do Alcaide Fernão Rodrigues Pacheco, será apadrinhado por dois renomados participantes da modalidade: Ana Patrícia e Hélio Costa.

Ambos os padrinhos, conhecidos pelo seu desempenho no trail, trazem um prestígio adicional à competição, que promete desafiar os atletas em percursos de 24 km e 14 km, além de uma caminhada de 9 km.

Para mais informações e inscrições consulte acorrer.pt

2º Water Challenge | Ratoeira | Rio Mondego

No próximo dia 1 de setembro, domingo, o Gabinete de Desporto do Município de Celorico da Beira, em parceria com a Junta de Freguesia da Ratoeira, realizará a segunda edição do “Water Challenge”, junto às margens do Rio Mondego, na freguesia da Ratoeira.

Atividade gratuita que incluirá uma série de desafios e obstáculos, como pneus, cordas, redes, fardos de palha, canoagem e paintball.

A organização promete momentos de pura adrenalina e diversão, oferecendo uma experiência única e inesquecível para todos os participantes.

Programa:

08h30 – Abertura do secretariado

09h30 – Início da prova

12h30 – Almoço

14h30 – DJ e insufláveis

 

A participação na prova requer inscrição prévia, que pode ser feita individualmente ou em equipas de 2 a 4 pessoas.

Para mais informações e inscrições, entre em contacto:
Telefone: 271 712 261 | 271 747 476
E-mail: desporto@cm-celoricodabeira.pt
Local: Piscinas Municipais de Celorico da Beira

Feira Anual de São Lourenço em Celorico da Beira 2024

Decorreu na manhã deste sábado, a 10 de agosto, a tradicional Feira Anual de São Lourenço desenvolvida em moldes tradicionais: espaço de compra e venda de produtos alimentares, vestuário, calçado, têxteis, mobiliário, artefactos agrícolas e de cozinha, etc…

É objetivo do Município que o S. Lourenço seja mais que uma feira, uma festa, um espaço de reencontros, de lazer e de socialização, porquanto o mês de agosto representa, para uma grande maioria de celoricenses, férias, descanso, diversão e regresso dos emigrantes à terra natal. Neste sentido, promove um momento musical com a Ana Malhoa para celebrar o S. Lourenço, o verão mas, acima de tudo, para saudar e dar as boas-vindas aos emigrantes, celoricenses espalhados pelos quatro cantos do mundo, na tentativa de proporcionar um momento alegre e descontraído, usufruído na companhia de familiares e amigos.

Ana Malhoa e Dj Martinez | Feira de São Lourenço

Decorreu na noite desta sexta-feira, 9 de agosto, no Jardim Parque Carlos Amaral, a antecipar a Feira de São Lourenço, o concerto com Ana Malhoa que animou a noite e envolveu os espetadores com as suas performances em palco e, sobretudo, as suas músicas, de ritmos e sons que variam entre os latinos (calientes), ao reggaeton e tropical urbano. A festa prolongou-se pela noite dentro com o DJ Martinez, para a juventude e o público mais resistente e noctívago.

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS

AVISO À POPULAÇÃO

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se perigo de incêndio rural Muito Elevado a Máximo no interior Norte e Centro e no Algarve.

Consulte aqui o aviso

Ambiente | Recolha de RSU | Renovação da Frota

O município de Celorico da Beira renova frota automóvel para recolha de RSU.

Arrancou na segunda-feira (5/8), o processo de renovação da frota automóvel para recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU), com a receção do primeiro camião do lixo, destinado a operar na zona histórica da vila e nas aldeias com arruamentos estreitos, e, no final do ano, será entregue uma 2ª viatura.

A aquisição destes equipamentos entronca-se no prosseguimento das políticas de proteção ambiental, encetadas por este Município, com vista a mitigar os efeitos nocivos da enorme produção de resíduos urbanos, que colocam em risco a saúde pública e a própria sustentabilidade do planeta.

Assim, a renovação desta frota automóvel vem permitir a otimização dos circuitos de recolha de lixo, o que implicará, forçosamente, alterações no calendário de recolha atual, pelo que, oportunamente, será divulgado o novo mapa de recolha de lixo no concelho.

No âmbito da sensibilização ambiental, apela-se uma vez mais aos celoricenses  para procederem a uma deposição seletiva do lixo, com vista à sua reutilização e reciclagem, por forma a contribuírem para a proteção da Mãe Natureza e potenciarem um desenvolvimento sustentável.

CAF e AAAF | Sta Luzia e Lajeosa do Mondego

Os serviços de Componente de Apoio à Família e Atividades de Animação e Apoio à Família de Santa Luzia e Lajeosa do Mondego, promoveram durante o mês de julho, atividades lúdico-pedagógicas e de lazer destinadas às crianças que frequentam estes espaços.

Com o intuito de desenvolver nas crianças o conhecimento, a criatividade, a autonomia, a responsabilidade, a capacidade de iniciativa e incutir-lhes os valores de amizade e tolerância, desenvolveram-se as atividades fora dos espaços físicos habituais a que estão confinados durante o ano, por forma a descobrirem e contactarem com a realidade social em que estão inseridas.

A programação que se desenhou deu primazia à vertente lúdico-pedagógica, sem esquecer a cultura, o património, a gastronomia e as tradições mas, acima de tudo, muita brincadeira e divertimento.

Assim, as crianças além de jogos e brincadeiras, puderam desfrutar de mergulhos na piscina de Maçal do Chão e na praia fluvial da Lajeosa do Mondego; Realizaram visitas à Biblioteca Municipal e privaram com a escritora Madalena Santos nas instalações da Creche de Santa Luzia; Visitaram também a GNR de Celorico da Beira, os Bombeiros, o Solar do Queijo e o Castelo de Linhares; Festejaram o Dia Mundial da Pizza e foram cozinheiros por 1 dia; Celebraram o Dia Mundial dos Avós no Parque de Lazer da Ratoeira e, por fim, brincaram no Parque Urbano do Rio Diz e assistiram a uma sessão de cinema na cidade da Guarda.

Pretendeu-se com estas as atividades ocupar de forma saudável os tempos livres, desenvolver o espírito de grupo e o sentimento de partilha.

Para estas crianças foi, sem dúvida, um mês de julho inesquecível e uma maneira divertida de viver o verão e as férias.
A repetir para o ano!

Birdwatching na Estrela | Celorico da Beira

O concelho de Celorico da Beira, recebeu neste domingo, 4 de agosto, mais uma edição do Birdwatching na Estrela, promovido pelo Estrela Geopark, com o apoio do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens e do Município de Celorico da Beira.

Um dia para observar e interpretar a Avifauna da Montanha de Portugal, entre Celorico da Beira e Linhares da Beira, os participantes puderam conhecer o património e conhecer melhor as espécies de aves que cruzam os céus de Celorico da Beira.

“ECOMARKET – Agroecologia para todos” realizou-se em Celorico da Beira

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Celorico da Beira organizou no sábado, 03 de agosto, o evento “ECOMARKET – Agroecologia para tod@s”, que decorreu no largo do Tribunal das 9H00 às 13H00. Esta iniciativa, conduzida pelo Grupo GAF – Grupo Aprender em Festa, tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade para os benefícios das práticas agroecológicas para o homem e o meio ambiente.

Realizado há vários anos em Gouveia e expandido no ano passado para Celorico da Beira, o ECOMARKET é um mercado de produtos naturais, biológicos e locais, cultivados por migrantes dos dois municípios. Através deste evento, busca-se promover a integração social e a multiculturalidade dos migrantes, ao mesmo tempo que se apela ao consumo sustentável e à preservação ambiental.

Cerimónia da escritura pública da Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela

Decorreu nesta sexta-feira, 2 de agosto, na Nossa Senhora de Assedace, nos Casais de Folgosinho no concelho de Gouveia, a cerimónia da escritura pública da Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela – AMPNSE.

A sessão contou com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, do Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Carlos Ascensão, do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, do Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro e do Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu Marques, todos signatários e membros integrantes desta Associação de Municípios.

A Associação de Municípios de fins específicos do Parque Natural da Serra da Estrela é uma associação de direito público centrada na coordenação das operações de revitalização e desenvolvimento deste território, enquanto resposta capaz de assegurar a implementação dos projetos, de âmbito municipal e intermunicipal, integrados no Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela – PRPNSE.

Assim e tendo em vista a promoção do desenvolvimento económico e social, a AMPNSE tem como principal objetivo promover a cooperação e articulação entre os municípios associados, especialmente no que respeita à reabilitação e desenvolvimento do Parque Natural da Serra da Estrela, procurando promover o desenvolvimento sustentável da região, a recuperação e revitalização do seu património natural e biodiversidade, a inovação e investimento para a revitalização dos setores produtivos e diversificação da base económica da região, combatendo a perda demográfica e tornando o território mais resiliente às alterações climáticas e aos seus efeitos, preservando e valorizando o seu principal ativo patrimonial.

A sede social da Associação é o Centro Interpretativo da Serra da Estrela, no lugar da Torre e a duração do mandato do Conselho Diretivo será anual, sendo exercido de forma rotativa.

Celorico da Beira | BUPI | Registo de Terrenos

Os proprietários de terrenos ou prédios rústicos que ainda não procederam ao registo ou georreferenciação dos mesmos, podem fazê-lo até final de novembro, de segunda a sexta-feira, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00, no Balcão Único de Prédio (BUPI), instalado para o efeito, no Edifício de Apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Os interessados devem proceder ao agendamento do mapeamento através do telefone 271 74 74 00 ou dirigir-se, presencialmente, ao serviço eBUPi na Câmara Municipal, fazendo-se acompanhar dos seguintes documentos:
• Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e NIF;
• Caderneta predial com o número das matrizes ou informação para consulta no Portal das Finanças;
• Habilitação de Herdeiros ou Imposto de Selo (em caso de herança).

Parque Agroecológico | Requalificação Urbana | Lazer | Sustentabilidade

O município de Celorico da Beira tem em execução o Parque Agroecológico da vila que vai permitir a revitalização e dinamização da malha urbana, apostando numa conjugação entre a preservação do passado e as suas tradições e a resposta às exigências do futuro por forma a garantir a sustentabilidade ambiental.

Na sua essência, um Parque Agroecológico caracteriza-se como um espaço de promoção de produção agrícola verde, livre de agrotóxicos, fomentador da sustentabilidade do planeta.

Neste âmbito, o projeto em curso no centro da vila de Celorico, representa, por um lado, uma solução de limpeza, embelezamento e requalificação da urbe e do seu edificado e, por outro, a oferta de um espaço público de manutenção e preservação de tradição agrícola, bem como, um sítio de socialização e lazer destinado a todas faixas etárias da população residente e visitantes.

Assim, este novo espaço público recreativo e pedagógico ambiental vai criar hortas pedagógicas/comunitárias, garantir uma estrutura vegetal qualificada e sustentável, que protege os ecossistemas e adaptada às condições naturais e alterações climáticas, com predominância de árvores autóctones, além de conceber espaços como a Casa Terra destinados a workshops e comercialização de produtos agrícolas locais. No que respeita à vertente recreativa, com este projeto os celoricenses vão ter à disposição um novo espaço público de socialização e convívio onde vão poder desfrutar de uma Piscina exterior, com acessos fáceis, apoiada com um bar, balneários e uma área de estar, além de diversas zonas para eventos.

O Parque Agroecológico de Celorico da Beira tem uma área de 6,4 ha, distribuída por 3 parcelas, devidamente limitadas e fisicamente separadas pela Rua do Serrado e pela N102. Conta com 38 lugares de estacionamento, incluindo 2 para mobilidade reduzida, infraestruras de apoio às zonas de cultivo, resultantes da requalificação de edificado em ruinas, bar, cafetaria, WC e zonas de clareiras para uso recreativo. Será também dotado com mobiliário urbano e iluminação funcional e eficiente energeticamente.

Este novo espaço público objetiva, acima de tudo, promover a biodiversidade, mitigar os impactos cada vez maiores e mais frequentes das alterações climáticas, através da combinação das funções produtivas e a proteção ambiental; afirmar e valorizar o carácter local dos produtos, enquanto garantes da identidade e incitadores do desenvolvimento socioeconómico do concelho; estimular a sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e impulsionar a socialização e o convívio entre os celoricenses.