Covid-19 | Proposta de reforço financeiro para apoio às famílias, pequeno comércio e instituições

O Executivo da Câmara Municipal de Celorico da Beira decidiu levar a votação, na próxima reunião de Câmara, uma proposta de reforço financeiro para o fundo de apoio covid-19.

 

A proposta do Executivo Municipal será votada na próxima quarta-feira pela Câmara.

Trata-se de, no imediato, dar continuidade à execução das medidas de apoio às famílias, pequeno comércio local e instituições, medidas que foram aprovadas em abril e que vigorarão até ao final deste ano.

 

Esta proposta, que já estava a ser planeada há algum tempo, prevê a criação de um fundo covid-19 inicial de 100 000 € para ser executado no ano de 2021, plano que será reavaliado ao longo do próximo ano em função das necessidades da população e evolução da situação pandémica.

 

Neste último trimestre do ano de 2020, o Executivo propõe transferir uma parte significativa de verbas que estavam previstas para suportar eventos, que entretanto foram cancelados, e festividades de animação de Natal, para reforçar o fundo de apoio de imediato e permitir capacitar as respostas à covid-19, no imediato.

 

O fundo de apoio covid-19 tem sido executado pela Autarquia desde a sua aprovação pela Câmara em abril. Para se ter a noção da dimensão do impacto da crise sanitária nas contas públicas, e que se prolonga há mais de 8 meses, foram gastos, até ao presente, 150 000 € em apoios diretos e indiretos, medidas extraordinárias que responderam à perda de rendimentos das famílias e pequeno comércio, e apoio direto às instituições sociais.

 

De registar que, se este processo fosse há um ano atrás, estaríamos perigosa e irremediavelmente comprometidos na nossa capacidade de intervenção, face às exigências e complexidade do problema.

Felizmente, hoje temos condições para poder dar uma resposta razoável e satisfatória, fruto daquilo que tem sido uma política de gestão criteriosa, sensata e rigorosa que, a par do cumprimento escrupuloso dos nossos compromissos face à dívida antiga, permite-nos, ao mesmo tempo, estarmos a entrar numa situação de normalidade e equilíbrio financeiro, num quadro desejável e fundamental para o presente e futuro do Município e dos munícipes.

 

A todos agradecemos a compreensão e colaboração. BEM HAJAM