Covid-19 | Campanha #EUSOBREVIVI | Prevenção e Combate à Violência Doméstica
A violência doméstica, mormente a violência contra as mulheres, é intemporal, transversal a todas as classes sociais e não tem fronteiras. Cada vez mais, a comunicação social bombardeia-nos com notícias de crimes de violência doméstica que abrem telejornais e enchem páginas de jornais, engrossando vertiginosamente as estatísticas de vítimas mortais por violência doméstica, no nosso país e no mundo.
A crise pandémica impeliu a sociedade para o confinamento e veio agravar perigosamente o risco de vida da vítima de violência doméstica, tornando-a mais vulnerável e indefesa. Para a vítima a casa deixa de ser o porto seguro e torna-se o cativeiro onde, defender-se do agressor, é tão ou mais difícil que defender-se do vírus.
#EUSOBREVIVI é uma campanha de sensibilização sobre a problemática da violência doméstica e a violência contra as mulheres, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), dirigida simultaneamente, à sociedade, incitando-a agir e à vítima, munindo-a de conselhos e informações úteis para se proteger. Lançada no passado dia 25 de novembro de 2020, no âmbito da comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a campanha #EUSOBREVIVI assentou em mensagens escritas por vítimas durante a primeira vaga da pandemia para a linha SMS 3060.
Porque a violência doméstica e a violência contra as mulheres é um crime público e uma responsabilidade da coletiva, nestes tempos de pandemia que atravessamos, é imperioso e vital que a comunidade reforce a vigilância e o alerta e, se mobilize no apoio às vítimas de violência doméstica, contactando para o efeito, os seguintes serviços:
Linha Informação CIG – 800 202 148
Linha de Emergência Nacional – 112
Linha de Emergência Social – 144
SOS Criança – 116 111
Linha SMS – 3060
Não ignore. Não olhe para o lado. Atue com rapidez. Denunciar crimes de violência doméstica é um dever de todos.