Estimulação Física e Cognitiva ao Domicilio
O município de Celorico da Beira, protocolou com Projeto NeuroCEDE, da APSCDFA e iniciou a sinalização de alguns casos que apresentam risco de desenvolvimento de demência, tendo, assim, iniciado a sua intervenção neste concelho, desde o passado mês de abril 2023, em contexto domiciliário.
O projeto intervem de forma especializada ao nível da qualidade de vida das pessoas com demência, destinando-se a pessoas idosas e não idosas que estejam a vivenciar um processo de comprometimento cognitivo ou que apresentem dois ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de quadros demenciais (diabetes, hipertensão, etc.). Os técnicos fazem a Avaliação, Encaminhamento e Intervenção. Sempre que se justifique a necessidade os técnicos municipais encaminham as pessoas sinalizadas para sessões de fisioterapia em contexto domiciliário.
Destinatários
Pessoas idosas e não idosas que estejam a vivenciar um processo de comprometimento cognitivo ou com 2 ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de quadros demenciais (diabetes, hipertensão, etc.).
O projeto NeuroCEDE tem por fim primordial a melhoria da qualidade de vida da pessoa com demência. Este grande objetivo será atingido recorrendo a uma equipa multidisciplinar constituída por médico psiquiatra, neuropsicóloga, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, psicomotricista e animadora sociocultural. O projeto NeuroCEDE, dinamiza em gabinete próprio ou no domicílio.
Serviços prestados
- Avaliação neuropsicológica
- Consultas de psiquiatria
- Estimulação cognitiva
- Estimulação física
- Estimulação multissensorial
- Apoio psicossocial para pessoas com demência e seus cuidadores
Onde se dirigir para atendimento
Rua Sacadura Cabral Nº 154 A
6360-350 Celorico da Beira
Segunda-feira a Sexta-feira
09:00 h às 13:00 h
14:00 h às 16:00 h
Tel: 271 71 20 30
E-mail:claim@cm-celoricodabeira.pt