Motricidade Infantil
“Na escola aprende-se com o corpo todo”
Partindo desta perspectiva, as aulas com foco na motricidade infantil apresentam-se como imprescindíveis para o crescimento normal e saudável da criança. Desta forma, o Serviço Municipal de Desporto realiza, em conjunto com as creches aderentes do Município, aulas de atividade física com as crianças, promovendo assim o seu desenvolvimento motor global, incutindo-lhes o gosto pelo movimento.
Diabetes em Movimento
O projeto “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes do tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa para a Diabetes.
É um programa multi-institucional, multidisciplinar e multi-componente implementado em ciclos de nove meses (outubro a junho), com 3 sessões semanais de exercício físico (2ªs, 4ªs, 6ªs feiras), de 90 minutos de duração. As sessões são operacionalizadas em grupo (10 a 15 pessoas) na sala de grupo das Piscinas Municipais, sendo conduzidas por um Técnico de Exercício Físico e Enfermeiros. São usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos mínimos e de baixo custo.
Atividades de Enriquecimento Curricular
As aulas de enriquecimento curricular são aulas lecionadas ao 1º ciclo do Ensino Básico, onde pressupõe jogos, brincadeiras e dança. Estas aulas procuram garantir aos alunos uma oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo e promove a articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais. Atividade Física e Desportiva (jogos e brincadeiras) com a Atividade Rítmica e Expressiva (dança), são operacionalizadas com o intuito de contribuir, de forma transversal, na aprendizagem de conteúdos a nível motor, cognitivo e psicossocial.
Desporto Sénior
No que diz respeito à atividade com idosos, nomeadamente, gerontomotricidade, o Serviço Municipal de Desporto em conjunto com a Universidade Sénior dinamizam aulas de grupo devidamente estruturadas e com foco na manutenção das capacidades funcionais. Além disso, as atividades em meio aquático também se evidenciam como uma grande valia na dinamização de atividades com a população em questão, promovendo a manutenção das capacidades acima mencionadas.
Apoio ao Associativismo
O Serviço Municipal de Desporto apoia as várias associações nas diversas atividades dinamizadas ao longo do ano, quer a nível organizacional, quer a nível funcional, dentro e fora do concelho.
As relações estabelecidas com as associações do concelho têm vindo a demonstrar-se com uma mais valia para a dinamização de atividades devido à reciprocidade, entreajuda e colaboração que estas prestam nas atividades promovidas pelo Serviço Municipal de Desporto. Já fora do concelho, existe um apoio à modalidade de Basquetebol da Guarda, nos seus diversos escalões, disponibilizando as infra-estruturas necessárias para a realização das sessões de treino e jogos.
Férias Desportivas e Culturais
A promoção e generalização da prática desportiva junto da população jovem é um fator essencial de melhoria da qualidade de vida e de formação pessoal, social e desportiva. O acesso dos jovens à prática desportiva constitui um importante fator de desenvolvimento desportivo e social. As férias escolares são, por si só, sinónimo de tempo livre, lazer e alegria para os mais novos. Mas em Celorico da Beira, as férias escolares são muito mais do que isso, são desportivas, recreativas, ecológicas; são de enriquecimento físico e cultural, são as Férias Desportivas e Culturais.
O projeto “Férias Desportivas e Culturais” é uma iniciativa ímpar no nosso concelho, quer pela longevidade, quer pela qualidade do mesmo.
Tem como objetivo principal contribuir não só, para a emergência de uma nova vivência do desporto e cultura juvenil, como para a sustentabilidade do planeta e educação ambiental. É um projeto versátil no número e na natureza das atividades a desenvolver, rico do ponto de vista das experiências a oferecer aos participantes e pedagogicamente bem orientado, uma vez que, a realização das atividades e a condução dos grupos estão a cargo de monitores especializados.
Por tudo isto, consideramos que a iniciativa “Férias Desportivas e Culturais” se destaca como um projeto de elevada importância do ponto de vista educacional, social e desportivo, onde cada ação é pensada dentro de uma ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens do concelho.
Documentos