Sg Borrego 2024 (18)

Almoço Semana Gastronómica Borrego

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, o Restaurante Varanda do Mondego, em Celorico da Beira, foi o palco de um almoço promovido pela EstrelaCoop para assinalar a Semana Gastronómica do Borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) e o arranque do 16º Festival do Borrego Serra da Estrela. O festival, que vai ter lugar neste fim de semana na localidade de Carrapichana, celebra a tradição e a qualidade deste produto emblemático da região.

O evento contou com a presença do executivo da Câmara Municipal de Celorico da Beira e de diversas entidades representativas, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e o Turismo do Centro, além de presidentes e representantes dos municípios da Região Demarcada da Produção do Borrego Serra da Estrela. Também marcaram presença o Instituto de Gouveia, a Beira Tradição, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE).

O almoço destacou a importância cultural e económica do Borrego Serra da Estrela DOP, com pratos elaborados para enaltecer a qualidade da carne que será a estrela do festival. O 16º Festival do Borrego Serra da Estrela promete atrair visitantes com uma programação rica em atividades, como degustações, demonstrações gastronómicas, concertos e exposições de produtores locais.

Este evento é visto como uma oportunidade para reforçar a promoção dos produtos regionais e valorizar o trabalho dos criadores, que mantêm viva uma tradição secular na Serra da Estrela.