Skip to main content

Sacadura Cabral

  • Sacadura 2024

Centenário | Desaparecimento de Sacadura Cabral | 15 de novembro

O município de Celorico da Beira assinala no próximo dia 15 de novembro, o Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral, no mar do norte.

Para evocar, com a dignidade e elevação, que tão nobre filho desta terra merece pelos prestimosos serviços prestados a Portugal e à Aviação Portuguesa e Mundial, a Autarquia conta uma vez mais com a colaboração da Força Aérea e da Marinha Portuguesa. Para o efeito, desenhou um vasto programa, com especial destaque para a apresentação pública da Moção “Redenominação do Futuro Aeroporto de Alcochete, de Luís de Camões para Sacadura Cabral; a exposição itinerante “Sacadura Cabral: Um Legado na Aviação”; o concerto pela Banda de Música da Força Aérea, com participação do eufonista celoricense Mauro Martins; a apresentação de dois livros centrados na figura de Sacadura Cabral e duas inaugurações: Reconstrução e Ampliação das Escolas EB2,3 Sacadura Cabral e EB1 da Lageosa do Mondego.

O sucesso da Travessia Aérea do Atlântico Sul em 1922, feito homérico protagonizado conjuntamente com Gago Coutinho, impeliu Sacadura Cabral a acalentar o sonho de desbravar novas rotas aéreas, nomeadamente, uma viagem de circum-navegação, que não conseguiu concretizar. Contra ventos e marés o sonho perdurou até que a morte o arrebatou precocemente aos 43 anos, quando regressava a Lisboa vindo de Amesterdão, a bordo de um Fokker 4146.

O município de Celorico da Beira está empenhado em exaltar e celebrar o espírito guerreiro, persistente, resiliente, arrojado e empreendedor de Sacadura Cabral, enquanto fonte de inspiração para as futuras gerações, bem como, não deixar cair no esquecimento, legando para a posteridade, a memória da grandiosidade dos feitos deste ilustre filho da terra.

Sacadura Cabral 2024

Centenário | Desaparecimento Sacadura Cabral | Apresentação de Livros

No âmbito do Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral, vai ter lugar no próximo dia 15 de novembro, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira a apresentação de dois livros, centrados na figura e nos feitos deste heroico celoricense e do seu valoroso contributo para o desenvolvimento da Aviação Portuguesa e Mundial.

Assim, pelas 16H30, será apresentado o livro “Aviação Naval (1912-1924) – Das origens à perda de Sacadura Cabral”, com a presença do autor, Capitão-de-mar-e-guerra, Hugo Baptista Cabral.

De seguida, pelas 17H00, será apresentada a publicação municipal “Celorico da Beira, 1881 – A vila em que nasceu Artur de Sacadura Freire Cabral “.

Trata-se de uma publicação do município de Celorico da Beira, que objetiva “contextualizar o aparecimento de Sacadura Cabral na história da Vila que teve a sorte o ver nascer. Pese embora o pouco tempo que aqui viveu, Celorico procura contribuir para conhecer as raízes familiares e sociais de Sacadura Cabral, e reconstruir as paisagens que terão primeiramente povoado os olhos do futuro aviador. Como era Celorico da Beira em 1881, e que vila era esta na segunda metade do século XIX, ajuda-nos a perceber melhor o ambiente cultural da época, que levou a que Sacadura optasse por uma carreira militar virada para o Mar, tão longe, ou afinal tão perto, da nossa Serra da Estrela e para voos tão altos”.

Livros 15 Novembro
Banda De Fa Le
© Copyright - Portal Municipal de Celorico da Beira | Desenvolvido pela ADSI ligado ao beira.pt