Comemorações | Revolução dos Cravos | 25 de abril
O Município de Celorico da Beira comemora os 51 anos da Revolução dos Cravos, com uma mão cheia de atividades a levar a efeito de 25 a 30 de abril.
As comemorações contam com um vasto e diversificado programa, para todos os gostos e idades, que arranca no dia 25 de abril, com o habitual hastear da bandeira pelas 10H00, seguido de uma romagem à estátua do soldado de abril, no jardim de Santa Eufémia, para se prestar tributo aos heróis da Revolução.
Da edição deste ano, destacamos em especial, a homenagem do Município aos ex-combatentes celoricenses, que foram destacados para defender a Pátria no Ultramar e a realização de uma Master Class, “A importância do fotojornalismo na democracia”, com o fotojornalista da Revolução, Alfredo Cunha. A participação nesta atividade é limitada e sujeita ao pagamento de 10€ por pessoa.
Da programação constam também, sessões de cinema e de teatro.
Mas, celebrar Abril e a conquista da liberdade, é também partir numa incursão pelas memórias de uma revolução que implica, inevitavelmente, revisitar poesias e canções emblemáticas da Revolução dos Cravos. Este ano, esta viagem musical fica a cargo da prata da casa: Alexandre Loio e Gabriel Gomes cantam Abril convidando músicos de cá.
Mais do que um feriado assinalado no calendário, comemorar o 25 de Abril, é uma oportunidade para avivar a memória e não deixar cair no esquecimento o preço da liberdade. E, porque a revolução dos Cravos é uma página gloriosa da nossa História coletiva, um símbolo nacional, é imperioso dar testemunho aos jovens, da importância extraordinária desta ação militar que veio pôr fim às amarras opressivas do regime fascista e ao obscurantismo e conquistou a liberdade, a igualdade e a democracia para o povo português.