Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova
Uma lenda com mais de 800 anos foi o ponto de partida para três dias de festa em Linhares da Beira. A vitória do exército dos alcaides de Celorico e de Linhares da Beira iluminado pela lua foi o mote para o Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova, um evento do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa promovido pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal e pelo Município de Celorico da Beira.
O programa de cariz cultural e gastronómico animou durante 3 dias a Aldeia Histórica de Linhares, a partir de uma das suas lendas e mitos, que constituem o seu riquíssimo património cultural, transmitido de geração em geração.
Se a lenda foi só o pretexto para conhecer Linhares da Beira, houve uma programação bastante diversificada, desde o jantar comunitário, onde a população local e visitantes puderam apreciar os sabores das receitas mais antigas de Linhares preparados pelo Chef Valdir Lubave e Chef António Santos, várias oficinas, como a oficina do pão, teatros de rua e claro que não faltou a Rota dos Sabores pelas adegas espalhadas pela aldeia.
A recriação da Batalha que originou a lenda e o evento Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova foi um dos pontos altos da festa. A animação musical fez-se ouvir pela aldeia com os Red Mustang, o grupo de Concertinas “ Os Fidalguinhos e Samuel Úria.
Durante 3 dias, Linhares da Beira regressou ao passado dando a conhecer os saberes, os sabores e as histórias das gentes desta aldeia do concelho de Celorico da Beira.