Celorico da Beira afirma-se cada vez mais como a Capital Nacional do Queijo Serra da Estrela.
Celorico da Beira uma vez mais fez jus ao nome como sendo a Capital Nacional do Queijo Serra da Estrela. O Município de Celorico da Beira de 4 a 7 de Março de 2011, realizou mais uma edição da prestigiada Feira do Queijo.
Do Programa constou um vasto leque de actividades de cariz cultural, recreativo e desportivo, que atraíram largas centenas de Turistas a Celorico da Beira.
Os produtores residentes neste concelho constituem um motor de desenvolvimento para todo o concelho, que das suas mãos e saberes nasce aquele que ombreia com os melhores queijos do mundo O Queijo Serra da Estrela.
Atendendo à conjuntura económica actual, urge dar uma maior notoriedade e apoios a estas pessoas que sacrificam e dedicam uma vida inteira em prol da produção do melhor queijo do mundo.
A autarquia de Celorico da Beira desde sempre teve um importante papel na promoção e divulgação do que de melhor este concelho produz, com especial enfoque para o Queijo Serra da Estrela.
Na Sexta-feira (4 de Março de 2011), a Feira do Queijo Serra da Estrela foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Administração Local Dr. José Junqueiro, o qual felicitou o Município por levar a cabo este importante certame, o qual dignifica o mundo rural, promovendo o Produto Rei produzido neste Concelho O Queijo Serra da Estrela.
Durante o dia esteve patente uma exposição de Cães Serra da Estrela.
Realizaram-se inúmeras actividades de animação, com especial realce para a animação de rua, almoço convívio e degustação de Queijo Serra da Estrela.
À noite, o Cinema – Centro Cultural de Celorico da Beira recebeu a revista à Portuguesa Ensaio Geral, protagonizada por um grupo de teatro do Barreiro.
No sábado, o dia começou com uma prova de Bicicletas Todo o Terreno, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os inúmeros espaços turísticos do Concelho.
Na parte da tarde deste dia, teve lugar um Seminário, onde foram discutidos assuntos relacionados com o Queijo Serra da Estrela, desde a concorrência desleal, passando pelas rações das avelhas, assim como aspectos técnicos relacionados com a actividade produtiva do Queijo Serra da Estrela.
Pelas principais ruas da Vila, desfilou a Banda Filarmónica Os Bazófias de Vale de Azares.
No Restaurante Lagar Municipal, decorreu ainda um Workshop Gastronómico pelo Chef de Cozinha Luís Baena, o qual deu a conhecer maneiras requintadas de confeccionar pratos tendo como principal ingrediente o Queijo Serra da Estrela.
O Solar do Queijo foi o palco para o Encontro de Poetas – Rodinha de poetas.
O Chef Luís Baena confeccionou um Jantar Gourmet, onde os comensais puderam-se deliciar com formas inovadoras de confecção de pratos tendo com ingrediente principal o Queijo Serra da Estrela.
Para terminar as actividades deste segundo dia, o Grupo de Fados de Coimbra Toada Coimbra, realizou um magnífico concerto no Cinema – Centro Cultural de Celorico da Beira.
O Dia 6 de Março (Domingo), teve o seu inicio com um Passeio Todo o Terreno pelo Concelho.08:00
Realizou-se na parte da tarde a segunda edição do Desfile de Carnaval, protagonizado pelas Freguesias do Concelho de Celorico da Beira.
Nesta mesma tarde realizou-se um magnífico Espectáculo de Folclore, que decorreu no Mercado Municipal e contou com os seguintes grupos: (Grupo Danças e Cantares Lageosa do Mondego; Rancho Folclórico Vale da Nogueira (Vila Real); Rancho Folclórico de Videmonte e Rancho Folclórico – Cancioneiro de Folgosinho.
Na Segunda-feira e ainda integrado na Feira do Queijo, foi a vez de a Aldeia de Açores receber um Workshop intitulado: Os Sabores da Pastorícia utilizando o forno comunitário.