A Biblioteca Municipal de Celorico da Beira vai homenagear, de 5 a 31 de maio, autores celoricenses ou cuja obra verse sobre a terra, que foi berço de Sacadura Cabral, que constituem o seu Fundo Local, através do facebook da Biblioteca, por força da situação pandémica que assola o país e o mundo.
Comemorando-se a 23 de maio o Feriado Municipal, que assinala o nascimento do ilustre celoricense, que abriu novos horizontes à aviação, Arthur de Sacadura Cabral, a Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, quer também prestar tributo, durante o mês de maio, aos heróis das áreas das artes, como a escrita ou a fotografia, que contribuem como as suas obras para o enriquecimento cultural e a literacia da população.
Objetiva-se com uma biblioteca conservar, divulgar a memória da humanidade mas, também, conservar e divulgar a memória colectiva local. O Fundo Local da Biblioteca Municipal é constituído por todo o tipo de documentos e publicações relativos a uma determinada comunidade, produzidos pela comunidade ou com ela relacionados, representa assim, a memória da comunidade.
Com esta iniciativa a Biblioteca Municipal de Celorico da Beira pretende, através de pequenas notas biográficas, dar a conhecer os autores locais e as diferentes áreas literárias por onde se têm destacado, contribuindo assim, para preservar a memória local e torná-la acessível a toda a comunidade.