aBEIRAr 2022/2023 | Começa em novembro e vai até março
Ciência, inovação, cidadãos e território
15 Municípios, 1 Território
A iniciativa aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO, a Universidade da Beira Interior e o Centro de Estudos Ibéricos.
O aBEIRAr em Celorico da Beira está subordinado ao tema “As fronteiras do desconhecido: dos milagres à origem do Universo” e decorrerá no dia 14 de Janeiro de 2024.
Ciência, inovação, cidadãos e território. São as palavras chave da iniciativa aBEIRAr, cuja segunda edição começa no próximo dia 19 de novembro, com apresentação pública em Caria (Concelho de Belmonte) e contará com a presença dos representantes dos 15 municípios e respetivos parceiros. Trata-se de um ciclo de eventos que decorrerá ao longo de quinze fins de semana, percorrendo todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Cada um dos eventos tem em comum o objetivo de promover o território enquanto laboratório vivo, através do cruzamento de saberes – tradicional, empírico, científico, académico, ao mesmo tempo que dá a conhecer a investigação e a inovação a acontecer no território, explorando novas fronteiras de colaboração entre a ciência e os cidadãos. Cada evento tem uma identidade própria enraizada no conhecimento, no património e na cultura local, que dá o mote às colaborações e atividades que acontecem.