Apoio Excecional de Crise (AEC) | Apresentação de candidaturas até 31 de maio
Decorre até ao próximo dia 31 de maio, o prazo para apresentação de candidaturas ao Apoio Excecional de Crise (AEC), do IFAP.
O Governo, através dos ministérios da Agricultura e da Alimentação e das Finanças, disponibiliza um fundo, no montante de € 500.000.000 (quinhentos milhões de euros), destinado aos agricultores, sob a forma de um subsídio reembolsável, com vista a ajudar o setor agrícola a enfrentar as consequências nefastas da guerra na Ucrânia.
A prolongada invasão militar da Rússia no território da Ucrânia, tem vindo a adensar a crise económica nos territórios invadidos e no do invasor, bem como, no resto do mundo e, no respeitante a Portugal, o setor agrícola tem sido um dos mais afetados.
Este Apoio Excecional de Crise (AEC), vai permitir aos agricultores do Continente, que tenham recebido pagamentos no âmbito do Pedido Único (PU) de 2021 e que tenham apresentado candidatura ao PU 2022 até 15 de maio de 2022, fazerem face às necessidades adicionais de liquidez, resultantes da subida de custos das matérias primas, energia e à disrupção nas cadeias de abastecimento.
Para submissão da candidatura aceda, por favor: Área Reservada do Portal do IFAP.