Apresentação da iniciativa “Diabetes em Movimento”

Decorreu nesta quarta-feira, 2 de outubro, no salão do quartel dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, a apresentação da iniciativa “Diabetes em Movimento”, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Celorico da Beira numa parceria entre a Câmara Municipal e o Centro de Saúde local.

A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

Implementado em ciclos de nove meses (outubro a junho), o Diabetes em Movimento conta com três sessões semanais de exercício físico (2.ªs, 4.ªs e 6.ªs feiras), de 90 minutos de duração.

As sessões são operacionalizadas em grupo e são conduzidas por profissionais de exercício físico e enfermeiros. São usadas estratégias de exercício de elevada aplicabilidade, desenvolvidas com recursos materiais mínimos e de baixo custo.

Para além das sessões de exercício físico, o programa inclui, atualmente, sessões de educação para a saúde em temas fundamentais para a prevenção das principais complicações associadas à diabetes.