Celorico da Beira | Candidatura Aprovada | Operação 8.1.3 /2023

O município de Celorico da Beira viu aprovada a candidatura apresentada, em conjunto com a CELFLOR, à Operação 8.1.3/2023 – Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos, para instalação e manutenção de áreas de mosaico de parcelas de gestão de combustível, em povoamentos florestais.

O projeto aprovado contempla uma intervenção numa área de 75 ha, pertencentes ao Município e às Juntas de Freguesia de Prados, Maçal do Chão, Minhocal, Fornotelheiro e União de Freguesia de Celorico (São Pedro e Santa Maria) e Vila Boa do Mondego, onde serão levadas a cabo operações atinentes a aumentar a resiliência da floresta contra os perigos que resultam do contexto ambiental, em harmonia com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a saber:

• Controlo de vegetação espontânea
  • Desramações e podas
  • Redução de densidades excessivas

A aprovação desta candidatura vem contribuir para a implementação no município, de medidas eficientes e eficazes no combate à propagação dos incêndios rurais, responsáveis pela destruição de uma das maiores riquezas nacionais (floresta), e da degradação da qualidade da água, do ar e dos solos.

Para mais informações contacte, por favor, o Gabinete Florestal.