Celorico da Beira | Prémio | “Autarquia+ Familiarmente Responsável”
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis agraciou o município de Celorico da Beira, com a Bandeira Verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo conjunto de práticas adotadas em matéria de responsabilidade familiar para com os seus munícipes, numa cerimónia que decorreu no passado dia 17 de outubro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Este galardão visa distinguir as Autarquias que implementam boas práticas nos seus territórios, em dez áreas de atuação, a saber: Apoio à Maternidade e Paternidade; Apoio às Famílias com Necessidades Especiais; Serviços Básicos; Educação e Formação; Habitação, Urbanismo e Transportes; Saúde; Cultura; Desporto, Lazer e Tempo Livre; Cooperação e Relações Institucionais e Participação Social.
Para o Município celoricense, esta distinção simboliza o coroar do trabalho que tem desenvolvido nestes domínios e o reconhecimento público das boas práticas e políticas de apoio às famílias que tem implementado ao longo dos últimos tempos, constituindo um estímulo para continuar a fazer da área do apoio social e familiar uma das prioridades de atuação.
Dos 169 municípios candidatos, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 110, enquanto autarquias preocupadas e capazes de implementar medidas que valorizam todos os elementos do agregado familiar. As autarquias familiarmente responsáveis são aquelas que se destacam por colocar as famílias no centro das suas políticas públicas e ações concretas, criando um ambiente mais favorável à melhoria da qualidade de vida das famílias e facilitando a conciliação entre a vida profissional e familiar dos seus colaboradores.
Criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis tem o propósito de acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.