Celorico da Beira recebe Edição Especial da Volta a Portugal a 1 de outubro
Celorico da Beira recebe a Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa, apelidada de Volta da Resiliência e da Esperança, no próximo dia 1 de outubro.
Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, a Edição Especial da Volta a Portugal conta com um pelotão mais reduzido, constituído por 105 ciclistas e 15 equipas, cinco das quais estrangeiras, de categoria ProTeam, o segundo patamar internacional, logo a seguir ao WorldTour. Durante 9 dias, de 27 de setembro a 5 de outubro, os ciclistas vão percorrer o país de norte a sul, num total de 1183,9 quilómetros, entre Fafe e Lisboa, distribuídos por um prólogo e oito etapas.
A 4.ª etapa disputa-se no dia 1 de outubro, entre a cidade da Guarda e a Torre (Covilhã), o ponto mais alto de Portugal Continental, numa distância de 148 Km. A partida do pelotão em direção à Serra da Estrela, está agendada para às 12H55, seguindo pela EN16 e EN17, com passagem por Celorico da Beira ao km 24. Percurso montanhoso considerado difícil, por integrar subidas íngremes desde a Covilhã, com passagens pelas Penhas da Saúde e Penhas Douradas, até à meta, constituindo por isso, uma verdadeira prova de resistência física.
A situação de crise pandémica que assolou o país e a necessidade de mitigar os riscos de contágio impediram a realização da tradicional Volta a Portugal nos moldes de grande festa popular com 12 dias de duração, no mês de agosto. No entanto, atendendo à importância desta prova para o futuro da modalidade, ao impacto mediático e, à sua capacidade de dinamizar a economia do país e de divulgação do território, a Federação Portuguesa de Ciclismo decidiu realizar o evento, adaptado às atuais circunstâncias. Neste contexto, a presença de público não é recomendada contudo, os amantes do ciclismo terão a oportunidade de seguir a etapa em direto, na RTP.