Conto Infantil – “Luzi&Vrum uma história atravessada”

Já todos sabemos quem foram os aviadores que atravessaram pela primeira vez o Atlântico Sul há cem anos atrás! Mas… e os seus três hidroaviões? Como poderemos resgatar a sua memória? E que diriam os tubarões se encontrassem uma avioneta perdida no fundo mar? São esses os protagonistas da história (re)escrita por Lia Escrevia e ilustrada por Joana BC através de desenho, colagem e fotografias de época para criar uma animação ao vivo usando um retroprojetor que estava tão esquecido quanto os aviões perdidos na travessia de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

A convite do município de Celorico da Beira, no âmbito das Comemorações do Centenário da Travesssia Aérea do Atlântico Sul, as autoras, na companhia de Chayanna Ferreira, apresentam “Luzi&Vrum: uma história atravessada” às crianças do 1.º Ciclo e das creches de todo o concelho. Estas apresentações despoletam um projecto pedagógico que culminará na exposição dos trabalhos que os alunos criarão em torno deste feito científico extraordinário.

Assinalando-se este ano os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico sul, feito Homérico à época, protagonizado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que impulsionou a navegação aérea portuguesa e do mundo, o município de Celorico da Beira, berço de Sacadura Cabral, associa-se às comemorações e promove no seu território, entre março e junho, diversas atividades para homenagear o ilustre filho da terra e enaltecer o seu papel determinante, enquanto mentor e piloto, no sucesso da arrojada aventura de fazerem uma ponte aérea sobre o oceano Atlântico, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro.