Covid-19 | Estudo sobre as Consequências da Pandemia Covid-19 nos Cuidadores Informais / Familiares / Não Remunerados de toda a Europa
A European Association Working for Carers está a realizar um estudo sobre as consequências da Pandemia Covid-19 nos cuidadores informais / familiares / não remunerados de pessoas idosas, vulneráveis ou portadoras de deficiência por toda a Europa.
O estudo destina-se a pessoas com 18 ou mais anos de idade, que se encontrem em situação de cuidador informal (familiar ou não), e que pretendam partilhar, de modo voluntário e anónimo, a sua experiência durante a crise Covid-19.
A iniciativa visa analisar e documentar os impactos do surto de COVID-19 na saúde dos cuidadores informais, na situação de prestação de cuidados, redes de apoio, acesso a serviços sociais e de saúde, situação perante o trabalho, equilíbrio entre vida profissional e familiar e económico-financeira, entre outros aspetos. Este projeto, pretende ainda obter opiniões e recomendações dos próprios cuidadores sobre como melhor apoiá-los, enquanto cuidadores informais, em tempos de pandemia.
Os resultados deste inquérito irão permitir conceber orientações a nível europeu destinadas aos decisores políticos, prestadores de serviços e cuidadores informais na gestão de situações críticas (como por exemplo, a “quarta vaga” e futuras pandemias), bem como, a nível nacional apoiar melhores decisões políticas.
Para o esclarecimento de dúvidas sobre esta investigação, por favor, entre em contacto com o Prof. Doutor Bruno Alves, através do e-mail: pcjbta@gmail.com.
Para participar no estudo, preencha o questionário online até ao dia 28 de fevereiro de 2021.