Dia da Floresta Autóctone | Passeio Micológico
Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, o município de Celorico da Beira promoveu neste sábado, 21 de novembro, um passeio micológico, na localidade de Aldeia da Serra em colaboração da União de Freguesias de S. Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego.
O passeio teve o propósito de identificar e recolher cogumelos silvestres com a orientação do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
A iniciativa contou com uma saída de campo e uma Oficina de Identificação e um almoço convívio oferecido pela União de Freguesias, contando ainda também com o apoio da Associação da Liga dos Amigos de Aldeia da Serra.
Criado como complemento ao Dia Mundial da Floresta (21/3), o Dia da Floresta Autóctone é assinalado na Península Ibérica a 23 de novembro, com o intuito de destacar a importância de preservar e plantar espécies originárias dos próprios territórios, como forma de contornar os desafios resultantes das alterações climáticas.
Sabe-se que 72% da floresta portuguesa é composta por árvores autóctones. Das 103 espécies de árvores autóctones que compõem o património natural português, as mais abundantes são o carvalho, o medronheiro, o castanheiro, o loureiro, a azinheira, o sobreiro e o azereiro.