Dia Igualdade 2024 (17)

Dia Municipal para a Igualdade | 24 de outubro

O Município de Celorico da Beira assinala o Dia Municipal para a Igualdade (24/10), com uma iniciativa dirigida às crianças do pré-escolar, levada a efeito nos dias 21 e 22 de outubro, pelo Serviço Municipal de Ação Social Saúde e Família, Gabinete de Educação e Biblioteca Municipal.

Neste âmbito, as crianças do pré-escolar da Casa D. João de Oliveira Matos, da Creche “ Moinho”, do Jardim de Infância de Lageosa do Mondego e Jardim de Infância de Celorico da Beira foram contempladas com a apresentação da história/conto “Maruxa”, livro da autoria de Eva Mejuto, e ilustrações de Mafalda Milhões, por constituírem o público-alvo perfeito para fazer crescer e germinar os valores da igualdade de género, justiça, e cidadania, uma vez que é “de pequenino é que se torce o pepino”.

Desde 2010, o dia 24 de outubro é assinalado em todo o território português, como o Dia Municipal para a Igualdade. Para comemorar a efeméride, estão a decorrer de norte a sul do país, no período de 17 a 31 de outubro, múltiplas iniciativas, com vista à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação.

Nos dias de hoje, a igualdade de género é uma questão de Direitos Humanos, de justiça social, um fator de desenvolvimento e condição para o verdadeiro exercício de cidadania.