De 31 de janeiro a 21 de fevereiro, vai estar patente no Centro Cultural de Celorico da Beira, uma exposição intitulada “Singular do Plural”, promovida pela EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza em colaboração com a Rede Social de Celorico da Beira e o NLI.
Inserida na campanha nacional “A discriminação é falta de educação”, a exposição “Singular do Plural”, da autoria de Maria José Vicente e Sérgio Aires e promovida pela EAPN Portugal, é composta por quarenta fotografias, que têm percorrido o país, de norte a sul. Em Celorico da Beira, a inauguração da exposição está agendada para dia 31 de janeiro, pelas 14H30, no Centro Cultural. Antes da cerimónia inaugural, a partir das 10H00, terá lugar a tertúlia “Singular do Plural: estórias das nossas vidas”, direcionada para a comunidade cigana.
Os mentores do projeto visam, essencialmente, sensibilizar a população para a problemática das comunidades ciganas, combater a discriminação e exclusão social, desconstruir estereótipos e alterar a imagem social (negativa) destas comunidades na sociedade. Promover o conhecimento sobre esta comunidade (plural), a sua cultura e tradições, influencia positivamente a imagem social destas pessoas, fomenta a inclusão social, a aceitação positiva e impulsionadora do enriquecimento social, económico e cultural e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária.