Skip to main content

Festival do Borrego

  • Banner V02 2024

Festival do Borrego Serra da Estrela DOP

A freguesia da Carrapichana acolhe nos próximos dias 26 e 27 de outubro, o Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, organizado em parceria pelo município de Celorico da Beira e a Estrelacoop, com a colaboração da Junta de Freguesia da Carrapichana, entre outras entidades.

O certame objetiva promover o Borrego Serra da Estrela DOP, produto endógeno de excelência e um dos mais emblemáticos tesouros do património cultural e gastronómico do município de Celorico da Beira e da região da Serra da Estrela, bem como, exaltar as qualidades ímpares desta carne que o entronizam na cozinha portuguesa e, em especial, na serrana.

Com o intuito de promover, valorizar, afirmar e consolidar a posição cimeira do Borrego Serra da Estrela DOP na fileira do borrego nacional, mormente as suas qualidades singulares, advindas da alimentação à base do leite materno, como a tenrura, a maciez, o sabor, a cor e o cheiro, assim como, as diversas formas de o confecionar, que vão do tradicional assado e guisado ao sofisticado e inovador gourmet, a Organização promove de 18 a 27 de outubro a Semana Gastronómica, nos restaurantes aderentes de toda a Região Demarcada de Produção de Queijo e Borrego Serra da Estrela.

Também durante o Festival, as pessoas vão ter oportunidade de degustar e deliciar-se com Borrego Serra da Estrela DOP, confecionado pelas mãos e a arte dos Chef’s Rui Cerveira, Paulo Cardoso e da MasterChef Sandra, no recinto do certame no Espaço Restauração e “Taste on Fire” e na Oficina Gastronómica com o Chef celoricense, António Santos.

Falar do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é falar de uma típica festa tradicional, bem ao jeito beirão: animação, tradição, cultura, diversão, convívio e muitos comes e bebes.

Cartaz Borrego 2024 V02

Neste pressuposto, a Organização desenhou um programa recheado e diversificado, para todos os gostos e idades, com destaque para os concertos de David Antunes (26/10), Miguel Azevedo (27/10), diversos momentos de música tradicional portuguesa com grupos nacionais e locais, ranchos Folclóricos, concertinas, animação de rua, animação infantil, jogos tradicionais, palestras, Mostra de Gado, além das atividades habituais como a Feira de Artesanato e de Produtos Regionais, o leilão do borrego, as oficinas, o BTT e a Caminhada “Rota do Borrego”.

Ao longo dos anos, os festivais do borrego têm-se realizado no outono, no mês de outubro, por altura da parição dos borregos e quando a natureza ostenta o seu manto deslumbrante em tons outonais, tornando-os verdadeiras festas de cor, alegria, cheiros e sabores inigualáveis.

O Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é apenas o mote para uma visita ao município de Celorico da Beira. Tem à sua espera paisagens deslumbrantes, património, cultura, tradição, festa, animação constante, desporto e muita gastronomia.

Visite-nos!

Semana Gastronómica – 18 a 27 de Outubro

Roteiro Gastronomico 2024 Edit

Inscrições Abertas | Passeio BTT/ Caminhada “Rota do Borrego”

Decorrem até ao próximo dia 22 de outubro, as inscrições para a Caminhada e BTT “Rota do Borrego”, que terão lugar no dia 27 de outubro, na freguesia da Carrapichana, no âmbito do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP 2024.

Como vem sendo habitual, as atividades desportivas, Passeio BTT e a Caminhada “Rota do Borrego”, integram o Programa do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP. Nesta edição, as duas atividades desportivas são consideradas de grau de dificuldade média/baixa. O Passeio BTT desenrolar-se-á ao longo de 25 Km, com reforço alimentar em Vila Boa do Mondego. Os participantes da Caminhada terão de percorrer um trajeto de 8 km, recebendo reforço alimentar na Carrapichana.

A credenciação dos participantes terá lugar a partir das 08H30, no Largo da Feira na Carrapichana, estando a partida prevista às 09H30, para as duas atividades.

Para poder participar nestas atividades, por favor, efetue a sua inscrição em: www.apedalar.pt

Rota Do Borrego 2024 (1)
Palestra

Festival do Borrego | Carrapichana | Palestra

No âmbito do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, vai ter lugar no próximo dia 26 de outubro uma palestra/apresentação sobre o processo de candidatura para elevação do Queijo Serra da Estrela DOP a Património da Humanidade da UNESCO, dirigida pelo antropólogo Dr. Paulo Lima.

A palestra constitui o momento de carácter mais científico do Festival, que objetiva a partilha de experiências e conhecimentos entre Entidades, como os Municípios e a Estrelacoop, produtores de leite, de borrego, queijeiras e queijarias, por forma a provocar uma reflexão conjunta sobre a Serra da Estrela e seus ex-líbris, o queijo e o borrego, bem como, a candidatura do Queijo Serra da Estrela DOP a património imaterial da UNESCO.

A candidatura para elevação do Queijo Serra da Estrela DOP a Património da Humanidade da UNESCO, nasceu da vontade conjunta de 17 municípios da região da Serra da Estrela, da Estrelacoop, da Ancose verem reconhecido a importância deste tesouro gastronómico enquanto produto endógeno da Serra da Estrela de qualidade excecional, considerado um dos melhores do mundo, identitário do território pelos valores culturais e tradicionais que aporta além dos seus sabores singulares e um dos principais pilares da economia desta região serrana.

A candidatura tem o propósito de salvaguardar o tradicional e milenar processo produtivo artesanal deste queijo, que remonta ao tempo dos romanos na região e teve a primeira queijaria no reinado de D. Dinis no século XIII, contando para o efeito com a experiência Do Dr. Paulo Lima, ligado às candidaturas do Fado, do Cante Alentejano, do Fabrico dos Chocalhos e da Morna (música tradicional de Cabo Verde).

Mostra De Gado

Festival do Borrego | Carrapichana | Mostra de Gado

Integrada no Festival do Borrego Serra da Estrela DOP realiza-se no próximo dia 27 de outubro, pelas 08H30, uma Mostra de Gado de ovinos das raças autóctones Serra da Estrela (Bordaleira) e Churra Mondegueira Mondegueira.

15 produtores oriundos de diferentes freguesias do concelho, aceitaram o repto da Organização e levam à Carrapichana uma pequena amostra dos seus rebanhos.

Não perca a oportunidade de conhecer esta raça autóctone de ovinos, a Serra da Estrela, muito conhecida por Bordaleira, que apascentam nos pastos verdejantes deste território plantado no sopé da Serra da Estrela. De acordo com o seu Livro Genealógico, os animais desta raça caracterizam-se, essencialmente, por serem de tamanho médio, olhos grandes, cor branca ou preta, membros longos, finos, deslanados abaixo dos joelhos e cornos enrolados em forma de espiral, em ambos os sexos, entre outras particularidades.

Intimamente ligada à ovelha Serra da Estrela, a rainha deste território serrano, da qual se extrai o leite para a produção do Queijo Serra da Estrela, outro dos ex-líbris e cartão-de-visita da região da Serra da Estrela, o Borrego filho de pai e mãe da raça Serra da Estrela é um produto endógeno de excelência e um dos maiores tesouros gastronómico de Celorico da Beira e da região da Serra da Estrela.

Neste contexto, a Organização do Festival objetiva acima de tudo, afirmar, valorizar e divulgar o Borrego Serra da Estrela DOP, enquanto produto endógeno de excelência, que se distingue pelas suas qualidades peculiares e inigualáveis como a tenrura, maciez, cor e sabor que resultam da sua alimentação à base de leite materno e do abate precoce da rés que ocorrer normalmente durante o primeiro mês de vida, com vista à consolidação da sua posição cimeira na fileira da carne do borrego nacional, bem como, as múltiplas aplicações na gastronomia.

Almoço Semana Gastronómica Borrego

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, o Restaurante Varanda do Mondego, em Celorico da Beira, foi o palco de um almoço promovido pela EstrelaCoop para assinalar a Semana Gastronómica do Borrego Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) e o arranque do 16º Festival do Borrego Serra da Estrela. O festival, que vai ter lugar neste fim de semana na localidade de Carrapichana, celebra a tradição e a qualidade deste produto emblemático da região.

O evento contou com a presença do executivo da Câmara Municipal de Celorico da Beira e de diversas entidades representativas, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e o Turismo do Centro, além de presidentes e representantes dos municípios da Região Demarcada da Produção do Borrego Serra da Estrela. Também marcaram presença o Instituto de Gouveia, a Beira Tradição, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE).

O almoço destacou a importância cultural e económica do Borrego Serra da Estrela DOP, com pratos elaborados para enaltecer a qualidade da carne que será a estrela do festival. O 16º Festival do Borrego Serra da Estrela promete atrair visitantes com uma programação rica em atividades, como degustações, demonstrações gastronómicas, concertos e exposições de produtores locais.

Este evento é visto como uma oportunidade para reforçar a promoção dos produtos regionais e valorizar o trabalho dos criadores, que mantêm viva uma tradição secular na Serra da Estrela.

Inscrições V01

Inscrições | Expositores | Festival do Borrego Serra da Estrela DOP

Estão abertas as inscrições até ao próximo dia 14 de outubro, para participar no Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, que decorrerá de 26 e 27 de outubro, na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira.

Com o propósito de afirmar, valorizar e divulgar o Borrego Serra da Estrela DOP e outros produtos endógenos de excelência, o município de Celorico da Beira e a Estrelacoop levam a efeito o Festival do Borrego Serra da Estrela DOP. O evento contará não só com degustação do produto rei (Borrego Serra da Estrela), mas, com exposição e venda deste e de outros de outros produtos endógenos de excelência, sempre em ambiente de grande festa.

Consulte aqui:

© Copyright - Portal Municipal de Celorico da Beira | Desenvolvido pela ADSI ligado ao beira.pt