Intervenção
É objetivo geral do presente projeto “Porto de Abrigo”, intervir em territórios mais vulneráveis aos incêndios florestais, nomeadamente ao nível da sua perigosidade. Efetuando alterações na ocupação e uso do solo atual, com o objetivo de garantir a resiliência, a sustentabilidade e a valorização do território. Valorizando os recursos naturais, nomeadamente através da revitalização das atividades silvopastoris.
A reconversão das áreas na envolvente às áreas edificadas, em que se preconiza a reconversão de territórios classificados como matos noutros usos, geridos estrategicamente, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços que o ecossistema nos oferece e o fomento da biodiversidade.
As acções a desenvolver neste projeto procuram valorizar a zona envolvente ao edificado, centrando as intervenções nas faixas, as ações devem promover alterações no uso e ocupação do solo que garantam a remoção total ou parcial da biomassa florestal, interrompendo a continuidade vertical e horizontal do combustível, diminuindo a interface direta das áreas edificadas com territórios florestais.