Laço Azul gigante foi formado por crianças em Celorico da Beira
Com o intuito de alertar e sensibilizar a comunidade para o flagelo dos maus tratos na infância, foi levado a efeito nesta sexta feira, 28 de abril, na escola EB1 de Sta. Luzia, a construção de um “Laço Humano”, composto por cerca de 150 pessoas vestidas de azul, entre alunos, professores, auxiliares de ação educativa e os elementos da Comissão Alargada da CPCJ.
No âmbito da efeméride “Abril – Mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância”, a CPCJ de Celorico da Beira tem vindo a desenvolver diversas atividades com os estabelecimentos escolares e as instituições concelhias, alargadas este ano, a Lares e Centros de Dia. Com este propósito, foram distribuídos laços azuis para serem decorados pelos mesmos, focalizando Direitos das Crianças como saúde, educação, segurança, alimentação, entre outros.
Os trabalhos serão recolhidos e expostos no início de maio, no espaço envolvente da Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, a fim de serem visitados pelas instituições participantes e pela comunidade.
Ao instituir-se internacionalmente o mês de abril como o “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, mais conhecido entre nós como o mês do laço azul, teve como objetivo sensibilizar e alertar a sociedade e as autoridades para a persistência deste flagelo nos dias de hoje, e espicaçar as consciências para a necessidade urgente de o erradicar e envidar os maiores esforços para se respeitar os direitos das crianças e prevenir o abuso infantil e a negligência.