Lucas Bernardin vence primeira manga da Taça do Mundo de Parapente.
Depois de, no Domingo, os ventos tempestuosos não terem forçado à anulação da manga (voo) logo após a descolagem, ontem foi um dia em cheio para a mais alta competição do Parapente Internacional que decorre até dia 14 em Linhares da Beira, na Serra da Estrela.
O primeiro dia de competição consistiu num voo de 104.2 kms entre Linhares da Beira e Vilar Formoso, via Vila Franca das Naves e Sabugal.
Lucas Bernardin (França) foi o primeiro classificado, mas o português Cláudio Virgílio ficou logo em segundo, a 1’12” de distância. Frank Brown (Brasil) completou o pódio e o vencedor da Taça do Mundo 2009, Charles Cazaux (França) foi 4º.
Sílvia Ventura, a única mulher portuguesa com os mínimos para participar nesta Taça do Mundo, foi 76ª, ficando em 4º lugar entre as 11 senhoras concorrentes.
Uma elevada percentagem de pilotos chegaram à meta, pois dos 100 que conseguiram descolar, 71 atingiram o local de aterragem previsto em Vilar Formoso, tendo antes passado por todas as balizas definidas pela prova e conferidas no GPS de cada piloto aquando da sua aterragem.
Estes pilotos vêm de todo o mundo, da Suécia à Austrália, da China aos Estados Unidos, da Coreia do Sul à Rússia e do Japão a Portugal. Entre eles contam-se o vencedor da Taça do Mundo 2009 (Charles Cazaux, da França) a melhor mulher mundial (a japonesa Keiko Hiraki), a melhor equipa (Kirtel Design) e um contingente forte da nação melhor classificada em 2009, a Itália. 6 portugueses, pilotos de topo entre a elite internacional estarão igualmente a competir, desde o recordista nacional de voo em distância, batido este ano por Nuno Virgílio, vencendo uma distância de 248.3 kms entre a Guarda e a Vidigueira, até ao melhor Piloto de Esperanças, Roberto Torres, passando pela sempiterna Campeã Nacional, Sílvia Ventura.
Esta Taça do Mundo teve o seu começo no Sábado, dia 7 de Agosto, com sessões de treinos e com a cerimónia de abertura, marcada para as 18h, começando as hostilidades competitivas no Domingo, dia 8, primeiro de sete dias de competição aguerrida nos céus da Serra da Estrela que se encerrará com a atribuição dos prémios, no próximo dia 14, na Pousada Inatel de Linhares.