Reabilitação da Escola EB1 de Lajeosa do Mondego | CENTRO 2020
Estão a decorrer a bom ritmo as obras de reconstrução e ampliação da Escola EB1 de Lajeosa do Mondego
A “Reconstrução e Ampliação da Escola EB1 de Lajeosa do Mondego” é um projeto com financiamento do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020- CENTRO-03-5673-FEDER-000157), no domínio do Capital Humano, no âmbito do Aviso de Concurso n.º CENTRO-73-2017-01 e na Tipologia de Intervenção “Infraestruturas de ensino pré-escolar, básico e secundário”.
Com o intuito de dotar a esta infraestrutura escolar de melhores condições de conforto e funcionalidade capazes de satisfazer as atuais exigências regulamentares, a candidatura contempla um Investimento Elegível de 327 296,18€ e uma comparticipação FEDER de 278 201,76€ (85%).
Pretende-se com esta intervenção, a reabilitação das instalações escolares da EB1 de Lajeosa do Mondego, designadamente de 2 salas de aula, 1 sala de atividades, 1 sala de professores, 1 refeitório, 1 biblioteca, instalações sanitárias de alunos, professores e de mobilidade condicionada e 1 campo de jogos desportivo descoberto, destinado a um universo de 44 alunos. Também serão contemplados, arranjos exteriores dentro do perímetro da escola, uma cobertura de sombreamento e/ou abrigo dos alunos (entrada da escola), bem como, o apetrechamento dos espaços com mobiliário e equipamento escolar.
A reabilitação da Escola EB1 de Lajeosa do Mondego vem completar as obras de modernização e qualificação levadas a efeito no parque escolar do concelho de Celorico da Beira, e tem ainda como objetivos específicos:
- Modernizar e adequar a rede escolar aos níveis de procura;
- Reorganizar a rede estudantil do concelho;
- Satisfazer os requisitos impostos pelas novas conceções e exigências pedagógicas e educativas;
- Racionalizar e potenciar os recursos educativos existentes;
- Minorar situações de isolamento de algumas crianças, incrementando as condições e os fatores de socialização das mesmas (desenvolvimento integral das crianças);
- Melhorar as condições de acesso e de permanência no espaço escolar;
- Adequar as infraestruturas a novas conceções e a novas exigências do processo educativo (salas específicas, equipamentos e espaços de apoio, etc.);
- Combater o insucesso escolar dos alunos;
Abrir a escola à Comunidade, criando condições para uma maior articulação com o meio envolvente.