Centenário | Desaparecimento de Sacadura Cabral | 15 de novembro
O município de Celorico da Beira assinala no próximo dia 15 de novembro, o Centenário do Desaparecimento de Sacadura Cabral, no mar do norte.
Para evocar, com a dignidade e elevação, que tão nobre filho desta terra merece pelos prestimosos serviços prestados a Portugal e à Aviação Portuguesa e Mundial, a Autarquia conta uma vez mais com a colaboração da Força Aérea e da Marinha Portuguesa. Para o efeito, desenhou um vasto programa, com especial destaque para a apresentação pública da Moção “Redenominação do Futuro Aeroporto de Alcochete, de Luís de Camões para Sacadura Cabral; a exposição itinerante “Sacadura Cabral: Um Legado na Aviação”; o concerto pela Banda de Música da Força Aérea, com participação do eufonista celoricense Mauro Martins; a apresentação de dois livros centrados na figura de Sacadura Cabral e duas inaugurações: Reconstrução e Ampliação das Escolas EB2,3 Sacadura Cabral e EB1 da Lageosa do Mondego.
O sucesso da Travessia Aérea do Atlântico Sul em 1922, feito homérico protagonizado conjuntamente com Gago Coutinho, impeliu Sacadura Cabral a acalentar o sonho de desbravar novas rotas aéreas, nomeadamente, uma viagem de circum-navegação, que não conseguiu concretizar. Contra ventos e marés o sonho perdurou até que a morte o arrebatou precocemente aos 43 anos, quando regressava a Lisboa vindo de Amesterdão, a bordo de um Fokker 4146.
O município de Celorico da Beira está empenhado em exaltar e celebrar o espírito guerreiro, persistente, resiliente, arrojado e empreendedor de Sacadura Cabral, enquanto fonte de inspiração para as futuras gerações, bem como, não deixar cair no esquecimento, legando para a posteridade, a memória da grandiosidade dos feitos deste ilustre filho da terra.