A PARTIDA…

Como início das comemorações, aposta-se em atividades direcionadas para o serviço educativo, cientes do aporte valorativo para a efeméride, bem como, para a difusão histórica da Travessia. Foi criado, em regime de coprodução com agentes locais, o conto “Luzi & Vruum” destinado à comunidade escolar, já apresentado nas escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho e, às famílias no próximo dia 7 de Maio. No âmbito desta atividade foi proposto aos alunos realizar trabalhos com uma vertente artística, que serão expostos ao público em geral, a partir do dia 30 de março.

O Gabinete de Desporto, em parceria com o Clube de Orientação de Viseu – Natura, levaram a efeito na Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, uma apresentação e iniciação à modalidade desportiva de Orientação Pedestre, com vista a sensibilizar os alunos para os métodos utilizados na navegação durante a viagem protagonizada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho.

Com intuito de sensibilizar a comunidade em geral para a linguagem cinematográfica e para a temática da travessia, será promovida uma oficina de cinema de animação, nos primeiros fins de semana de abril, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira. Para assinalar a partida de Lisboa de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, rumo ao Brasil, a bordo do Hidroavião Lusitânia, terá lugar a 30 de março, a inauguração de um mural de arte urbana no edifício da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira.

SACADURA CABRAL…

O município de Celorico da Beira comemora o seu Feriado Municipal a 23 de maio, data de nascimento de Sacadura Cabral. Atendendo a que este ano se assinala o Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, a programação do Feriado Municipal será levada a efeito entre 20 e 23 de maio.

Celebrando-se este ano os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, a Comissão Aeronaval 100TAAS vai promover no país, algumas atividades para assinalar a efeméride. Neste âmbito, o município de Celorico da Beira, berço de Sacadura Cabral, associa-se às comemorações e recebe a exposição itinerante, a Banda da Força Aérea Portuguesa e uma placa evocativa. Além disso, para homenagear o ilustre filho da terra, enaltecer e evidenciar o seu feito heroico, o Município de Celorico da Beira promove, entre janeiro e junho de 2022, um vasto, diversificado e multicultural programa no seu território.

No campo científico decorre um simpósio dedicado à temática Travessia e à figura de Sacadura Cabral. Terá lugar também a apresentação do livro “A Enigmática Travessia do Atlântico Sul 1922”, de Marco Pitt. “A Enigmática Travessia do Atlântico Sul 1922”, é um livro com 55 enigmas, baseado em transcrições do relatório do capitão-de-fragata, Artur de Sacadura Freire Cabral, aquando da épica viagem Lisboa-Rio de Janeiro em 1922.

No espectro cultural, nesta fase das celebrações, pretende-se abranger diferentes áreas artísticas, bem como, dar importância ao envolvimento da comunidade e agentes culturais do concelho. Neste sentido, terão lugar um espetáculo de dança, um de teatro e um de música. Será levado a efeito também, uma exposição do espólio de Sacadura Cabral oferecido ao Município, nas Casas do Castelo.

A CHEGADA…

Eram 14h32m do longínquo dia 17 de junho do ano de 1922, quando Sacadura Cabral e Gago Coutinho, a bordo do «Fairey-17», amararam nas águas do Rio de Janeiro, depois de 3 hidroaviões e de 62h26m de viagem, das quais 36 horas e 44 minutos sem avistar terra, cumprindo finalmente o objetivo traçado de chegar ao Brasil por ar, para gáudio do povo que os esperava em festa.

Para assinalar esse momento, o Município de Celorico da Beira vai levar a efeito nos próximos dias 17 e 18 de junho, uma programação altamente festiva, multicultural e representativa da alma e dos povos envolvidos nessa viagem, com especial destaque para Portugal, Cabo Verde e Brasil, que encerrará as Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, neste território.

Tradicionalmente, a chegada do mês de junho está associada a férias e a Santos Populares. Entra-se automaticamente em modo de verão: espírito aberto para receber o sol, o calor e uma enorme vontade de desfrutar de momentos prazerosos ao livre e de convívio com os amigos. Neste contexto, as atividades de encerramento do Centenário, por força da sua natureza, são fomentadoras deste espírito.

Durante dois dias (17 e 18 de Junho), a festa será total no Jardim Parque Carlos Amaral, com cheiros e sabores beirões à mistura com outros mais quentes e picantes, acompanhados de muita música de diferentes sonoridades, desde a lusitana aos sons quentes e ritmados afro-brasileiros, criando momentos únicos, cheios de animação, alegria, colorido e dinamismo. Para a prossecução deste objetivo, o município brinda os celoricenses com um vasto e rico programa que apresenta Rua das Pretas com Tito Paris e Joana Amendoeira como cabeças de cartaz.

Assim, destacamos:

No dia 17 de junho, pelas 21H30, o palco é dos Guitardeão. Grupo made in Celorico da Beira, sempre muito acarinhado pelos celoricenses. Apresenta um reportório com músicas que denotam diversas influências e deambulam em diversas fronteiras;

No sábado, 18 de junho, pelas 15H00, o grupo Nice Groove vai levar a efeito uma Oficina de Percussão – Batucada. Trata-se de um projeto de Música na Comunidade que une pessoas das mais variadas faixas etárias, nacionalidades e proveniências sociais e culturais. Uma batucada é composta por instrumentos de bateria de samba e inspirados em ritmos, danças e canções lusófonas. A animação continua pela tarde fora e, ao entardecer, por volta das 18H30, espaço para a Associação Lagoa da Saudade efetuar uma demonstração de Capoeira;

Às 21H30 terá lugar o concerto musical Rua das Pretas, de Pierre Aderne. Trata-se de um projeto de música lusófona, multicultural que agrega fado, bossa, cante, morna, ciranda e samba, que será abrilhantado esta noite, por Tito Paris e a fadista Joana Amendoeira. No final do concerto subirão ao palco o grupo Nice Groove e os participantes no workshop (Oficina de Percussão), para uma atuação conjunta.

Direcionada para o público jovem, mais resistente e festivaleiro, a animação continua pela noite dentro, conduzida pela arte e mestria dos DJ´s, EDD e Guerrilha Sound System, no dia 17 de junho e 18 de junho, respetivamente.

A não perder. Estamos à sua espera!

Partilhe nas Redes Sociais

Atividades

Oficina de cinema e animação

Esta atividade é gratuita e carece de inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/LL858tsKa38D9f3S6

Para mais informações:
biblioteca@cm-celoricodabeira.pt
telef. 271 712 270

Procuram-se voluntários para participação no espetáculo musical “Travessia – Orquestra Comunitária de Celorico da Beira”, que terá lugar no próximo dia 22 de maio, pelas 21H30, no Centro Cultural de Celorico da Beira.

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal/Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul e, na tentativa de promover a aderência e participação da comunidade nas comemorações, o município de Celorico da Beira tem o propósito de criar uma orquestra comunitária composta por elementos advindos de diversas associações e comunidades locais. Neste sentido, procuram-se voluntários /interessados em participar no concerto “Travessia”, projeto musical que resultará do trabalho criativo e inovador da orquestra comunitária, baseado nas temáticas da figura do celoricense Sacadura Cabral e da Travessia transatlântica.

Assim, convidam-se os voluntários/interessados em participar no referido projeto musical, a comparecerem no próximo dia 27 de abril, pelas 21H30, no salão da Junta de Freguesia de S. Pedro, a fim de se inteirarem sobre a iniciativa e iniciarem os ensaios do espetáculo.

Biblioteca Municipal de Celorico da Beira vai receber no próximo dia 7 de maio, pelas 16H00, o espetáculo teatral para famílias “Luzi&Vrum: uma história atravessada”, da autoria de Lia Escrevia e Joana BC.

Com entrada livre e lotação limitada, a apresentação na Biblioteca Municipal deste espetáculo teatral destina-se às famílias e constitui o ponto final da atividade e do 1º Momento da Programação do Centenário da Transatlântica – A Partida, porquanto já foi apresentado pelas autoras, na companhia de Chayanna Ferreira, no primeiro trimestre deste ano, às escolas do pré-escolar e 1º ciclo, das quais resultaram diversos trabalhos realizados pelas crianças, que estão expostos na Biblioteca Municipal, no átrio do Tribunal de Celorico da Beira e no edifício dos Bombeiros Voluntários.

“Luzi&Vrum: uma história atravessada” é um conto centrado no feito arrojado da travessia aérea do Atlântico Sul, há 100 anos atrás, da autoria de Lia Escrevia e ilustrado pela artista plástica Joana BC através de desenho, colagem e fotografias de época, que resultou do convite da Autarquia, no âmbito das Comemorações do Centenário da Travessia Transatlântica.

Inauguração da exposição itinerante comemorativa do Centenário da Travessia do Atlântico Sul, promovida pela Comissão Aeronaval 100TAAS

20 de maio – 18h00 – Centro Cultural

“Sacadura, a conquista além dos Céus” espetáculo de dança da Escola Lugar Presente

20 de maio – 21h30 – Centro Cultural

Entrada Livre!

O Homem (Sacadura Cabral) e o seu feito homérico (Travessia Transatlântica), analisados por especialistas no simpósio dia 21 de maio, pelas 9h00 no Centro Cultural de Celorico da Beira.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Inscrições através de:

Telefone: 271747400

Formulário: Clique Aqui

O espetáculo teatral “O Céu de Sacadura”, encenado por Alexandre Sampaio, sobe ao palco do Centro Cultural, dia 21 de maio, às 21h30.

Caminhada Sacadura Cabral – Casas Soeiro (11 Km)

22 de maio – 09h00 – Sede de Junta de Freguesia Casas do Soeiro

Inscrições 5 €

Corrida de Orientação “Pelas Origens de Sacadura Cabral” – Celorico da Beira – Sprint Urbano

Dia 22 de maio – 10h30

Partida e chegada – Castelo de Celorico da Beira

Percursos: Fácil, Médio e Difícil

Prémios para cada categoria – Batismo de Parapente para os 3 lugares de pódio.

Inscrições 1,50€ – Seguro + Banho + Almoço

Concurso de Lançamento de Aviões de Papel

22 de maio – 15h00 – Gimnodesportivo

Inscrição prévia (gratuita) até dia 16 de maio de 2022

Inscrições: desporto@cm-celoricodabeira.pt

Regulamento: Clique aqui

“O Céu de Sacadura” a peça teatral centrada na figura e no feito de Sacadura Cabral, da autoria de Luísa Costa Gomes, será levada á cena no próximo dia 21 de maio, pelas 21:30h, no Centro Cultural de Celorico da Beira.