Uma década pela igualdade e contra a violência de género
Lançamento de Livro: Uma década pela igualdade e contra a violência de género, pela Professora Antonieta Garcia, onde marcou presença a autora Elza Pais, o Vice Presidente da Câmara de Celorico da Beira, o Deputado Santinho Pacheco, entre muitos que não quiseram deixar de se associar a mais um momento Cultural no Nosso Concelho e que utilizou as modernas instalações da Biblioteca Municipal!
– Uma década pela igualdade e contra a violência de género fragmentos do Discurso Político 2005-2015 titula do mais recente livro de Elza Pais, com prefácio de Maria Antónia Palla, Este, que é o seu terceiro livro, reúne um colectânea de textos seleccionados dum vasto arquivo de discursos políticos e de intervenções públicas em defesa da Cidadania, Igualdade e Não Discriminação que demarcam, orientam e situam Elza Pais na sua intervenção cívica relata o momento em que as Mulheres que rasgaram os caminhos que hoje percorremos; por uma sociedade mais Igual; aprendizagem de cidadania e liberdade; inventar uma nova civilização; a Igualdade neste milénio; violência de género; sexo, saúde e género; Igualdade e luta contra a homofobia; empreendedorismo feminino; ciência, arte e género são as temáticas que norteiam os textos.
O homicídio conjugal em Portugal Rupturas Violentas da Conjugalidade (2010) e Violência Contra as Mulheres (2007) em que foi co-autora, são as suas outras obras publicadas de referência para observação desta temática em Portugal.
Elza Pais, socióloga de formação, conjuga a sua atividade de investigadora no Centro de Estudos de Sociologia (CESNova) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC), com a carreira política.
Na política exerceu o mandato de Deputada à Assembleia da República na XII Legislatura pelo grupo parlamentar do PS, onde presidiu à Subcomissão da Igualdade da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Foi Relatora da Ciência, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, e Coordenadora do Grupo de Trabalho para a Droga e Toxicodependência na Comissão de Saúde. Foi membro da Assembleia Parlamentar da CPLP. Foi Secretária de Estado da Igualdade no XVIII Governo Constitucional.
Anteriormente desempenhou as funções de Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e Coordenadora da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica. Coordenadora do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, em 2007. Foi Presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência e Alta Comissária do Projeto Vida. É membro de diversos organismos nacionais e internacionais na área da Igualdade de Género e Não Discriminação.